Sistemas operacionaisTutoriais

Como instalar o Cinema 4D R16 no Linux

Hoje vamos ensinar você a instalar o software de produção visual e modelagem Cinema 4D no Ubuntu Linux (e qualquer outra distribuição) utilizando o Wine e o PlayOnLinux.

Tutorial: Como instalar o Cinema 4D no Linux

Vamos atender ao pedido de alguns leitores agora que gostam do Cinema 4D e gostaria de usar o software no Linux, ainda que ele não possua uma versão nativa. É possível rodar o Cinema 4D no Ubuntu e qualquer outra distro usando PlayOnLinux e o Wine, inclusive, ele tem um ótimo “rating” no WineHQ, com avaliação “Platinum”, o que significa que ele roda perfeitamente.

A instalação deve ser feita para o PlayOnLinux, nós vamos lhe dar as dicas básicas, mas se você quiser aprender mais sobre como utilizar ele pode ser interessante você conferir o nosso vídeo tutorial  de “Como rodar programas e jogos do Windows no Linux” antes.

Apenas duas versões não rodam muito bem pelo Wine, a R17 e a R12, toda as demais funcionam sem maiores problemas, neste tutorial estou utilizando a versão R16.

Como fazer a instalação

Abra o PlayOnLinux e clique no menu “ferramentas>>gerenciar versões do wine“.

Cinema 4D Linux

Instale a versão 1.7.52-staging de 64 bits do Wine como no exemplo, depois disso pode fechar esta janela.

Na janela principal do PlayOnLinux Cliquer em “Instalar” e depois em “Instalar um programa não listado

Cinema 4D Linux
Cinema 4D Linux

Na próxima tela clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Selecione a opção de instalar o programa em um nova unidade virtual. Clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Na próxima  tela você deve escolher o nome da sua unidade, como sugestão fica colocar como “CINEMA4D”. Clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Nesta sessão marque a opção de “Usar outra versão do Wine” e clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Selecione aqui a versão do Wine que você instalou. Clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Na sessão seguinte selecione “64 bits windows installation” e clique em “Avançar“.

Cinema 4D Linux

Na próxima tela ao clicar em “Navegar” você deve selecionar o instalador .exe do Cinema 4D, seja ele estando num CD ou num arquivo no seu computador como uma ISO, se ele estiver numa ISO você deverá montá-la primeiro, para isso você pode usar o Furius Mount ISO, que é um programa parecido com o Daemon tools, ou, no caso do Ubuntu, clicar com o botão direito na ISO, ir em “abrir com” e selecionar “Montador de imagem de disco”, ela deverá aparecer montada do lado esquerdo do seu gerenciador de arquivos.

Cinema 4D Linux

Depois de ter selecionado o instalador .exe do Cinema 4D clique em “Avançar” e o instalador normal do programa deverá se abrir, daí por diante a instalação é normal, como no Windows.

Cinema 4D no Linux

Ao final do processo você poderá criar um atalho para o Cinema 4D para facilitar abertura posterior do programa, para isso selecione o executável CINEMA 4D.exe e avance.

Cinema 4D no Linux

Você pode criar atalhos para outros programas que vem junto com o Cinema 4D, como por exemplo o servidor de renderização, mas se não for de seu interesse, você pode simplesmente marcar a opção de não criar mais atalhos e avançar para finalizar a instalação.

Cinema 4D no Linux

Depois disso ao abrir o PlayOnLinux você terá o atalho para o programa.

Cinema 4D Linux

Para abrir o programa é só clicar nele duas vezes, ou clicar uma e clicar em “Executar” no painel logo acima, ou ainda, dar dois cliques no ícone que foi criado na área de trabalho.

Aproveite, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!