NotíciasWindows

Saiba para onde o Windows 10 envia os seus dados

A polêmica quanto a privacidade dos usuários no Windows 10 ainda causa um certo frenesi entre as pessoas, pensando nisso o pessoal do Ars Technica fez uma análise de trafego para saber quais informações o novo Windows está coletando e para onde está enviando, confira o laudo.

Windows 10 não consegue parar de falar com os servidores da Microsoft

Algumas pessoas estão dizendo que o novo Windows age mais como um terminal computacional do que como um sistema local, uma vez que muitas de suas “habilidades” dependem da conexão com servidores da Microsoft para funcionarem, no meio de tudo isso fica você, o usuário, que por vezes sente-se desconfortável com isso.

Para tentar detectar realmente qual o comportamento do Windows 10 em relação aos seus dados o pessoal do site Ars Technica fez uma análise de tráfego para isolar o comportamento do sistema, eis aqui algumas de suas conclusões.

Tudo o que você digita é armazenado em arquivos temporários, estes são enviados uma vez a cada trinta minutos para:

oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net

pre.footprintpredict.com

reports.wes.df.telemetry.microsoft.com

Parece que não há um propósito claro para isso mas talvez pudesse ser usado para ajudar na função de correção de palavras, melhorar o corretor automático de texto pode ser algo bom, mas o que é colocado em pauta é se um Keylogger como este seria necessário para tal, tire suas conclusões.

Windows 10 Privacy

As implicações disso são significativas: porque este é um keylogger no nível do sistema operacional, todos os dados que você está tentando transmitir com segurança agora está sentado em algum servidor da MS. Isso inclui senhas e chats criptografados. Isto também inclui o teclado na tela, por isso não há maneira de se autenticar em um site sem que a MS também recebe sua senha.

O Windows 10 tem um sistema de telemetria que envia dados de 5 em 5 minutos para:

vortex.data.microsoft.com

vortex-win.data.microsoft.com

telecommand.telemetry.microsoft.com

telecommand.telemetry.microsoft.com.nsatc.net

oca.telemetry.microsoft.com

oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net

sqm.telemetry.microsoft.com

sqm.telemetry.microsoft.com.nsatc.netdf.telemetry.microsoft.com

reports.wes.df.telemetry.microsoft.com

cs1.wpc.v0cdn.net

vortex-sandbox.data.microsoft.com

pre.footprintpredict.com

Nos novos termos de uso incluídos na licença do Windows 10 a Microsoft inseriu uma nova cláusula que permite que ela vasculhe o seu disco rígido e indexe qualquer conteúdo pirata, filme, música, programa de computador e até mesmo hardware, caso seja detectada alguma anomalia.

O sistema de telemetria seria para enviar informações no sentido de que quando você procurasse por algum filme por exemplo, no seu computador, o Windows verificasse se o mesmo é original enviando estas informações para terceiros como a MarkMonitor, uma empresa que vive de denunciar conteúdo irregular aos produtores dos mesmos.

Assim que a sua WebCam é ligada aproximadamente 35 Megas de dados são enviados para:

oca.telemetry.microsoft.com

oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net

vortex-sandbox.data.microsoft.com

i1.services.social.microsoft.com

i1.services.social.microsoft.com.nsatc.net

Como se não bastasse, acreditava-se que muito disso devesse-se às funções da Cortana, a assistente pessoal do Windows, mas aparentemente, pelo que foi relatado também pelo localghost, outro site que ajudou na análise, mesmo com a Cortana desinstalada os dados ainda são enviados.

A Cortana, quando ativada, também irá transcrever tudo o que você fala para arquivos de texto e irá enviá-los para:

pre.footprintpredict.com

reports.wes.df.telemetry.microsoft.com

df.telemetry.microsoft.com

Tudo o que é falado no Microfone é automaticamente transmitido para: 

oca.telemetry.microsoft.com

oca.telemetry.microsoft.com.nsatc.net

vortex-sandbox.data.microsoft.com

pre.footprintpredict.com

i1.services.social.microsoft.com

i1.services.social.microsoft.com.nsatc.net

telemetry.appex.bing.net

telemetry.urs.microsoft.com

cs1.wpc.v0cdn.net

statsfe1.ws.microsoft.com

Se você não usar o computador por 15 minutos o Windows envia muitos dados para vários servidores diferentes 

Um detalhe curioso apresentado foi que se você não usar o computador por 15 minutos, ou seja, ausentar-se da máquina, ele começara a enviar grandes quantidades de dados para vários servidores, o pessoal do Localghost não informou quais seriam os servidores mas eles acreditam que desta vez não sejam amostraa de áudio do que você falou e sim as conversas inteiras.

Bloqueando estes servidores pelo host

Curiosamente até uma manobra que deveria ser simples no Windows 10 parece complicada, basta entender um pouco de redes e de como a internet funciona para saber que você pode inibir o acesso a qualquer site/IP direcionando os endereços para um IP fictício ou para a sua própria máquina, porém, surpreendentemente a Microsoft parece ter pensado nisso e segundo o pessoal do Localghost ao fazer isso o Windows começa a acusar vários erros de conexão na sua tela, irritando e por vezes atrapalhando o seu trabalho, além disso, alguns servidores tiveram uma especial codificação para impedir que o Windows não pudesse acessá-los.

Será que está na hora de seguir o conselho da Canonical e migrar para o Ubuntu?

Fontes: Localghost | Ars Technica

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!