Linux Mint

Linux Mint é utilizado em laboratórios de informática no Brasil!

O Linux Mint passou a ser o sistema operacional de centros de informática em escolas brasileira no município de Senador Canedo, confira os detalhes.

Linux Mint é utilizado para dar aulas de informática em município brasileiro

A Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, através de sua gerência de TI, está realizando a reativação e ampliação de seus laboratórios de informática. Estes laboratórios em sua maioria possuem equipamentos oriundos do PROINFO, muitos estavam inutilizados devido falta de algumas peças e em todos os casos os equipamentos eram em quantidade insuficiente para atender uma única turma de alunos de uma só vez e com isso iniciou-se por volta de abril de 2015 essa reativação e ampliação.

Linux Mint nas escolas

Os computadores dos laboratórios utilizavam a distribuição Linux Educacional 5.0. A equipe de TI após testar e analisar chegou à conclusão que deveria adotar uma distribuição GNU/Linux que fosse mais intuitiva para os usuários e também que tivesse estabilidade e desempenho satisfatórios, pois todos os usuários nas escolas e creches seriam também usuários vindos do Windows e os impactos negativos deste primeiro contato deveriam ser minimizados. Entendeu-se perfeitamente que LE5, não é uma distribuição ruim, contudo o Gnome 3 causava certo desconforto na utilização para iniciantes e o velho mito de que Linux é difícil precisava ser desmistificado.

Linux Mint em escola brasileira

Chegou-se à conclusão de que o Linux Mint 17.1 Cinnamon atenderia perfeitamente as necessidades. Foram instalados os mesmos programas do LE5 e mais alguns, como por exemplo o software Zorelha para que se possa trabalhar a musicalização infantil, o software TDGrux 2.0 desenvolvido pelo Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos, e que tem o intuito de facilitar a interação das crianças autistas de grau severo devido a sua dificuldade em expressar o que vêem e o que sentem.

O software HagáQuê desenvolvido pela UNICAMP, para produção de histórias em quadrinhos, também foi adicionado o software Alfa+Legal Aplicativo Desenvolvido pelo Professor Raimundo Alder Guimarães em Manaus-AM, foram adicionados ainda softwares de edição de vídeo Pitivi e Kino, para uso do Projeto Casa da Árvore, programas de captura de tela Kazam para produção de video aulas, foi adicionado o software ofris que faz o congelamento das configurações do computador, semelhante ao freeze no LE5, dentre vários outros.

A Prefeitura de Senador Canedo por meio de sua Secretaria de Educação realizou também a contratação do software Portal Educacional da empresa Positivo Informática, que disponibiliza para seus clientes a solução Aprende Brasil Ebox que seria umapequena parte offline de seu Portal Educacional, este teve sua implantação realizada também de forma satisfatória devido a adoção do Linux Mint uma vez que o mesmo já possui java e flash embarcados.

Os primeiros resultados observados com os professores foram excelentes, muitos alegaram que não tiveram dificuldades no uso pois o sistema estava muito organizado e muito parecido com o que conheciam, outros perguntaram qual Linux foi adotado pois queriam instalar em seus computadores pessoais e assim ficarem legais ante à legislação brasileira. Foi disponibilizado a alguns dos professores uma apostila do BrOffice em formato digital, produzida pelo CDTC, para que assim pudessem estudar e se qualificar no uso do LibreOffice haja vista que as duas suítes office são extremamente semelhantes.

O Linux Mint foi remasterizado utilizando-se o Remastersys, para que as instalações ocorressem de maneira mais rápida e no final ficassem todos os computadores padronizados incluindo-se papéis de parede com fotos da cidade.

Com a adoção do Linux Mint foi possível reviver alguns computadores com configurações mais modestas com processadores Celeron Socket 478 com 1.6 Ghz de clock, 1 GB de ram DDR e 20 GB de HD e ter um desempenho satisfatório.

Nota do blog

Mal posso descrever o quanto fico feliz em poder dar uma notícia destas para vocês, eu venho dizendo a muito tempo que o Linux Educacional mais atrapalha do que ajuda e realmente o Mint é uma excelente porta de entrada para o mundo Linux, parabéns pelas escolhas!

A nota foi-me enviada por e-mail por Wilter Porto, um dos responsáveis pelo tal projeto.

Espero que isso se repita muito mais, compartilhe a boa nova com a galera! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!