Sistemas operacionaisSoftwares

14 programas para Linux que são alternativas para famosos programas para Windows

Vamos conhecer agora algumas boas alternativas de programas que são  populares no Windows com seus respectivos substitutos e opções no Linux.

Conheça boas alternativas à programas populares no Windows

Olá, tudo bem com você? Espero que sim! No artigo de hoje vamos falar de um tema muito importante e que pode ajudar a qualquer pessoa que esteja migrando para o Linux e que por ventura esteja tendo alguma dificuldade.

O artigo à seguir foi enviado por um de nossos leitores chamado Daniel Valadão, ele foi complementado pela nossa equipe, tenho certeza que ele será muito útil, vamos lá?

14 alternativas à programas populares no Windows

O mundo Linux é um mundo ainda em crescimentos, e de fato, há bem pouco tempo atrás só sabia o que era Linux quem fazia cursos diversos na área de TI, porém vemos que este quadro mudou muito depois do lançamento do UBUNTU em 2004 pela Canonical. 

De lá para cá o número de usuários domésticos usando Linux aumentou e muito, e vemos que até a gigante Microsoft com o novo CEO se rendeu ao Linux dizendo amor os SO concorrente. Porém, quem entra no mundo Linux, à primeira vista sempre bate de frente com um problema, que é, e agora, cadê o Photoshop, o Corel Draw, e os aplicativos que usava no Windows. Eles não existem para Linux, e agora como irei trabalhar? Muitos dizem que sentem falta de determinado programas, porém basta saber que existem programas similares aos que as pessoas geralmente usam no Windows para Linux, e a única coisa que a pessoa terá que fazer e se adaptar aos novos aplicativos. 

Para cada área do mercado de trabalho existe um correlativo dos famosos programas do Windows para Linux, e montarei abaixo uma tabela com os que eu descobri ao longo das minhas pesquisas. E no final para quem quiser aprender de graça sem sair de casa, deixarei uma descrição com alguns canais bastante interessantes, que tem vídeo aulas de GIMP, INKSCAPE, BLENDER, entre outros programas OpenSource. 

Vamos então a eles:

Alternativas de Programas

Estes são apenas alguns dos programas similares de Windows no Linux que eu descobri nas minhas pesquisas, exceto que existem outros milhares.

Como eu disse anteriormente, a questão é somente se adaptar, ser curioso, testar, e aprender, pois o Linux e tudo relacionado, é para realmente quem quer se desenvolver, para quem realmente quer aprender, pois este sistema faz com que a pessoa fique mais inteligente.

Gostaria de comentar sobre alguns dos programas citados:

Libre Office

Libre Office Calc

Este da imagem acima é o Calc, uma boa alternativa ao Microsoft Office, mais especificamente ao Excel, no pacote do Libre Office existem vários Programas que são alternativas aos populares programas da suíte da Microsoft.

Libre Office

Ele costuma vir com todas as mais populares distribuições Linux, como o Ubuntu e o Linux Mint por exemplo, além do Calc como alternativa ao Excel, o Libre Office traz também o Writer, uma alternativa ao Word, o Impress, que é uma alternativa ao PowerPoint, o Draw, que é um programa para desenhos vetoriais que é um intermediário entre em o Corel Draw e o MS Paint e também o Base que é uma alternativa ao Access.

Veja também: Como manter o Libre Office sempre atualizado no Ubuntu

BlueGriffon

Este é o editor WYSEWIG similar ao Dreamweaver, com ele é possível montar páginas inteiras da WEB, através de artes feitas no GIMP, Inkscape e outros, sem precisar de código.

Alternativa ao DreamWeaver

Aprenda a instalar o BlueGriffon no Ubuntu com este tutorial.

Synfig

Alternativa ao Flash Professional

O Synfig Studio é um programa open source para animação 2D projetado para se ruma solução poderosa para criar animações de qualidade até mesmo cinematográfica usando vetores e mapas de bits. Ele é uma boa alternativa ao Flash Professional.

Aprenda a instalar o Synfig Studio no Ubuntu  aqui.

GIMP

Alternativa ao Photoshop

O GIMP é uma figurinha carimbada aqui no blog Diolinux há muito tempo, existem várias dicas sobre ele e sem sombra de dúvidas ele é uma boa alternativa ao Photoshop, confira neste endereço várias dicas para turbinar o seu GIMP.

Inkscape

Alternativa ao Corel Draw

O Inkscape é uma ferramenta muito bem elaborada e totalmente grátis capaz de fazer trabalhos tão interessantes quantos os do Corel Draw, você pode ver exemplos de excelentes trabalhos feitos com ele neste endereço.

Eu vou terminando este artigo por aqui para não ficar maior do que já está, mas fica a dica para quem está migrando para o Linux (não importando qual Distribuição usada), pesquisem se aprofundem, esmiúcem o sistema, testem os aplicativos, não tenham medo, afinal, ninguém nasce sabendo as coisas, mais todas as coisas são aprendidas com esforço. 

Também deixo a dica de dois bons canais no YouTube com vídeo aulas de GIMP e  Inkscape, aqui e aqui.

Abraços, Daniel.

Considerações do blog Diolinux

Para além destas dicas que o Daniel nos deu, acho interessante complementar com mais alguns links que podem te ajudar a conhecer o restante dos programas comentados:

Saiba mais sobre o Scribus

Saiba mais sobre o Kdenlive

Saiba mais sobre o Google Web Designer

Saiba mais sobre o Natron

Saiba mais sobre DraftSight

Saiba mais sobre o Blender

Saiba mais sobre o Lazarus

Saiba mais sobre o K3B

Saiba mais sobre o qBittorrent

Saiba mais sobre o DeVeDe

Saiba mais sobre  o NotepadQQ

É claro que existem milhares de programas que poderiam entrar numa lista como esta, estes foram os de hoje, se você conhecer mais alternativa sinta-se à vontade para compartilhar conosco através dos comentários.

Um  obrigado especial ao Daniel que nós envio praticamente toda a base do artigo e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!