NotíciasSoftwares

WPS Office 2016 – Uma ótima alternativa ao Microsoft Office para Linux

O Software Chinês, WPS Office, conhecido em sua versão mobile por “Kingsoft Office” é uma aplicação muito interessante para quem precisa de uma alternativa para o Microsoft Office e não se dá muito bem com o LibreOffice. E ainda vamos te ensinar a instalar a tradução também.

Um clone do Microsoft Office

O WPS Office é uma solução de suíte Office para o mercado chinês mas que vem ganhando mercado no ocidente. A principal aposta dele é a sua aparência, que lembra muito a interface Ribbon do software da Microsoft e a sua praticamente perfeita compatibilidade com os formatos docx, xlsx e pptx.

WPS Office no Ubuntu

Apesar de ser muito interessante, o WPS tem um contra, ele não tem suporte para formatos abertos, como os do LibreOffice, isso aparentemente será implementado no futuro, mas no momento não é o que temos. Ele também é originalmente em inglês, mas para o Ubuntu e derivados nós temos um pacote de tradução para a maior parte de sua interface, o projeto foi feito pelo pessoal do União Livre, há também uma versão em desenvolvimento para Arch Linux e derivados, que por sua vez é uma derivação do pacote do União Livre.

Download do WPS Office 2016 para Linux

Para fazer o download do WPS Office 2016 basta clicar no botão abaixo, você será redirecionado para a página de downloads do software.

iAPpGev5kJSFSOdvWX07Im s9ZSUqb68UaajXFCZYcmn13 SX2P2NkRzvNMsWecgRjZOJjTpHmRYfV1yQnC5ivYBD1B1oFon5IikleobGp7ESMQAztqkRz2McNCwlRtQBApGu9gO

Na página de download você encontrará varias versões no painel que fica na parte esquerda, são várias versões Alpha e uma versão beta, se você clicou no botão acima você foi direcionado para a versão Alpha20, pois a Beta1 estava indisponível.

Rolando a página mais para baixo você encontra os links para download, como você pode ver na imagem abaixo, os sistemas estão indicados abaixo, lembrando que as versões em DEB também valem para Debian e derivados do Ubuntu, como o Linux Mint e as versões RPM também pode ser usadas em derivados do Red Hat e Fedora e com o openSUSE, a versão final em suma serve para qualquer distro, porém, você terá que compilar o código fonte.

Download do WPS Office

A tradução do WPS Office para o português

Assim que você instalar o DEB/RPM dando dois cliques, ou instalar usando o pacote com o código fonte, o WPS Office ficará em inglês, para traduzir a versão para o Ubuntu e derivados você pode baixar o pacote abaixo e dar dois cliques, posteriormente, ao abrir o programa você verá ele em português.

DfnqE0tlq3q43qiJ2HIE8ZPzQZfqXlCv8pbT7JIz6sa7SAdn46JC f2hbm4n9lfAFyJrtV

Para Arch Linux e derivados você encontra a tradução aqui, infelizmente não existe uma versão RPM para a tradução, porém, você pode usar o Alien para converter o pacote de DEB para RPM. Você encontra o repositório do União Livre aqui.

Confira um vídeo demostrativo da funcionalidade da aplicação:

Atualização:

O WPS Office foi removido do site oficial, provavelmente por conta de uma atualização que ele deverá sofrer, confira aqui uma outra forma de fazer a instalação.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!