Sistemas operacionais

Bravo OS – Uma distribuição Linux brasileira que usa o MATE

Gostamos muito de mostrar projetos nacionais e agora temos o prazer de apresentar ao público mais um sistema produzido em terras brasileiras, o Bravo OS, baseado no Debian Stable e que utiliza o ambiente gráfico MATE.

Um Debian pronto para o uso com a interface MATE

Segundo as informações que nos foram passadas o objetivo da distribuição é oferecer a base sólida do Debian com um conjunto de aplicações pré-instaladas que permita a utilização “out of the box”, como o Linux Mint. A função inicial da distro era ser o sistema da empresa (Bravo Labs) mas segundo as informações houveram vários pedidos do público para que o sistema fosse liberado.

Bravo OS

Na página do desenvolvedor, onde também é possível fazer o download do sistema, encontramos uma lista de motivos para que você deve considerar o Bravo OS, claramente ele é oferecido como uma solução para usuários de Windows que desejam algo diferente, confira:

1 – Liberdade: você tem a liberdade de escolher o Bravo OS com um custo mínimo, ou mesmo completamente grátis, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou estar praticando pirataria, porque o Linux está sob proteção da licença GNU GPL.

2 – Estabilidade: O Bravo OS tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de bloquear o sistema. Normalmente só ocorrem falhas de hardware e não do sistema operacional, sendo que a exigência de hardware é menor do que no Windows.

3 – Segurança: Não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Bravo OS. As poucas vulnerabilidades não afetam o sistema da mesma forma que afetam o Windows, justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaisquer problemas são resolvidos muito rapidamente.

O sistema não abre arquivos autoexecutáveis, por onde vem a maioria dos vírus, além disso te avisa sobre o arquivo malicioso.

4 – Eficiência em Redes: uma das características mais valorizadas do Bravo OS é a eficiência quando se trata de redes. Bravo OS, além de confiável, suporta quase todos tipos de protocolos como TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc.

5 – Fácil Instalação e Flexibilidade: Hoje a instalação do Bravo OS tem muita facilidade para qualquer nivel de usuário. Com o Bravo OS você tem a flexibilidade de customizar somente o que te interessa e o que você vai usar.

6 – Atualizações gratuitas: Há grande quantidade de atualizações, pacotes e repositórios (mirrors) e sites especializados para que seu sistema esteja sempre atualizado.

7 – Otimização de espaço: O Bravo OS é um sistema que otimiza ao máximo o uso do seu HardDisk, aproveitando todos os bits.

8 – Suporte Técnico: Para os que dizem que a deficiência do Linux é o suporte, esquecem que há milhares senão milhões de técnicos, usuários dispostos a ajudar na solução de qualquer problema (via fóruns e listas) ou contratação dos serviços da Bravo Labs.

9 – Escolha do Gigante: A popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos e empresas públicas e privadas que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas.

10 – Construção colaborativa: Na utilização do linux somos sujeitos do processo de criação, pensar a educação sob a ótica de Paulo Freire, permitindo a transformação através dos códigos abertos, aprendendo a construir colaborativamente através de comunidades, relação de cooperação e não de dominação.

11 – Softwares educativos: Maior diversidade de ferramentas educativas, dinâmicas e interativas, principalmente para crianças e adolescentes, trabalhando todos os temas do currículo escolar.

12 – Autonomia: Total liberdade para atualizar e adaptar os softwares ao sistema de ensino, as pedagogias, e as faixas etárias da rede escolar, sem custos para aquisição de novas licenças ou autorizações.

13 – Porque o Software Livre é: Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável e ainda produzido através do compartilhamento de conhecimento e saberes globais e compartilhado por redes e para todos.

Se você achou o  projeto interessante e deseja baixar para testar, basta clicar no botão abaixo, há também um fórum onde você pode tirar as suas dúvidas sobre o sistema. Aparentemente existe apenas versão de 64 bits.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!