Notícias

WhatsApp bloqueado: As consequências e como burlar o bloqueio

Você já deve ter percebido ou ficado sabendo que o WhatsApp foi bloqueado por uma decisão judicial no Brasil por 48 horas contando à partir da 0 hora do dia 17, quinta-feira. Agora vamos entender todas as consequências da ação. 

Ententa “a treta”

Muitas pessoas ficaram decepcionadas ao descobrir que o WhatsApp teve seu funcionamento interrompido no Brasil, ainda que seja por pouco tempo (48 horas), mas para além disso, a maioria ficou sem saber exatamente o porque disso, então vamos tentar te explicar.

Veja também: Comparativo entre Telegram, WhatsApp e Viber.

Tudo começou ainda em Julho deste ano, onde o WhatsApp teria simplesmente ignorado as multas e avisos enviadas pela justiça por um caso ainda mais antigo. Em 2013 um homem foi preso pela Polícia Civil de São Paulo, acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC), o suspeito ficou preso preventivamente por dois anos e acabou sendo soltou em novembro deste ano pelo STF. Na época a justiça pediu ao WhatsApp que liberasse informações sobre o referido e a empresa teria se negado a fazer isso.

Documento bloqueio WhatsApp

Mark Zuckerbeg pronunciou-se sobre o assunto

O criador do Facebook e dono do WhatsApp publicou uma nota em seu perfil no Facebook sobre o assunto:

“Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online. Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz.”

Quem está comemorando com a medida é a concorrência, o Telegram por exemplo já conseguiu mais de 1,5 milhões de usuários nas primeiras horas da parada.

Telegram WhatsApp

Como as pessoas não iriam deixar por isso mesmo, já existem na internet algumas dicas de como fazer com que o WhatsApp continue funcionando, entretanto, será necessário um pouco de conhecimento em tecnologia, o processo consiste em usar uma VPN para tal, você pode ver as dicas e tutoriais neste arquivo no Pastebin.

Cabe um alerta sobre as VPN, elas não são necessariamente seguras, pois elas são redes privadas, então faça modificações do tipo por conta e risco e procure escolher bem qual VPN você vai usar, o site AndroidPit tem um tutorial ensinando como utilizar a ferramenta também.

Eu achei a medida no mínimo exagerada, acredito que em investigações criminais sérias é necessária uma certa transparência por parte destes serviços, porém, acho que não permitir o uso da ferramenta para todos os brasileiros simplesmente como medida punitiva para o WhatsApp foi uma “puta ideia de girico”, se é que me entende, em vez de punir a empresa acaba punindo todas as pessoas que nada tem a ver com o trâmite entre a justiça e o WhatsApp.

O que você pensa disso?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!