Sistemas operacionais

Tudo sobre hospedagem: Linux potencializando os serviços

Vamos dar continuidade a nossa série de artigos sobre hospedagem web e o seu relacionamento com os servidores Linux, as matérias estão sendo escritas pelo Nilton do canal LinuxPRO, passe por lá para conhecer o trabalho dele.

Este é o terceiro artigo da série, você pode ver os dois primeiros clicando nos links abaixo:

1 – Introdução

2 – ProtocolosTCP, HTTP, FTP e Servidores Web

3 – O Linux ajudou a Hospedagem crescer

4 – E depois veio o Apache

5 – Em pouco tempo o Modulo CGI

6 – Então nasceu o PHP e o modulo PHP para o Apache

7 – VPS, Cloud e outras linguagens como Python, Perl, Ruby e Go

3 – O Linux ajudou a Hospedagem crescer

Olá pessoal tudo bem, vamos para o terceiro tópico do artigo Tudo sobre Hospedagem, hoje vou falar um pouco sobre como o Linux ajudou a Hospedagem crescer e espalhar milhares de conteúdos com um custo bem reduzido ou quase zero.

Mas antes de você prosseguir com a leitura desse artigo, por favor veja o video postado no Canal do Diolinux no Youtube, veja com carinho até o final.

Revolution OS é um documentário de 2001 que conta a historia do Linux e do movimento Open Source, esse ano Linux completou 24 anos e nesses 24 anos ele ajudou a internet a crescer de um jeito incrível, já imaginou um mundo sem Linux ?

Sabemos hoje que o Linux está em todos os lugares, desde super computadores, televisores, geladeiras, maquinas fotográficas e até mesmo no seu celular.

Tudo isso porque o Linux é desenvolvido por varias empresas e pessoas e é distribuído livremente por causa da licença GPL, não há nenhum custo para você baixar o Kernel do Linux e adapta-lo para ser usado em algum aparelho eletrônico que você esteja desenvolvendo.

Se você realmente deseja saber da verdadeira historia porque o Linux ficou tão popular, sugiro que leia o livro “Sistemas operacionais modernos” do autor Andrew S. Tanenbaum.

Por que será que o Linux teve tanta sorte no inicio da década de 90 ? 

Leia o livro no capítulo que conta a historia sobre BSD, nesse capítulo você vai entender que um o quão grande foi o processo envolvendo grandes empresas e Universidades que deu um baita empurrão no Linux para ele se espalhar para mundo e claro tudo isso com ajuda da licença GPL. 

Mas Nilton, você já falou tanta coisa, mas não disse porque o Linux ajudou a Hospedagem a crescer… calma gente, tive que falar tudo isso porque o que vem a seguir depende em parte das informações obtidas com a leitura das fontes mencionadas acima, mas se você não tiver tempo continue lendo esse artigo, depois você acessa os links com mais tempo, afinal são 24 anos de historia e eu que “brinco” com Linux desde 1999 não me canso de aprender coisas novas a cada dia sobre Linux.

São 16 anos admirando esse sistema operacional que me ensinou tantas coisas e tive que aprender tantas outras para entender melhor esse mundo maravilhoso do Software Livre.

Hoje trabalho com Linux, ele me presenteou com muitas coisas bacanas, como: mais conhecimento, oportunidade de conhecer varias pessoas do mundo Open Source, compartilhar o pouco do meu conhecimento de Linux com o mundo, maior qualidade de vida e amar o que eu faço, amo fazer parte dessa comunidade mundial chamada GNU/Linux.

Comunidade Linux

Como o Linux é grátis, vários provedores do Brasil a partir do inicio da Internet Comercial, que no Brasil começou em meados de 1995, viu que isso poderia diminuir e muito o custo total da sua infraestrutura, pois não pagariam licença de software no Servidor, mas isso naquela época não era tão fácil quanto hoje, o hardware era muito caro, seu poder de processamento era muito limitado e para piorar o Kernel do Linux não rodava perfeito no Servidores produzidos por grandes empresas como Dell, HP e IBM, fora o preconceito dos administradores de sistemas e ainda o pensamento retrógrado das pessoas, dizendo que não existia uma empresa por traz do Linux, era só um bando de garotos universitários de vinte e poucos anos brincando de desenvolver um Sistema Operacional parecido com UNIX, pensavam que tudo isso seria fogo de palha e logo logo iria acabar #sqn.

Não foi um caminho fácil para o Linux, mas eu acho que isso ajudou a fortalecer ainda mais o envolvimento das empresas em prol das melhorias em torno do Kernel, ajudando assim para que hoje ele rode em qualquer eletrônico que precise de um sistema operacional.

Leia também: 30 lugares incríveis onde o Linux é utilizado

Vale destacar essas, Samsung, Microsoft, Google, Facebook, Amazon, Citrix, Intel, RedHat, SuSe e tantas outras maiores ou menores.

Nos dias atuais, 98% das empresas que tem um ambiente de TI tem Linux rodando em algum Servidor ou maquina virtual.

O Linux ajudou a internet a crescer porque ele fez com que o custo de montar um ambiente de TI para prover conteúdo ou acesso diminuísse muito e a falta de conhecimento no Sistema Operacional Linux gerou inúmeras comunidades espalhadas pelo mundo, milhares de pessoas postando sua experiência, problemas e dúvidas em determinada área em que trabalhava.

Isso fez com que pessoas que se diziam comuns estivessem participando ativamente para o crescimento de um ecossistema em torno de um sistema operacional onde a maior vitória é o compartilhamento e o aumento do conhecimento de todos.

Isso não existe em nenhum outro projeto no mundo, mas mesmo hoje em dia, muita gente por falta de conhecimento ou ate mesmo falta de tempo para ler ou estudar um pouco mais sobre Linux, critica esse modelo de desenvolvimento.

Eu poderia escrever inúmeros parágrafos sobre Linux nesse tópico, mas sugiro antes de você criticar o que o Linux não tem, pense o que você não teria ou pagaria mais caro se o Linux não tivesse existido.

Deixa a sua opinião sobre esse terceiro tópico da série, isso sempre ajuda a melhorar. Uma coisa que vou lhe pedir, compartilhe esse artigo com quem não gosta de Linux, vai que essa pessoa não saiba o quanto o Linux é importante para quase tudo que fazemos nos dias atuais.

Se gostou desse artigo, não esqueça de dar sua opinião e compartilhar nas suas redes sociais, até o próximo artigo que vai ser sobre “E depois veio o Apache”.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!