TutoriaisUbuntu

GeekBench: Faça benchmarks de processador e memória no Ubuntu

Conheça uma maneira interessante de você fazer benchmarks de processador e memória no Ubuntu com o GeekBench.

Como fazer BenchMarks no Ubuntu com  o GeekBench

O GeekBench é um software para Linux, Windows e Mac OSX para fazer Benchmarks do seu processador e da sua memória RAM.

Como funciona

O programa funciona de uma maneira bem simples, você roda ele no seu computador e ao final ele lhe entregará um link com os resultados do Benchmark para que você abra no seu Browser.

Como fazer o Benchmark com o GeekBench no Ubuntu

Apesar do programa ser apenas um binário e é muito fácil usá-lo, o primeiro passo é baixar o programa, para isso vá até o site através deste link e clique no botão de download, salve o arquivo onde você achar melhor.

Obs: Apesar do arquivos ser um binário o site informa que o mínimo requirido é o Ubuntu 12.04 LTS ou superior. Aparentemente esta é a única distro suportada oficialmente.

O segundo passo é extrair o conteúdo do arquivo para um lugar de sua preferência para que posteriormente você possa usá-los.

No terceiro passo você deve abrir o seu terminal no Ubuntu e navegar por ele até a pasta onde estão os arquivos que você extraiu, por exemplo:

GeekBench 3 Ubuntu

Uma vez dentro da pasta para rodar o programa basta dar um comando:

./geekbench

GeekBench Ubuntu

A partir de então o teste estará rodando, é interessante que você deixe apenas o teste rodando para não influenciar no resultado, ao final do teste você verá uma tela semelhante a esta:

Resultado do Bench

Essa é parte final, repare que existe ali um link que eu tratei de destacar na imagem acima, você deve clicar nele ou copiar e colar ele em um navegador de sua preferência como o Google Chrome ou o Firefox, é lá que os gráficos com os resultados aparecerão.

Como ler os resultados do Benchmark

O resultado do Benchmark pode ser lido pelo navegador como eu comentei anteriormente, neste link você encontra o detalhamento de cada uma das características do Benchmark

Veja aqui um exemplo dos resultados feitos no meu Notebook.

GeekBench 3 Ubuntu
GeekBench 3 Ubuntu
GeekBench 3 Ubuntu
GeekBench 3 Ubuntu

Se você quiser acessar o Benchmark completo basta acessar esta URL.

E aí curtiu a dica? Agora você pode fazer comparativos de hardware no Linux também de uma maneira muito simples e bem completa.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!