EditorialSistemas operacionais

Os 5 melhores antivírus para Linux

Hoje você vai conhecer algumas boas opções do mercado de segurança para proteger o seu sistema operacional Linux ou para usar como ferramenta para remoção de vírus de sistemas alheios.

Conheça agora as 5 melhores opções de antivírus para Linux

O uso do antivírus no Linux é puramente opcional, porém, ele pode ser útil em alguns casos, como escanear pendrives alheios ou partições Windows em caso de você usar Dual Boot com o Windows da Microsoft. Seja qual for o seu motivo hoje vamos conhecer boas opções de softwares Antivírus para Linux.

Antes de começar a minha lista recomendo que você leia o artigo: “Mitos do Linux, entenda porque o sistema não pega vírus“, ele vai ajudar você à esclarecer algumas dúvidas comuns.

5 – ClamAV para Linux

Este é um dos poucos, se não for o único, antivírus open source que temos, ele está inclusive na Central de Programas do Ubuntu e no repositório de muitas distros Linux. Permite uma varredura específica em diretórios do sistema, o que pode ser útil para escanear um pendrive ou partição.

ClamAV para Linux

Download Grátis do ClamAV

Se você usa o Ubuntu procure-o na Central de Programas.

4 – BitDefender para Linux

Este antivírus é uma marca muito popular no mundo Windows, possui os mesmos recursos que o ClamAV mas não é open source, ele está presente para distros baseadas em pacotes .deb, como Ubuntu, Debian e Linux Mint e igualmente disponível para distros baseadas em .rpm, como Fedora, openSUSE e Red Hat.

BitDefender para Linux

Download do BitDefender para Linux

Cabe observar que no Link acima existem instruções para instalar em todas as distros suportadas bastando você escolher entre .deb e .rpm.

3 – Comodo Antivírus para Linux

Esta é outra marca bem popular no mundo Windows, o Comodo antivírus é um dos mais antigos antivírus até hoje no mercado, sendo que o Comodo Group, empresa por trás da solução, teve sua fundação lá em 1998.

Esta é uma solução muito interessante pois além dos escaneamentos comuns ele ainda possui uma extensão que permite escanear servidores de e-mails também, algo que pode ser interessante para evitar spams e outras pragas.

Comodo antivírus para Linux
Imagem: Takanori Takazi

Vale comentar também que existe suporte oficial para as principais distros Linux: Ubuntu, Fedora, Linux Mint, Debian, openSUSE, SUSE Enterprise, Red Hat Enterprise e CentOS.

Download do Comodo Antivírus para Linux

2 – Avast para Linux

Considero o Avast uma das melhores soluções de antivírus grátis para Windows, sempre que alguém que usa Windows pede a minha opinião sobre o assunto ele é o meu recomendado. Recentemente, alguns dos meus alunos e eu fizemos um teste de laboratório com os mais populares antivírus do mercado para Windows e o Avast saiu-se vencedor eliminando todos os 6.500 vírus que havíamos implantado na máquina teste.

A versão para Linux é dedicada claramente aos servidores, isso fica bem nítido na página de download do programa, os sistemas suportados oficialmente são: CentOS 6, Debian 7, Red Hat Enterprise Linux 6, Ubuntu LTS 12.4, SUSE Linux Enterprise Server 11, OpenSUSE 13.1, porém, é possível instalar em derivados destas distros mas sem suporte por parte do Avast.

Avast para Linux

Ao contrário da versão Windows que possui uma versão grátis, mesmo que mais limitada, a versão de Linux requer um pedido para 30 dias de teste e posteriormente ela deve ser comprada.

Download do Avast para Linux

1 – ESET NOD32

Escolhi deixar o NOD32 da ESET em primeiro lugar pois ele é um antivírus que tem um nome de peso no mercado e possui um ótimo cliente para desktop Linux, podendo ser usado tando em servidores como em desktops convencionais.

Além disso ele é capaz de gerar também estatísticas de uso, infelizmente ele não é grátis mas possui uma versão de testes, se você gostar pode comprá-lo posteriormente.

ESET NOD32 para Linux

Download do ESET NOD32 para Linux

O programa suporta as distribuições Red Hat, Mandriva (???), Fedora, Debian, Ubuntu e SUSE.

Finalizando com um programa bônus

O objetivo deste artigo não é criar alarde ou sugerir que o Linux está mais vulnerável ou algo do tipo, porque de fato não está (leia o artigo sobre vírus no Linux sugerido no início do texto), mas ter conhecimento destas opções pode lhe ser útil, como um usuário preocupado com pendrives alheios, um profissional de manutenção de computadores que pode usar as soluções para remover vírus de discos com Windows ou ainda para você que cuida de servidores e quer uma garantia a mais na segurança.

Se você é o típico “usuário comum” muito provavelmente você não precisa de antivírus no Linux (pelo menos por enquanto, nunca se sabe) mas é bom saber das opções caso seja necessário.

O mercado de soluções de segurança para Desktop Linux não é muito desenvolvido e abrangente por motivos óbvios, existia  antigamente uma versão do Avira para Linux Desktop que foi descontinuada por falta de usuários…

Uma última menção que gostaria de fazer é que existe uma versão exclusiva para servidores do popular Kaspersky, com uma versão para Linux  que você pode conhecer clicando aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!