Depoimento de um novato no Linux sobre o Ubuntu
Ubuntu

Depoimento de um novato no Linux sobre o Ubuntu

Eu gosto muito de abrir espaço para os leitores contarem as suas experiências com o Linux para as outras pessoas, eu recebi este e-mail que vou repassar para vocês já faz um bom tempo e ainda não tinha tido tempo de publicar, é muito interessante, confira.

Depoimento de um novo usuário do Ubuntu

“Bom dia Dio.

Sou iniciante em sistema linux, migrei totalmente para o Ubuntu 14.04 à 2 dias, e esse e-mail será uma analise sobre o que eu já passei nesses 2 dias de imersão total em um sistema operacional que eu nunca havia mexido. 

Em primeiro lugar gostaria de deixar as especificações do meu PC:

– Placa Mãe ASRock N68-S3 FX (desta eu uso: Rede e Som)

– Placa de Video GTX 750TI

– Processador AMD-6300

– 12 GB de Memoria.

Bom, acho que isso já é o suficiente pra dizer que meu pc não é tão potente, mas também não é fraco, mas isso não vem ao caso.

O meu maior problema foi a incompatibilidade de placas sem suporte algum para Ubuntu, demorei acredito que em torno de 6 horas para encontrar um “workaround” para minha placa de Rede, pois o Ubuntu não reconhecia a placa de modo algum.

Até que encontrei um comando que pra mim foi dificil de entender como funciona e entender como eu poderia usa-lo, então gastei mais algumas horas tentando achar a solução. (Obs: o tutorial era em Inglês, não achei nenhum material sobre essa placa em português). E sim procurei em varios forums que o grande massa ajuda a comunidade Linux no Brasil. 

Felizmente no fim, consegui esse “workaround” e agora consigo utilizar a deliciosa internet nesse sistema que está me deixando deslumbrado a cada comando novo que aprendo.

Em todo esse processo minha tela estava toda pixelada, com varios riscos na tela, pois minha placa de video também não estava instalada. (Talvez por falta de experiencia, não soube instalar a placa de video antes de acessar a internet). Depois de mais horas e horas, cheguei a outro problema, não sabia como se instalava o arquivo .run que o site da nvidia disponibiliza (noob xP) e não encontrava nenhuma solução nos forums. Até que então novamente em Inglês achei um repositorio de um driver bem antigo, porém com varias atualizações para os drivers mais recentes.

Agora meu PC está com tudo instalado corretamente (Assim espero xD).

Bom, desculpa esse texto imenso, mas essa foi minha experiencia de um usuario novato se aventurando em um sistema novo.

Gostaria que se possivel, você me indicasse, mais forums brasileiros e estrangeiros também, para eu me aprofundar, já assisti mais de 20 videos do seu canal nesses 2 dias, além que adorei o Dio Responde.

Boa Sorte e continue esse trabalho maravilhoso que você faz para todos nós. o/

Lucas Silva”

Respondendo ao leitor

Em primeiro lugar eu gostaria agradecer ao Lucas pelo contato e por nos contar a sua história, como ele não deu muitos detalhe sobre a placa de rede dele não tem como eu orientá-lo da maneira correta, de qualquer forma, estes problemas que o Lucas enfrentou são absolutamente comuns para qualquer novato, então, eu gostaria de deixar 3 sugestões de leitura:

Guia completo de migração para o Linux

O que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu

O que fazer depois de instalar o Ubuntu

Mais uma vez agradecemos o nosso leitor e você também quiser contar a sua história pra gente, nos envie um e-mail contato a sua experiência com o Linux.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!