Notícias

Mulheres no mundo da tecnologia? Google quer atraí-las usando um algoritmo

A presença de mulheres no mercado de T.I. tem aumentado consideravelmente nos últimos anos mas mesmo assim a presença delas ainda é baixa se comparada à masculina, até o Google percebeu isso e está disposto a mudar este quadro.

Google quer atrair mais funcionárias

De acordo com o The Verge, a equipe atual do Google é composta por mais homens do que mulheres mas o buscador espera mudar o quadro ao atrair mais funcionárias no futuro.

Para achar os possíveis problemas, a empresa anunciou um algoritmo que irá determinar em que ponto as mulheres estão deixando a empresa, a fim de ajudar a descobrir a melhor forma de mantê-las à bordo.

“Houve um momento no Google quando o quadro de liderança era muito forte entre as mulheres”, disse um ex-executivo do Google ao New York Times, “Isso mudou drasticamente”, comentou. 

Entre as saídas recentes está Marissa Mayer, a primeira mulher a ser uma engenheira do Google, no qual escolheu por deixar sua posição e se aventurar como CEO no Yahoo!.

Além do algoritmo, a Google também espera mudar processos internos para acolher mais mulheres na equipe, incluindo a integração delas no processo de recrutamento.

Não sei quanto a vocês, mas na minha experiência em alguns bons anos como profissional de T.I, foi realmente muito raro trabalhar com uma colega mulher, assim como existem profissões com tendencialmente são femininas (mas não necessariamente), como psicologia, também existem as que tem tendência masculinas, como mecânica por exemplo, mesmo assim, tecnologia é uma coisa que costuma agradar ambos os gêneros, por que será que as mulheres não aparecem tanto no nosso convívio?

Para confirmar as exceções convido você a ouvir o podcast com a nossa amiga Eliane Domingos onde falamos sobre tudo o que você puder imaginar a respeito do Libre Office, clique aqui.

Que tal você compartilhar conosco a sua visão desta situação, como é a presença feminina no seu trabalho? Existem muitas mulheres? Por que você acha que o público feminino não costuma ser visto com maior abundância em cursos de T.I.?

Deixe a sua opinião e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!