TutoriaisUbuntu

Como recuperar o GRUB do Ubuntu com 3 comandos

Aprenda a reinstalar o GRUB no seu computador para poder gerenciar o seu dual boot facilmente.

Como reinstalar o GRUB no seu computador

Um dos acontecimentos mais frequentes com os usuários de dual boot é a “perda” do Grub. Um usuário que tem dois sistemas operacionais, Windows e Ubuntu, por exemplo pode ter essa dificuldade ao reinstalar o Windows. Isso acontece quando você precisa, por exemplo, formatar seu velho e defeituoso Windows, que ao ser reinstalado apaga a MBR, local onde são guardadas as informações do disco, como ordem de boot, partições etc.

Resumidamente o processo onde acontece a perda do GRUB acontece quando você instala o Windows depois do Linux no seu computador, o Windows não consegue gerenciar múltiplos sistemas operacionais que não sejam da Microsoft.

Recuperando o GRUB com 3 comandos

Sim, é realmente muito simples, o primeiro passo é você ter a sua disposição um live DVD ou live pen drive do Ubuntu.

Aprenda a criar um pen drive bootável com Ubuntu

Dê boot normalmente, como se você fosse formatar o computador com o Ubuntu, porém, inicie o sistema no modo live, da mesma forma que você faz quando quer testar o sistema antes de instalar.

Uma vez no desktop no modo live procure no menu do sistema o terminal, nele vamos dar 3 comandos para recuperar o grub.

O primeiro comando serve para você identificar em qual partição você tem o Ubuntu instalado.

sudo fdisk -l

A resposta será algo parecido com a imagem abaixo, porém, deve aparecer partições NTFS também:

Recuperar o GRUB

Repare na tabela de partições que é mostrada na metade de baixo da imagem (acima), no lado direito ela informa que a partição /dev/sda1 contém o Linux, ou seja, nessa partição o sistema está instalado, este passo é importante pois ela pode variar (provavelmente vai) de computador para computador.

O segundo passo consiste em montar a partição que você identificou no passo anterior, desta forma, rode este comando modificando a partição conforme a do seu computador.

sudo mount -t ext4 /dev/sda1 /mnt

Onde o texto em vermelho é parte que você deve colocar de acordo com a partição onde o Ubuntu está instalado no seu computador, no meu caso era /dev/sda1 mas poderia ser /dev/sda2 (sda3,sda4…, etc.) 

Em azul nós temos o sistema de arquivos, que normalmente é o Ext4, caso você tenha instalado o Ubuntu com outro sistema de arquivos modifique esta sessão, caso contrário não irá funcionar. Se você “apenas” instalou o Ubuntu, a o sistema será o Ext4.

Agora vem o comado que reinstalará o GRUB propriamente dito:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Com isso o seu GRUB estará de volta, reinicie o computador e faça os testes. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!