Sistemas operacionais

Diferenças no ARM32 e ARM64 para os programadores Linux

Linus Torvalds afirmou que na LinuxCon Europe que 2016 será o ano dos processadores ARM nos laptops. Mas alguma coisa muda quando se trata da programação de 32 para 64 bits?

Diferenças no ARM32 e ARM64 para os programadores Linux

Hoje os processadores ARM estão muito presente no nosso dia a dia (coisa que não era tão comum assim) devido seu uso nos smartphones e tablets. Quando o assunto foi a arquitetura ARM, na LinuxCon Europe 2015, Linus respondeu:

Estou feliz de ver que o ARM está fazendo progresso. Um desses dias, terei uma máquina com ARM. Disseram que esse ano, mas talvez seja ao que vem. 2016 será o ano do laptop ARM.

Lentamente, os Chromebooks estão tomando o mundo, e grande número dos Chromebooks estão equipados com ARM. Muitas pessoas que compram o Chromebook não se importam qual processador está la desde que funcione, assim o ARM está se espalhando.

Mas se tratando de ARM de 32 bits e de 64 bits, há certas diferenças. O site EDN Network publicou um artigo debatendo sobre esse assunto que certas diferenças podem afetar no comportamento do software.

Figura-com-as-diferenças-de-arquitetura-arm

Caso você seja um programador Linux trabalhando com ARM (ou pretende ser um), talvez você queria saber essas diferenças. Também há um slide no Linux Plumbers Conf relatando a migração de código de ARM para ARM64.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!