Sistemas operacionaisSoftwares

Handbrake: Um programa para ripar DVDs e converter arquivos no Linux, Windows e Mac OSX

O programinha do coquetel pode ser muito útil para você, ele possui várias características interessantes, tanto para quem deseja ripar DVDs selecionando legendas e capítulos, como para quem apenas deseja converter alguns arquivos de mídia.

Conheça o ripador de DVDs e conversor de mídias para Linux, Handbrake

Hoje precisei reencodar um vídeo para diminuir o seu tamanho, para isso usei o HandBrake, venho usando ele há um bom tempo na verdade, mas tinha me tocado que nunca sequer tinha comentado sobre ele aqui no blog, pelo menos recentemente.

O programa tem muitas funções, vale a pena conhecer, ele é capaz de fazer todas as coisas que foram comentadas até o momento e mais, mas para demonstrar como ele é eficaz encodando vídeos, vamos fazer uma comparação.

Minecraft Story Mode

Do lado esquerdo você vê o vídeo bruto exportado do Kdenlive, do lado direito o mesmo vídeo depois de passar pelo encode do Handbrake, a diferença no tamanho do arquivo é notável e a qualidade não é prejudicada.

Como instalar o Handbrake?

Existem instruções para a instalação no site oficial do HandBrake para todas as plataformas, nas distribuições Linux, você encontra o software nos repositórios, do Ubuntu, na Central de Programas, entretanto, você pode querer adicionar o repositório do desenvolver e ter as versões mais recentes sempre à mão.

Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:stebbins/handbrake-releases

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo “Programas e Atualizações“, dentro dele clique no botão “Adicionar“, na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em “Adicionar Fonte“, clique em “Fechar“, agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo “Atualizador de Programas” e deixe ele fazer uma atualização.

Como instalar o HandBrake no Ubuntu
Clique na imagem para ampliar

Se você já tem o HandBrake instalado, provavelmente através do aplicativo “Atualizador de Programas” você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando nos botões abaixo:

Instale o Handbrake-GTK
D4uf6gNx1P0t503pQlE1Y8YSGeHQDiyxqB2gaIFdamcA8K67vpwHT1xXgYt1PT MhftDkRgHrPv5Alt9FrkSR2mOd28Szwp1OelQvSvVQkEHtZyNTiVUgFkgDI h2ZVS0zU 0QG3
Instale o Handbrake-CLI

Instalação pelo Handbrake pelo terminal

Para quem prefere fazer as coisas pelo terminal,  basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla “enter“, digite a sua senha e pressione “enter” novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.

sudo apt-add-repository:ppa:stebbins/handbrake-releases -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install handbrake-gtk handbrake-cli -y

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!