Novo Drone espião é movido à Linux
NotíciasSistemas operacionais

Novo Drone espião é movido à Linux

Empresa Norte Americana cria Drone que pode funcionar como um verdadeiro satélite, o aparelho consegue voar sobre as nuvens e pode ser controlado pela internet, através de um simples Smartphone ou um JoyStick especial.

Linux está sendo utilizado para controlar um Drone capaz de voar por todo o território norte americano

Não é novidade o uso de Linux em drones; conheci drone com Linux em Novembro 2.010 na 7ª edição da Conferência Hacker a Hacker (H2HC, acrônimo de Hackers to Hackers Conference) quando um dos palestrantes apresentara o Ar.Drone controlando-o pelo Ipad via bluetooth (o produto ainda não havia chegado no Brasil e o palestrante conseguiu passar pela alfandega sem problemas).

No mesmo ano (em Dezembro de 2.010, para ser mais específico), publiquei em um antigo blog que eu tinha em que o Alessandro de Oliveira Faria, mais conhecido como “cabelo” apresenta a matéria sobre o quadricóptero.

Leia também:

Primeiro Drone do mundo que roda aplicativos é baseado no Ubuntu Snappy

Já apresentamos também em um Diocast mencionando as forças armadas americanas migrando seus drones de SunOS para Linux. Agora foi publicado no website “Virgin” a empresa 3DR com seus Smart Drones. Três anos atrás, seu proprietário era na verdade editor em uma revista sem experiência em espaço aéreo e mesmo sem habilidades, e hoje lidera o mercado americano de drones.

E como ele conseguiu isso? Simples! Com um bom radar para o que está acontecendo e crescendo, observando as tecnologias sendo adotadas que o levaram até aquele ponto.

Mesmo não sabendo sobre tecnologia, ele criou uma comunidade chamada DIY Drones para oferecer uma experiência ao público e se uniu a um jovem gênio que conheceu online na comunidade (que já crescia e os membros da comunidade já colaboravam) e principiaram a empresa para tornar esses projetos da comunidade em produtos. Surgiu assim a 3DR (3D Robotics).

Drone movido a Linux

Um junção de tecnologias

A combinação de impressora 3D e outras tecnologias de desktop, projetos open source como o Arduino e Raspberry Pi, sensores e processadores que estão fazendo as industrias de Smart Phones girar tornando o hardware mais interessante e acessível permitiu 3DR produzir o Solo Smart Drone.

Drone Linux

Esse não é simplesmente mais drone no mercado, eles são chamados “smart drones” ou “smart phones com hélices” por utilizarem chips presentes presentes no Iphone e Android phones. O Solo Smart Drone vem conectado à núvem por padrão (out of the box), assim ele foi projetado para ser parte ser parte do movimento Big Data; como o Solo é conectado a rede, ele é parte da Internet of things, câmera frontal, controle similar ao joystick, pode ser controlado via smartphones e possui longo alcance.

Assista o vídeo a seguir para ter uma sensação do poder do Solo:

A 3DR afirma que drone fazem um eclipse em satélites por que drones podem ver o mundo não somente de cima, mas também de perto, a qualquer hora, de qualquer lugar e sob as nuvens que obscurecem dois terços da terra se for visto por satélites a qualquer hora.

Vale mencionar também que o software dronecode, da 3DR, é parte integrante da Linux Foundation.

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!