NSA faz novo programa de segurança para Linux
Sistemas operacionaisSoftwares

NSA faz novo programa de segurança para Linux

 Depois do ocorrido causado no mundo pelas informações que Edward Snowden liberou, desta vês a NSA colabora com a comunidade com mais uma ferramenta open source.

NSA faz novo programa de segurança para Linux

Essa já não é a primeira ferramenta construída para o Linux pela Agência de Segurança Nacional. A ferramenta mais famosa já construída pela agencia foi o SELinux (Secure Enhanced Linux), uma ferramenta de segurança muito poderosa e vale a pena um bom estudo sobre o assunto.

Depois que Edward Snowden fez a sua denuncia, muita gente começou a especular sobre a agência. Teve gente que chegou a dizer que a NSA ameaçou a família de Linus para que o SELinux estivesse no kernel (ser humano é assim mesmo, gosta de especular as coisas). Mas há um artigo aqui no Diolinux muito interessante sobre o caso e que vale ser lido novamente: Linux Torvalds pode ter sido assediado pela NSA.

Desta vêz a NSA criou o SIMP (Systems Integrity Management Platform), uma ferramenta focada em segurança cibernética que visa ajudar os departamentos governamentais e organizações privadas a melhorar suas medidas de segurança.

A NSA afirmou que liberou a ferramenta para evitar duplicação depois que os departamentos do governo americano  e outros grupos tentaram replicar o produto para encontrar configurações de exigências de conformidade pela US Defence e corporações de inteligencia. “Ao liberar o SIMP, a agência visa reduzir duplicação de esforço e promover melhor colaboração com a comunidade: A roda não teria que ser reinventada para todas as organizações,” afirma a NSA em um lançamento.

A ferramenta está disponível para download no GitHub sob a licença Apache 2.0 e estará disponível para o Red Hat Enterprise Linux e o CentOS.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!