Ubuntu 14.10 tem suporte encerrado, hora de atualizar!
Ubuntu

Ubuntu 14.10 tem suporte encerrado, hora de atualizar!

A versão lançada em Outubro do ano passado encerrou seu suporte ontem, isso significa que o ideal é que você atualize o sistema para ficar com o sistema em dia e evitar problemas com segurança.

Fim da vida da versão 14.10 do Ubuntu

Acredito que poucas pessoas ainda estejam usando essa versão do sistema mas é sempre bom alertar. No dia 23 de Julho de 2015 a versão 14.10, lançada em Outubro de 2014, teve o seu suporte a atualizações oficiais encerrado, versões intermediárias do Ubuntu tem um ciclo de vida de apenas 8 meses.

O que fazer?

Existe algumas opções caso você use a versão 14.10 então vamos apresentar aqui quais são elas, assim você poderá escolher qual você acha melhor.

Até o momento o Ubuntu lança novas versões de 6 em 6 meses, porém, com a proposta de rolling release isso pode mudar, saiba mais aqui.

Atualizar para o Ubuntu 15.04

Uma das opções é você atualizar para a mais recente versão, o Ubuntu 15.04 foi lançado em Abril e está perfeitamente funcional, tenho usado ele no meu computador para jogos, porém cabe alertar que esta versão também é uma versão intermediária, ela terá seu suporte encerrado provavelmente lá por Fevereiro de 2016.

Em Outubro de 2015 será lançada a nova versão intermediária do Ubuntu (15.10) que terá suporte até julho do próximo ano, e em Abril de 2016 teremos a nova LTS.

Para atualizar para o Ubuntu 15.04 você pode baixar a nova ISO e formatar o computador ou pode fazer a atualização direto pelo sistema mesmo seguindo este tutorial.

Falando em LTS…

Outra opção que você tem é fazer o downgrade para a versão 14.04 LTS, esta tem suporte até o ano de 2019, esta é a versão que eu venho utilizando no meu Notebook, inclusive estou usando ela agora para redigir este texto.

O Ubuntu 14.04 LTS é uma versão muito estável do sistema, porém, ele não costuma trazer os softwares em suas últimas versões, não chegam a ser tão desatualizados quanto os do Debian Stable mas realmente não são as últimas como no 15.04, entretanto, caso seja necessário você pode adicionar PPAs para deixar os sistema de acordo com o seu gosto.

Se você optar pela LTS infelizmente não haverá outra maneira se não formatar o seu computador.

Old Releases

Eis uma coisa que poucos conhecem, você pode usar versões “vencidas” do Ubuntu desde que migre o link dos repositórios para o Old Releases, dessa forma você ainda poderá instalar programas no sistema mesmo depois do suporte à ele acabar, mas fique atento, atualizações de programas e de segurança não ocorrerão, saiba mais aqui.

Recomendação da Canonical

O site Help Ubuntu, mantido pela Canonical, informou que a recomendação é atualizar para a versão mais recente do sistema, as informações podem ser vistas neste endereço, assim como as dicas para fazer a atualização.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!