3 Distribuições baseadas no Arch Linux recomendadas para iniciantes
Arch LinuxManjaroSistemas operacionais

3 Distribuições baseadas no Arch Linux recomendadas para iniciantes

Se o Arch Linux em si é uma distro que é considera difícil para iniciantes por muitas pessoas, existem algumas derivações do sistema que podem sim suprir as suas necessidades como um usuário simples de computador, vamos conhecê-las?

Arch Linux para iniciantes?

Arch Linux e iniciantes no Linux não é uma frase muito comum não é verdade? Conforme a tecnologia vai evoluindo e as interfaces gráficas também começaram a surgir projetos baseados no Arch com o objetivo de tornar a vida de um usuário “comum” de computador mais fácil.

Existem alguns projetos muito interessantes que podemos considerar para distribuições baseadas no Arch voltadas ao público mais leigo, são elas:

Manjaro Linux

Manjaro Linux
Manjaro Linux com XFCE

O Manjaro tem a intenção de juntar o bleeding edge do Arch Linux com a facilidade que caracterizou o Linux Mint, desta forma o que temos como resultado é uma distribuição com softwares muito atualizados e “out of the box”, ou seja, um sistema que já vem com codecs e programas pré-instalados que permitem a sua utilização facilmente logo depois de instalado.

Além disso o Manjaro, assim como o Ubuntu e o Fedora, possui várias “spins”, ou seja, variantes com ambientes gráficos diferentes, como Gnome e KDE, a interface gráfica principal é o XFCE.

Download do Manjaro Linux.

Antergos

No vídeo acima você pode ver uma review do Antergos, uma distribuição com uma proposta semelhante a do Manjaro, ter pacotes muito atualizados e com uma boa facilidade de uso. Antigamente a distro era chamada de Cinnarch, junção dos nomes “Cinnamon+Arch”, por conta do ambiente gráfico que carregava.

Atualmente a distro suporta múltiplos desktops e é rolling release (assim como o Manjaro), pode ser uma alternativa muito interessante para quem quer testar algo novo e quer algo pronto para usar, acredito que boa parte das suas possíveis dúvidas sobre o sistema serão sanadas no vídeo acima.

Download do Antergos

Chakra Linux

Chakra Linux

A facilidade de uso não é escancarada pelo Chakra Linux, apesar de ele ser fácil, diferente dos outros projetos, o principal objetivo do Chakra é trazer uma experiência pura com o ambiente KDE. Manjaro e Antergos dão suporte oficial a outros ambientes enquanto o Chakra foca-se no KDE e na experiência de usuário com ele.

Um detalhe interessante é que eles preocupam-se muito com a integração visual dos programas Gnome no KDE, isso pode ser um fator importante a se considerar por usuários que gostam de coesão visual.

Download do Chakra Linux

Concluindo

O Arch Linux atrai muitos usuários “hardcores”, pessoas que gostam de montar o seu próprio sistema, e estas são uma minoria dentre os usuários, entretanto a proposta de juntar os pontos positivos do Arch com facilidade de uso e ferramentas pré-instalas parece-me ser um negócio interessante. Diz aí, você vai testar algum deles?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!