NvidiaUbuntu

Como instalar a última versão dos drivers Nvidia no Ubuntu

Existe uma versão nova deste tutorial para instalar Drivers Nvidia no Ubuntu:

👉 Confira a versão atualizada deste tutorial aqui.

Hoje você vai aprender a instalar os melhores drivers de vídeo no seu Ubuntu, da maneira mais fácil possível, você vai também aprender a identificar qual é o melhor driver para a sua placa de vídeo, vamos lá?

Como instalar os últimos drivers de vídeo da Nvidia no Ubuntu da maneira correta

Muitas pessoas ainda acham que é complicado instalar e gerenciar os drivers de vídeo  no Ubuntu, cada um tem suas particularidades, Nvidia, AMD e Intel são cada um, um caso à parte, o foco deste tutorial é placas da Nvidia, posteriormente farei alguns comentários sobre as outras duas marcas.

Habilitando o repositório de drivers de vídeo do Ubuntu

A ideia é que este artigo seja o definitivo, e de maneira direta vamos ao que interessa. No Ubuntu nós temo uma aplicação simples para gerenciamento de drivers que se chama “Drivers Adicionais” você encontra ele no menu do sistema ou através do aplicativo “Programas e atualizações” que igualmente pode ser encontrado no menu do sistema, o mesmo aplicativo pode ser aberto pela Central de Programas através do menu “editar”>>”canais de software”.

Como instalar drivers de vídeo Ubuntu

Independente do método que você tenha escolhido para acessar a aplicação, você verá a tela acima, como você irá reparar já existem opções de drivers para você instalar, estes são os drivers foram testados pela Canonical para que eles sejam colocados no sistema, normalmente há uma versão recomendada que coloca entre parenteses a palavra “testado”.

Diferença entre os drivers

Você pode escolher o que bem entender para usar no seu sistema, é provável que a maior que está aí funcione na sua placa, entretanto, existe uma versão específica que é adequada para cada situação. Antes de eu te ensinar como achar a versão certa do driver para a sua placa de vídeo vamos às diferenças entre os tipos de drivers que você pode encontrar.

No menu de seleção de drivers existem algumas palavras que ajudam a descrever o tipo do driver e a maneira com que ele irá se comportar no seu sistema.

Binary Driver: Refere-se ao tipo do driver.

Proprietário: Refere-se ao tipo de código do driver, neste caso ele é fechado.

Open Source: Mesmo que o de cima, porém, neste caso o driver tem código aberto.

Legacy Binary Driver: São drivers que tecnicamente não são mais suportados pelos lançamentos oficiais da Nvidia, são utilizados em placas mais antigas, normalmente não recebem atualizações para desempenho, apenas bugfixes.

Nouveau: Este é o driver open source feito pelo projeto Nouveau, é um driver de vídeo básico que atualmente consegue apenas fazer com que a sua placa de vídeo funcione até que você possa instalar um driver mais adequado. Ele vem normalmente junto com o Kernel do sistema, versões mais recentes do Kernel podem trazer versões mais recentes do driver Nouveau, ele vem melhorando bastante nas última versões com a ajuda da Nvidia, porém, ainda não é a melhor opção para quem quiser jogar.

Testado: Alguns drivers do Ubuntu possuem o atributo “testado”, isso significa que este driver foi analisado pela Canonical e é o driver recomendado para a maioria dos dispositivos se a sua intenção for estabilidade do sistema e não necessariamente recursos e desempenho, ele lhe entregará um driver que não irá desestabilizar o Ubuntu, entretanto, provavelmente também não entregará todo o desempenho da placa. O Interessante deste driver é que ele pode, em tese, ser usado com qualquer placa da Nvidia que o sistema funcionará sem maiores problemas.

Updates: Alguns drivers tem ao final de sua nomenclatura a palavra “updates”, isso significa que este driver poderá receber atualizações dentro de sua linha de lançamento, por exemplo, o driver 340.93 poderá atualizar para o 340.94 se atualizações saírem para ele, porém, ele nunca mudará sua série, por exemplo, de 340.93 para 341. Alguns drivers não possuem o atributo “updates”, desta forma, este driver não receberá atualizações.

Como saber qual é o driver para minha placa de vídeo?

Agora que você já sabe como funcionam as nomenclaturas dos drivers chegou a hora de identificar qual é o melhor para você, e quem melhor para te dizer qual é o melhor do que a própria fabricante?

HCi7vh3jMYQgvsarNzaKTCHuxGwTAJysLElGTuO8MZ5vr3RAXmvj RYzEilV0JGlgT3GcXyEYtwUz3TVJo4B3fht

Como você pode ver, na tela que você abriu existe a informação de qual placa de vídeo você está usando, no meu caso é uma “GeForce GT 640M”, agora que você sabe qual é o nome da sua placa de vídeo vamos até o site da NVIDIA – clique aqui – para ver qual é o driver correto.

Drivers de Vídeo Nvidia para Ubuntu

Preencha as informações no site com os dados da sua placa, acima você vê o exemplo utilizando a minha placa, depois de colocar todos os seus dados, da mesma forma que faria se fosse baixar o driver, clique no botão de pesquisar.

Baixando driver NVIDIA Ubuntu

Quando você clicar em “PROCURAR” o mecanismo de pesquisa do site vai te trazer um resultado semelhante a este abaixo que vai te indicar a versão correta do driver para a sua placa.

Driver correto para Ubuntu

Eventualmente a versão do driver poderá ser a mesma para placas de vídeo diferentes, você até poderia baixar o driver pelo site mas a instalação é um pouco complicada para leigos e também impende algumas atualizações, então, o site vai servir basicamente para vermos qual a melhor versão do driver para a nossa placa. O bom é que as versões são constantemente atualizadas no site, então, sempre que você tiver alguma dúvida, você pode consultá-lo.

No meu caso a versão correta do driver é a 352.41.

Adicionando o repositório de drivers NVIDIA no Ubuntu

Há algumas semanas atrás eu publiquei aqui no blog sobre uma iniciativa da Canonical e de alguns usuários que criaram um repositório PPA especial, tanto para versões LTS do Ubuntu como para versões non-LTS que permite que você instale as últimas versões dos drivers no sistema. Eu fiz uma análise comparativa entre os drivers que já vinham com o Ubuntu e os drivers novos deste repositório e a diferença realmente foi notável, clique aqui para ver a comparação.

Para adicionar o repositório faça o seguinte; lembra-se daquele programa que eu pedi para você abrir no início do tutorial, pois então, navegue até a aba “Outros programas” e clique no botão “Adicionar”.

Adicionando repositório de drivers Ubuntu

Na tela que se abrir adicione o seguinte repositório: ppa:graphics-drivers/ppa

Adicionando repositório

Depois disso, clique em “Adicionar Fonte” (será necessário digitar a sua senha) e posteriormente no botão “Fechar

Recarregue os repositórios

Depois de clicar no botão de “Fechar” a janela acima irá aparecer, você deve recarregar o repositório para ativar os novos drivers, apenas clique em “Recarregar“, caso esta janela não apareça você pode executar o programa de atualização, procure no menu por “Atualizador de Programas“, mas claro, isso se a janela acima não aparecer.

KyIjGknwA5kcgnmUNP7AM4dBQcZ1EMIn0GNXofmMFEVprftlYX2 suTMf6F09jrVlcNON744u4DxNe6Cx3Lx0VxmHHtLV3vBoZUtV 2Nd7vKypm0H1gidS8rebfzbLDvmqK8Vn3

Depois de clicar em “Recarregar” você verá a imagem acima.

Fazendo a mesma coisa pelo terminal

Para os que preferem o terminal, é possível adicionar o repositório e atualizar as listas com apenas um comando:

sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa -y && sudo apt-get update

Instalando o driver correto

Agora que você adicionou o repositório a lista de drivers no aplicativo “Drivers Adicionais” deve ter sofrido algumas alterações e você tem uma lista mais atual dos drivers NVIDIA para o seu hardware.

Como instalar driver Nvidia Ubuntu

Agora ficou fácil, marque a opção de driver que você descobriu que era a versão certa no site da NVIDIA e clique em “Aplicar alterações“, aguarde a instalação do driver e ao final reinicie o seu computador para começar a usar o driver correto.

Sobre drivers da AMD e Intel

Como comentei no início do artigo, tenho certeza de que existem muitas pessoas que gostaria de saber como proceder com drivers AMD e Intel. 

Ambos os drivers acompanham o Kernel Linux, sobretudo o da Intel, ou seja, se você quer um driver mais recente da Intel para o seu Ubuntu use a última versão do Kernel Linux.

Conheça o nosso script atualizador de Kernel

No caso da AMD a solução é por hora, complicada, se a sua intenção é apenas usar tranquilamente a sua placa de vídeo, use o driver open source, neste caso a dica do kernel atualizado vale para ele também, a AMD também disponibiliza uma versão semelhante a da NVIDIA através de seu site, leia mais aqui.

Com isso, encerramos o nosso tutorial por aqui, acho que agora você não terá mais dúvidas sobre os drivers NVIDIA no Ubuntu, porém, se tiver restado alguma dúvida use a sessão de comentários logo abaixo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!