TutoriaisUbuntu

Como instalar o novo Java no Ubuntu e manter ele sempre atualizado

Usuários do PPA do WebUpd8 para o Java devem ter percebido que por algum motivo obscuro ele não recebeu o último update feito pela Oracle, veja como contornar este problema e manter o Java do seu Ubuntu na última versão.

Atualizando o Java no Ubuntu

Nestas últimas semanas recebemos muitas mensagens de pessoas informando que estavam tendo problemas para acessar suas contas bancárias por conta da falta de atualização do Java através do PPA do WebUpd8, muito popular nos últimos anos.

Instalando o Java  pelo PPA WebUpd8

Havia tanta confiança neste repositório que até em seus documentos oficiais o Ubuntu indicava ele como uma solução prática para o problema, porém, o mesmo não recebeu mais atualizações, estacionou na versão 8 update 45, sendo que a Oracle liberou a versão 8 update 51, apesar da diferença entre as versões serem poucas, o Java é normalmente utilizado em transações bancárias então todo o cuidado é sempre bem-vindo.

Repositório BluIce

Para contornar o problema, pesquisamos bastante uma solução e encontramos o pessoal do Portal BluIce, uma empresa de software brasileira e através deles conseguimos uma solução para o problema, segundo eles, o repositório será mantido atualizado e nele sim temos o Java com o seu último update.

Vamos instalar?

O primeiro passo é remover a versão antiga do Java do seu computador juntamente com o PPA do WebUpd8 para que não haja conflitos.

Então vamos lá, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo apt-get install ppa-purge -y
sudo ppa-purge ppa:webupd8team/java
6Yh8UzaxH4AbwlAfjpYcnYIcJm7CYxxxne5iFoiT7ToXIvsKsz0DxJ7pnWpZ DgGBBd5x5iducpxAVeALrCZNegef2QrKz7t2BHDIlL5geRT 2iGMe4JpP7OsN i4 AXmG5Qahce
sudo apt-get remove oracle-java8-installer
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean

Certo, acredito que assim não tenha restado nenhum vestígio da versão desatualizada do Java 8 no seu sistema, um ponto que vale a pena comentar é que caso você tenha o Java 7 instalado, versão ainda mais antiga, será necessário removê-lo como no terceiro passo (logo acima) substituindo o “8” do comando pelo “7”, é interessante também remover o openJDK caso você o tenha também, mas isso você pode fazer pela Central de Programas.

Agora vamos instalar o Java da BluIce.

O primeiro passo é adicionar o repositórios deles e isso é bem simples, baixe este pacote .deb e instale no seu sistema dando dois cliques. Veja mais informações aqui caso necessário.

Instalando pacote deb

Você provavelmente verá essa tela ao tentar instalar, você pode simplesmente clicar em “Ignorar e instalar”, essa mensagem normalmente ocorre com pacotes que não vem do repositório do Ubuntu ou do Launchpad.

Atualizando o reposistório

Uma vez instalado é necessário atualizar o seu repositório, procure no menu do sistema pelo aplicativo “atualizador de programas” e clique nele, deixe ele verificar se há algo novo e quando ele terminar você pode fecha-lo.

Agora, no terminal rode o seguinte comando:

sudo apt-get install java8-update

Se você precisa da versão 7 do Java rode:

sudo apt-get install java7-update 

Aguarde a instalação e ao final se quiser verificar se o Java está corretamente instalado rode o comando:

java -version 

A resposta será semelhante a esta.

Java atualizado

Mantendo este pacote no sistema fora receberá as atualizações sempre que elas forem disponibilizadas, caso você queira remover o Java do pessoal do BluIce rode:

sudo apt-get remove java8-update

ou

sudo apt-get remove java7-update 

E se quiser ir ainda mais longe e remover o repositório deles abra a Central de Programas do Ubuntu, clique no menu editar>>canais de software e na segunda aba procure pelo repositório deles, como mostra a imagem abaixo, e clique em remover, atualize os sistema através do aplicativo “Atualizador de Programas” e pronto.

Repositórios do Ubuntu

Verificando o funcionamento do Java no seu Browser

Vale lembrar que o Java só funciona nativamente pelo Firefox, uma vez que a Google desabilitou o plugin no Chrome e por consequência projetos que são semelhantes como o Chromium e o Opera foram na onda também.

Uma maneira de você testar se o Java está funcionando corretamente no seu Firefox é abrir este link usando o navegador.

Clique em “Verificar versão do Java” e aguarde a análise.

Verificando o Java

Se tudo estiver funcionando corretamente você deverá ver algo semelhante a essa imagem abaixo.

Verificando o Java

Concluíndo

Fica o nosso agradecimento ao pessoal do Portal BluIce por proporcionar uma maneira simples de manter o Java atualizado, apesar do tutorial ser extenso a dificuldade dele é mínima.

Agora você deve conseguir  acessar a sua conta no Banco tranquilamente.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!