NotíciasSistemas operacionais

DirectX 11 terá suporte ao Linux através da CodeWeavers

A maré dos games está para peixe para o lado do Linux. não bastando na semana passada ter sido anunciado o CryEngine para Linux, agora foi anunciado que em breve Linux terá suporte a rodar em máquinas mais atuais com suporte a DirectX 11.

Quem gosta de jogar através do PlayOnLinux agradece

Tudo isso acontecerá por conta do CrossOver que possuirá suporte ao DirectX 11 até o final deste ano. Os que preferem o Wine, estes poderão usufruir desta compatibilidade oficial em um tempo mais curto logo após a versão que será usada no CrossOver ficar pronta. 

Ouça também o nosso podcast falando TUDO sobre o projeto Wine

Vale lembrar que o Wine já possui suporte ao DirectX 9, mas os jogos mais recentes já não possui mais suporte a tal versão. Mas as versões 10 e 11 só poderiam ser instaladas “mediante a gambiarra”.

James Ramey Codeweavers
James Ramey

O DirectX era a pedra no sapato dos usuários Linux quando o assunto é jogar os jogos do Windows via Wine ou Corssover. Desde a versão 1.17 do Wine e do kernel 3.15, seu poder para jogos foram aumentando e muitas aplicações do Windows rodam naturalmente no Linux (poucas são as que não funcionam bem por tal meio); porém, tratando-se de jogos, o quadro muda por que é uma situação extremamente complicada na parte de engenharia. Agora, mais jogos para Windows rodarão no Linux e os desenvolvedores facilmente os empacotarão com a compatibilidade para assim fornecer suporte oficial.

James Ramey, o presidente da CodeWeavers (empresa que desenvolve o CrossOver), afirmou em seu blog que “mesmo que essas implementações de melhoramento pareçam pequenas, as melhoras acumulativas para suporte a games no CrossOver permitirão a muitos rodar esses jogos assim que lançados.”

 James afirma também que nos meses vindouros, o suporte ao DirectX 11 trará melhor suporte aos controles e amplas melhoras a performance de GPU. 

Com o suporte ao DirectX 11 no Wine e no CorssOver, os usuários poderão comemorar mais uma vitória e terão acesso à lista inteira de games nativos no Windows, que até então poderiam ser acessados apenas usando a plataforma da Microsoft.

E o Direct X 12?

Tudo muito bom, mas e o DX12? Sabemos que a Microsoft prepara a nova geração da sua API que será incorporada com o Windows 10, a boa nova é que o Vulkan está sendo desenvolvido para ser a nova geração do OpenGL promete concorrer lado a lado com o DX12.

Leia também:

Valve e Nvidia reúnem-se com gigantes dos games para desenvolver Vulkan

Produtores do game Magicka 2 afirmam que Vulkan pode ser ainda melhor que DirectX 12

Se você tem interesse pelo Wine não deixe de conferir a nosso tutorial explicando o funcionamento dele.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Snap Store tem revisão manual de aplicativos

Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!