Cliente oficial do Google Drive pode estar vindo para o Linux?

Será que chegou a hora finalmente da aplicação de sincronia do Google chegar ao Linux? São apenas rumores mas que indicam que isso pode acontecer em breve, confira:

Google Drive Linux
Imagem: WebUp8

Google Drive para Linux está chegando?


Antes e mais nada quero deixar claro que isto é apenas uma boato, com fortes indícios para ser verdade, mas para não causar falsas esperanças trataremos como boato.

Foi divulgado hoje no blog WebUp8 algumas imagens que foram descobertas por um acaso por leitor chamado "Francisco" dentro do app do Google Drive para Mac, uma das imagens é essa que você pode ver logo acima e a outra é esta:

Imagem: WebUp8
Esta seriam imagens que aparecem durante o instalação do programa que ajudam a ilustrar como funciona o serviço, assim como acontecesse com o Dropbox por exemplo, curioso é encontrar imagens do Ubuntu também juntamente com as imagens que servem para ilustrar a instalação do Mac e do Windows.

Isto poderia ser um indicio de que o Google estaria testando o Drive para Linux? Só o tempo dirá, a verdade é que eu mesmo me acostumei a não usá-lo assim, mas seria bom ver mais uma ferramenta vindo para o nosso lado.

Alias, é interessante ressaltar que existe uma alternativa perfeita para usar o Google Drive no Linux com sincronização e tudo, a ferramenta se chama inSync, porém ela, apesar de são ser cara, é paga.

O que você acha, será que agora vai?


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Libre Office 4.4 é lançado com interface remodelada

The Document Foundation anuncia hoje o lançamento na mais recente versão do Libre Office que uma super repaginada no visual da suíte, confira:

Imagem: The Document Foundation


Libre Office recebe repaginada no visual

Muitos usuários pediram uma melhora no visual do Libre Office e finalmente ele chegou, com um design clean e padronizado que eu sinceramente espero que seja o padrão de todas as distros e sistemas.

Para conhecer todas as notas de lançamento basta acessar este link, mas dentre todas as modificações e correções de bugs podemos destacar:

- Writer: Sidebar ativado por padrão
- Writer: cortar, copiar e colar ações na parte superior do menu do botão direito
- Writer: 'Colar Especial' agora com um sub-menu no menu do botão direito
- Modo Infobar para indicar arquivo de 'somente leitura' no  Writer
- Temas do Firefox agora aplicam-se na barra inferior
- Melhorias estruturais no uso do OpenGL
- Suporte para conexão com OneDrive diretamente do LibreOffice
- 'Carlito' e 'fontes Caladea' (Windows)
- Novos modelos padrão
- Edição visual das páginas mestre do Impress
- Filtros de importação melhorados para uma ampla gama de formatos de arquivo a partir de outro software
- Suporte expandido para recursos de mídia em cada plataforma

Curtiu né? E o melhor é que tudo isso é grátis, você pode baixar o Libre Office novinho em folha através deste link independente do sistema que você utilize?

Ajude a espalhar a informação, compartilhe com seus amigos, até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

3 distribuições Linux que geram muitas expectativas em 2015

O ano está só começando e muitas novidades devem surgir conforme os meses forem passando, mesmo assim tem certas coisas que temos certeza que sairão, como uma nova versão do Ubuntu por exemplo, mas existem alguns projetos que despertam a minha curiosidade e eu gostaria de compartilhar isso com vocês, vamos conhecê-los?

Linux 2015

3 sistemas que valem toda a espera


Distro Linux aparecem aos montes todos os anos, algumas para durar apenas alguns meses e depois sumirem do mapa, mas existem vários projetos que estão iniciando que me geraram muita curiosidade, então vamos ver agora três sistemas operacionais baseados em Linux que prometem algumas surpresas para este ano.

elementary OS


elementary OS Freya

O elementary OS ganhou muita fama em 2013 pela sua versão batizada de Luna, versão de estréia essa que acabou fazendo com que o sistema ganhasse muito adeptos, eu até fiz uma review dela no canal do Diolinux no YouTube que você pode ser clicando neste link.

O pessoal do elementary tem essa característica de liberar o sistema somente quando eles considerarem "pronto", os prós e contras do sistema eu já abordei no vídeo então se você ficou curioso é só conferir lá, mas todo o sucesso que a versão baseada no Ubuntu 12.04 fez acabou gerando muita expectativa, afinal de contas o sistema é muito belo e seguidamente os desenvolvedores postavam prints e pequenos vídeos com as novas implementações do sistema.

Talvez o maior problema é que a demora por atualizações está deixando alguns usuários frustrados e acabaram mudando de sistema, mesmo que temporariamente, devemos lembrar também que a versão Luna é de fato a primeira versão "descente" do elementary OS e a próxima, que deve sair neste ano, chamada Freya poderá ser a consolidação do trabalho de desenvolvimento do elementary para mostrar que ele não é só "um rostinho bonito".

Ozon OS


Ozon OS

O Ozon já é uma distro menos conhecida das massas, e se você não conhecia talvez seja uma boa oportunidade, pela imagem acima já podemos ver de cara que ele usa o Gnome Shell como ambiente gráfico, a ideia inicial é se basear no Fedora para a criação do sistema, ele tem uma organização visual semelhante ao elementary, ele é  um projeto dos desenvolvedores do projeto Nitrux e Numix, dois temas bem populares por quem curte personalizar a área de trabalho.

É raro ver derivações do Fedora então fiquei curioso para ver o que vai acontecer sendo que eles aparentemente tem um cuidado maior com o design que o próprio Gnome Team.

Evolve OS

Evolve OS

Deixei este por último porque talvez seja, dos três em questão, o que me gera mais expectativa, o Evolve OS é um sistema Linux construído do zero, ou seja não é baseado em nenhum outro sistema, porém, usa o backend no Gnome em um ambiente gráfico próprio chamado Budgie Desktop.

Na realidade o que me deixa curioso mesmo o ambiente gráfico, o fato de ser feito do zero não é necessariamente uma coisa boa, mas um novo ambiente gráfico como o Bundgie pode ser realmente bem interessante, para conhecer um pouco mais dele e saber como instalar no Ubuntu verifique este artigo onde ensinamos você a fazer isso.

E você meu amigo leitor, conhecia estas distribuições do Linux? Qual delas você achou mais interessante?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vivaldi, novo browser baseado no Chromium

Agora temos mais uma opção de navegador baseado em software de código aberto, o Vivaldi é um novo browser feito pelo antigo CEO do Opera.

VIvaldi Browser
Imagem: Reprodução

Um novo browser baseado no Chromium


Muita gente não sabe mas o popular navegador do Google, o Google Chrome, é fruto do desenvolvimento open source de um projeto chamado Chromium, que é um browser nativo das distros Linux, código aberto que é, permite que outras pessoas ou usuários crie e modifiquem as versões do Browser e foi justamente aí que nasceu o Vivaldi.
O CEO antigo da companhia,  Jon von Tetzchner, que acabou de liberar um novo navegador no mercado que lembra muito o Opera e que tem em seu coração do Chromium.

Download do Vivaldi Browser


Ele está disponível para todas as plataformas e você pode baixar através deste link.

Eu gosto muito do Chrome mas ele é um consumidor voraz de memória, felizmente isso não é um grande problema para mim, mas se ele consumisse um pouco menos não seria nada mau, não.

Vivaldi - consumo de memória

Podemos arredondar para o valor de 500 MB o consumo médio de memória do Browser com uma aba aberta, o que já é bastante, mas se tratando de Chrome/Chromium nem é tanto assim, não foge a estatística, entretanto diferente dos concorrentes de mesma base o Vivaldi oferece uma maior interatividade om as redes sociais direto do navegador e tem uma maneira semelhante ao Firefox para organizar os favoritos.

Se o Vivaldi vai emplacar é difícil dizer, uma vez que até mesmo o Opera nunca teve um grande fatia do mercado, vejo até pelas estatísticas de acesso no blog por ele, o segredo de qualquer coisa é o marketing que é feito, de qualquer forma agora você tem uma nova opção de navegador.

E aí, vai testar ?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Instalação do PlayOnLinux remove componente de driver da Nvidia no Ubuntu


Hoje me deparei com um bug estranho, ao instalar o driver proprietário da Nvidia no meu notebook ele acabou removendo o PlayOnLinux do sistema, quando me dei conta do ocorrido resolvi instalá-lo de volta e então percebi que para poder instalar o POL novamente ele necessitava remover um componente do driver da Nvidia chamado nvidia-libopencl1-331, veja neste artigo como contornar este problema.

Nvidia e PlayOnLinux

Veja como consertar o bug do driver da Nvidia com o Wine


Na verdade o problema pode ser resolvido de uma maneira simples, pena que o download que tem que fazer é meio extenso mas funciona sem sombra de dúvidas.

Vamos precisar instalar apenas 3 programas em ordem:

 nvidia-cuda-toolkit 

 ocl-icd-opencl-dev

 wine

Com isso você poderá usar tanto o Wine quanto o PlayOnLinux sem maiores problemas e claro, se você preferir fazer do jeito "hacker" abra o terminal e cole este comando abaixo, ele faz a mesma coisa que instalando pela Central de Programas.

sudo apt-get update && sudo apt-get install nvidia-cuda-toolkit -y && sudo apt-get install ocl-icd-opencl-dev -y && sudo apt-get install wine -y

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Cyanogen quer criar a sua própria versão do Android

Insatisfeita com as  diretrizes de desenvolvimento do Android do Google Cyanogen pretende criar um fork do robozinho com loja de aplicativos própria.

Cyanogen
Imagem: Reprodução/Internet

Parece que só modificar o Android já não satisfaz


A Cyanogen começou como apenas uma modificação da ROM do Android original para alguns aparelhos com a intenção de melhorar o desempenho dos dispositivos e de eliminar o "entulho" que algumas operadoras e fabricantes colocam nele.

Com a popularização da modificação a então CyanogenMod passou a se chamar apenas Cyanogen e produzir versões regulares dos Androids para mais e mais aparelhos e conseguiu até mesmo vir como padrão em alguns dispositivos no lugar do Android original, entretanto, parece que esta parceria entre a Cyanogen e o Google está um pouco desgastada pelo olhar de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen.

Segundo ele a Google não deixa o Android tão aberto quanto poderia o que impede que determinados recursos possam ser acessados e melhorados, segundo ele o acesso ao "núcleo" do Android somente o Google tem e é por isso que aplicações de terceiros não conseguem usar recursos como o Google Now e seus comandos de voz a não ser os apps do Google.

A ideia inicial da Cyanogen é criar um fork do Android, o Google permite isso, a licença open source do Android permite isso, mas o que o Google não permite é que seus aplicativos rodem em sistemas forkeados, ou seja, um possível Cyanogem ROM independente do Google não poderia trazer a Google Play, Gmail ou qualquer outro App do Google, o que dificulta um pouco as coisas.

Mesmo assim o CEO da Cyanogen se mostra otimista e cogita a possibilidade de criar uma loja de Apps própria, desta forma gerando mais receita para a empresa.

E você leitor, o que achou da declaração, você acha que a Cyanogen produz um Android mais bem acabado do que o Google? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lançados os segundos Alphas do Ubuntu e seus derivados

O ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 15.04 está praticamente na metade e agora já podemos fazer download dos novos alphas do Kubuntu, Lubuntu e Ubuntu Gnome.

Ubuntu vivid Vervet

Baixe agora os novos Alphas do Ubuntu


O Ubuntu 15.04 mesmo só sai lá em Abril mas já temos os Alphas dos principais sabores do Ubuntu para testar, quem estava esperando para testar o KDE 5 vai ficar feliz em saber que ele é o padrão do Kubuntu 15.04 (Ubuntu com KDE) por exemplo.

Ubuntu vivid Vervet

Para baixar o Kubuntu 15.04 Alpha 2 clique aqui.

Já o Lubuntu 15.04 Alpha 2 vem focando na adaptação do LXQT como interface gráfica e você pode fazer o download clicando neste link.

E o Ubuntu Gnome 15.04 Alpha 2 traz o tão popular Gnome 3.14.4 como interface padrão do sistema, para fazer o download basta acessar este link.

Os outros flavors como Xubuntu ainda não foram disponibilizados mas deverão estar aí em breve, lembrando que estas versões são somente para testes e não devem ser usadas em produção para evitar dores de cabeça.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Como reparar um Pen Drive corrompido no Ubuntu

Vamos aprender neste artigo uma dica muito útil para reparar pen drives e partições que estejam no formato NFTS (Windows) pelo Ubuntu.

Como corrigir sistemas de arquivos NTFS no Ubuntu

Corrigindo NTFS no Ubuntu

Para quem não sabe o sistema de arquivos NTFS é o padrão dos sistema operacional Windows e tem algumas vantagens quanto ao seu predecessor, o FAT32, especialmente pela capacidade armazenamento de arquivos individuais com vários gigas de tamanho.

Recentemente tive um problema com um pen drive neste formato, ele simplesmente se corrompeu e eu fiquei sem poder acessar os meus arquivos, quase sempre deixo os meus pen drives em NTFS ou em FAT32 para poder acessá-los de qualquer sistema operacional, seja Linux, seja Windows.

O erro é parecido com este:

Erro de montagem

Ao conectar o pen drive ele simplesmente não abre mostrando essa mensagem de falha na leitura, pesquisando um pouco encontrei pessoas com este mesmo problema usando o Windows e usando o comando chkdsk  (check disc) no Windows para fazer o reparo, tanto em partições de HD como em Pen Drives (quem diria hein, usando comandos), o comando chkdsk não faz parte do arsenal do Linux, o seu equivalente seria  fsck, porém ele funciona melhor em partições nativas dos sistemas Linux como o Ext4 por exemplo.

Estava quase pensando em pegar um Windows emprestado para fazer o procedimento, precisava dos arquivos do pen drive, quando tive aquela ideia iluminada de procurar ferramentas na Central de Programas, encontrei algumas e pesquisei sobre elas e achei a solução por ali mesmo, na verdade o pacote estava até já instalado pelo sistema mas eu nem o conhecia ainda, trata-se do ntfs-3g.

Reparando o seu pen drive ou partição NTFS com Ubuntu e o NTFS-3G


No meu caso ele já estava instalado mas por via das dúvidas você pode instalar procurando por ele na Central de Programas, o nome do pacote é: ntfs-3g

ntfs-3g na central de programas

Agora vamos precisar identificar o ponto de montagem do seu pen drive ou partição defeituosa, para isso vamos precisar do aplicativo "Discos" que está no seu Ubuntu por padrão, abra o menu e digite "Discos".

Identificando o dispositivo

Clique na partição ou pen drive do lado esquerdo do programa para selecionar o dispositivo com problemas, uma vez que você tenha clicado nele observe do lado direito ao lado da palavra "Dispositivo" como na marcação acima o endereço, no nosso exemplo "/dev/sdb1", selecione e copie.

Agora vem a parte do conserto propriamente dita

Abra um terminal e escreva:

sudo ntfsfix endereço_do_ponto de montagem
No exemplo acima seria:

sudo ntfsfix /dev/sdb1

reparando pen drive no ubuntu

Assim que o procedimento terminar ( não demora quase nada) você poderá acessar o seu pen drive normalmente.

É isso aí, até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Libre Office lança App visualizador de documentos para Android

Finalmente temos um aplicativo do Libre Office para Android onde é possível ao menos visualizar os documentos, confira as novidades.

Libre Office Viewer para Android

Libre Office Viewer para Android

Agora temos um App oficial do Libre Office para abrir documentos da suíte de escritório Open Source mais famosa do mundo, o aplicativo ainda está em desenvolvimento como a própria página na Google Play informa e só tem a capacidade de ler documentos, isso mesmo, você ainda não pode criar e editar arquivos com ele, quem sabe no futuro não é?

De qualquer forma é bom ver um passo do Libre Office neste sentido, a atual aplicação permite visualizar documentos nos seguintes formatos:

- Open Document Format (.odt, .odp, .ods, .ots, .ott, .otp)
- Microsoft Office 2007/2010/2013 (.docx, .pptx, .xlsx, .dotx, .xltx, .ppsx)
- Microsoft Office 97/2000/XP/2003 (.doc, .ppt, .xls, .dot, .xlt, .pps)

Para testar no seu Android basta clicar no botão abaixo:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Como usar o WhatApp no PC pelo navegador - Oficial


Finalmente podemos usar o WhatApp no computador sem gambiarras através do Web.WhatApp.com, uma ferramenta oficial do serviço para acabar com choradeira da galera.

WhatApp pelo Navegador

Usando o WhatsApp no computador sem gambiarra

Este era o sonho de muitos usuários, poder usar o WhatApp no computador também, tudo isso para não precisar ficar sempre com o Smartphone em mãos e agora este singelo sonho se tornou realidade, até o momento eram necessárias algumas gambiarras para poder utilizar o recurso, como emular um Android com o GenyMotion, agora é possível interagir com os seus contatos direto do seu navegador.

Como usar o WhatsApp oficial pelo navegador

Antes de mais nada é necessário ter o WhatsApp atualizado para sua versão mais recente, ela deve chegar em breve às lojas dos sistemas operacionais móveis, Android e iPhone mas para garantir você pode baixar o aplicativo direto do site, para isto basta clicar neste link, e baixar o APK e instalar, ele deve abrir com a própria Google Play no caso do Android e então basta atualizar.

Agora no seu computador acesse pelo seu browser favorito, eu usei o Google Chrome, o endereço a seguir: https://web.whatsapp.com/

Nele você encontrará uma tela para se logar através de um leitor de QR Code.

Acessando o WhatsApp pela web

O leitor de QR Code vem incluso no novo App no WhatApp, aquele mesmo que você atualizou, basta clicar no menu e selecionar a opção "WhatsApp Web" e use a o letir QR Code que ele vai te fornecer para scanear o código QR na página no seu navegador.


O login é instantâneo e assim você pode usar tranquilamente o WhatsApp no seu PC sem fazer esforço.

Até a próxima dica!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aos compradores da DioStore

Tenho uma mensagem importante a todas as pessoas que compraram produtos na nossa loja, a DioStore, e/ou todos aqueles que pretendem um dia fazer suas compras por lá, é muito importante que você leia este post.

Negócio fechado


Queridos parceiros do Diolinux...


... sim é exatamente isso que vocês são, gostaria de agradecer a confiança que depositaram na nossa nova empreitada que é a loja DioStore (www.diostore.com.br) e prestar alguns esclarecimentos quanto as compras.

Peço desculpas


Não se preocupe, os seu pedido vai chegar, nada foi "pro brejo" e nem nada disso, mas preciso me desculpar pelos atrasos nas produção e entrega das camisetas, acabamos descobrindo que lançar a loja no final de ano não foi uma grande ideia mesmo avisando a vocês que a fábrica entraria de férias coletivas por pouco mais de 15 dias.

Juntou-se ao período de férias, um problema técnico com umas das principais máquinas de estampas, o que causou atraso, e para completar os correios ainda estão fazendo uma folia desgraçada atrasando pedidos em vários dias, quando não entregam no lugar errado como infelizmente aconteceu com um cliente, que mesmo conferindo o endereço na nossa nota com o endereço que ele havia mandado por e-mail os correios aparentemente entregaram errado.

Graças a eles também nos perdemos o valor de vários fretes comprados no PagSeguro por conta demora na entrega, ou seja, fomos lesados também.

Sei que isso é chato e meio que pode acabar até gerando uma certa desconfiança dos compradores, mas achei necessário explicar e GARANTIR que os seus produtos vão chegar, os últimos feitos no período de férias serão enviados amanhã e então mais uma vez ficamos dependentes dos correios.

A todos os que resolveram contribuir com o projeto do Diolinux financeiramente comprando os produtos na nossa loja fica o nosso muito obrigado, saiba que em hipótese alguma nós vamos lhe decepcionar, na pior de todas as hipóteses eu, Dionatan Simioni, lhe reembolsarei tirando dinheiro do meu próprio bolso.

Nem tudo é tristeza


Apesar deste contratempo agora nós  estabelecemos várias rotinas de trabalho que vão facilitar toda a distribuição de camisetas pelo Brasil todo, vamos lançar vários promoções e cupons de desconto, e depois deste agito e confusão das férias cada produto será produzido em nó máximo 5 dias úteis (normalmente é bem menos) e então será enviado de modo que você na maioria dos casos não precisa esperar mais do que 10 dias para entrega do seu produto.

Algumas estampas novas já entraram para a loja, em breve novas chegarão, a própria loja mudará de plataforma em breve, "uma melhora para melhor" sem dúvidas para agilizar a sua compra e o nosso trabalho.

Bom obrigado por ter lido este esclarecimento até o final, talvez eu até nem precisasse expor ao público tudo isso mas como eu tenho muito respeito por você, meu leitor, eu resolvi deixar isto exposto e totalmente transparente, todos os problemas que enfrentamos para fazer com que você se sinta satisfeito, espero que caso você tenha criado uma imagem ruim da nossa loja por conta destes atrasos infelizes ela se desfaça e você continue nos ajudando a espalhar o Linux por aí.


Muito obrigado e até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Ativando a tecnologia Optimus em Notebooks com placas Híbridas Intel e Nvidia no Ubuntu

Neste artigo vamos aprender a ativar o Prime (Optimus), um recurso presente em muitos modelos de Notebooks que possuem aceleração gráfica híbrida com chips da Intel e da Nvidia no Ubuntu, você verá que é bem simples e funciona.

Nvidia Optimus no Ubuntu
Imagem: Reprodução

Ativando o seu hardware híbrido no Ubuntu

Eu ainda estou utilizando o Ubuntu 14.04 LTS e pretendo continuar com ele até que um nova versão do Ubuntu saia onde eu veja claras vantagens em atualizar, o Ubuntu 14.04 LTS tem várias vantagens mas tem uma desvantagem também dependendo do ponto de vista, ele é mais conservador nas atualizações do sistema, como versões de drivers de vídeo e Kernel.

Atualmente ele usa a versão 3.13 do Kernel e a versão 331.113 dos drivers da Nvidia, uma combinação que não me permitiu utilizar o hardware híbrido Intel e Nvidia que eu tenho em meu novo Notebook.

Para isso é necessário uma versão mais atual do driver de vídeo, sendo assim hoje vamos aprender a botar a sua placa Optimus para trabalhar.

Tecnologia Optimus

Um pequeno complemento para você entender melhor, a tecnologia Optimus desenvolvida pela Nvidia em conjunto com a Intel permite uma melhor gestão de energia e potência nos Notebooks, como sabemos os processador da Intel da família "Core i" tem bons chips gráficos embutidos em si mesmos capazes de realizar diversas tarefas relativamente pesadas como jogar alguns games por exemplo, já a Nvidia se destaca mais por potência em seus chips gráficos, chips esses que consomem mais energia também.

Intel e Nvidia


A tecnologia Optimus permite que você alterne entre os chips gráficos da Intel e da Nvidia sempre que quiser para realizar as suas tarefas, assim quando você usar o seu Notebook para tarefas mais banais como escrever um texto ou ouvir músicas você pode usar o chip gráfico da Intel economizando assim energia e consequentemente bateria do seu Notebook, quando precisar de mais potência para rodar algum game ou fazer algum trabalho mais pesado você pode alternar e usar o chip da Nvidia.

Habilitando o Prime (Optimus) no seu Ubuntu


Prime é o nome da ferramenta para Linux que permite a utilização da tecnologia Optimus (sentiu o trocadilho né? Se não percebeu desista de ser um nerd por favor), o caso é que como eu comentei antes, ele não funciona bem com o driver 331.113 que o Ubuntu fornece, apesar de muito estável ele tem uns recursos a menos pelo ano em que foi criado por isso vamos precisar usar o driver mais recente e ainda de quebra vamos mostrar como utilizar um indicador para facilitar a troca de chips gráfico no momento que você quiser.

1- O primeiro passo é instalar o driver 340 que está no Xorg-Edgers, para isso basta seguir este tutorial aqui.

2 - Reinicie o computador depois da instalação


4 - Para iniciar o Indicador do Prime pressione as teclas Alt+F2 digite " prime-indicator " (sem aspas) e pressione "enter".

Agora as coisas funcionam perfeitamente...

Optimus no Ubuntu

Consegui encontrar esta solução graças a alguns amigos que participação do grupo do Diolinux no Facebook e às suas sugestões, então fica aqui o meu muito obrigado,  assim pude passar essa informação à diante e quem sabe ajudar mais pessoas que por venturam tenham o mesmo problema.

Até mais!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como aumentar o tempo de duração da bateria do seu Notebook no Ubuntu

Hoje vamos conhecer uma forma de melhorar o desempenho da bateria do nosso computador portátil usado o Ubuntu, quem sabe assim você ganha mais alguns minutos antes de ter que colocar o computador em uma fonte de energia.

Como aumentar o tempo de vida da sua bateria

Aumentando o tempo de duração da sua bateria


Normalmente as distros Linux são econômicas em termos de gastos de energia em computadores portáteis como Notebook e afins, salvo algumas exceções onde há algum tipo de problema de hardware, seja alguma incompatibilidade com o Kernel, seja defeito do equipamento.

Estou utilizando um notebook agora que possui um pequeno problema de bateria, além de não carregar completamente  (chega no máximo a 80%) com o percentual reduzido que resta eu tenho cerca de 40 a 50 minutos de uso, obviamente que isso pode variar de acordo com a utilização do aparelho.

Enquanto a bateria nova não chega pensei se não haveria uma forma de otimizar um pouco o tempo de vida da bateria para que eu tivesse pelo menos um hora ou quem sabe um pouco mais, lembrei-me de um post que fiz aqui no blog falando sobre o laptop-mode-tools que permitia uma aumento bacana do tempo de vida da bateria, entretanto, pesquisando um pouco mais (sempre vale a pena!) acabei encontrando uma variação deste mesmo programa que aparentemente traz um melhor gerenciamento de energia, lembro que com o "laptop mode tools" eu tive alguns inconvenientes como por exemplo, depois tem um tempo ele desligava as entras USB para poupar energia e eu que usava um mouse usb ficava sem poder usar ele, algo um pouco chato, algo que o TPL não faz, este é o nome do programa.

Instalando o TLP no Ubuntu


Para instalar é bem simples, você simplesmente irá copiar e colar algumas comandos, para isso abra o terminal e vamos ao que interessa:

1- Antes de mais nada vamos garantir que não haja resquício do Laptop Mode Tools no computador para que não haja conflito:

sudo apt-get remove laptop-mode-tools

2 - Agora vamos instalar o TLP com um comando só, copie todo o conteúdo abaixo e cole no terminal, pressione a tecla "Enter" depois de colar e digite a sua senha, não se preocupe, ela não aparece mesmo, depois de digitar a senha pressione "Enter" mais uma vez:
sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install tlp tlp-rdw -y
3 - Depois de instalado para iniciar o serviço rode o comando:

sudo tlp start

Complementando...

Em tese era para o TLP iniciar junto com o sistema automaticamente mas para mim isso não aconteceu, logo vou dar uma dica para colocar ele para iniciar juntamente com o resto do sistema, para isso você deverá abrir o menu e procurar o programa "aplicativos de sessão" e lá adicionar o TLP, assim como nesta imagem logo abaixo:

Iniciando o TLP automaticamente

Ao chegar até esta tela basta clicar no botão adicionar na direita na parte superior e então esta janela menor irá se abrir e no campo Nome coloque TLP, no campo Comando coloque tlp start e no comentário vamos identificar o que o comando faz inicia o tlp.

Com isso ganhei uns 20 minutos de bateria o que para quem tinha tão pouco já é uma grande coisa não é não?

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como atualizar o GRUB no Fedora

Uma dica muito importante especialmente se você usa o Fedora em dual boot com outro sistema operacional.

Logo do Fedora

Aprenda a atualizar o Grub no Fedora


Recentemente instalei o Fedora em dual boot com o meu Ubuntu 14.04 LTS para fazer alguns testes e instalei depois de ter instalado o Ubuntu, logo o Fedora ficou gerenciando o Grub por conta da ordem de instalação, mas como eu uso o Ubuntu como sistema principal e estava testando uma atualização de Kernel manual nele acabou que tive que atualizar o GRUB para poder iniciar já pelo kernel certo, então entrei no Fedora para atualizar o GRUB com o tradicional comando update-grub sempre usei ele no Ubuntu mas acabei descobrindo que ele não funciona no Fedora.

Curioso como as gente descobre as coisas não? Parece que o comando update-grub é da verdade um script que a Canonical criou para facilitar o procedimento no Ubuntu, no Fedora o comando é mais extenso mas mesmo assim funciona, basta você abrir o terminal, copiar e colar estes comandos:

su -
grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
É só isso meus jovens, até mais!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Leitores e assinantes do blog e do canal do Diolinux tem um super desconto nos livros da Novatec

Hoje vamos dar um presentão para você que está sempre por aqui lendo os artigos e principalmente acompanhando o nosso novo projeto, o canal no YouTube do Diolinux.

Parceria Novatec e Diolinux

Compre Livros Técnicos com 20% de desconto

É com muita satisfação que anuncio a parceria firmada entre o Diolinux e a editora Novatec e o grande beneficiado de tudo isso é você querido leitor do blog Diolinux e assinante do canal do Diolinux também.

Caso você não conheça a editora Novatec é uma das maiores editoras do Barsil quando se trata de livros técnicos para qualquer assunto envolvendo tecnologia e cursos que você pode imaginar e agora graças a nossa parceria todo e qualquer cidadão que acompanha o Diolinux tem direito a 20% de desconto em toda a loja da editora.

Como conseguir o seu desconto?


Tudo que você precisa fazer para conseguir 20% de desconto em qualquer livro da Novatec é na hora da compra inserir o código de desconto: DIOLINUX

Desta forma você consegue 20% de desconto no produto que escolheu, esta parceria também vai permitir que de tempos em tempos possamos sortear um material bacana para vocês então fiquem sempre ligados nas promoções.


E falando em promoções...

Camiseta "Born to Be Root" na DioStore


Logo se encerra a promoção de inauguração da DioStore, deve ir até o final deste mês e então os preços vão subir para o valor normal então corre lá e garante a sua camiseta.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aprenda Blender com vídeo aulas grátis

Blender, uma ferramenta extremamente poderosa utilizada profissionalmente para fazer modelagem 3D e ainda por cima funciona no Linux nativamente, pena que eu não sei mexer nele... por enquanto... graças ao Blender Power eu vou poder modelar alguma coisa em fim.

Aprenda a usar Blender

BlenderPower um jeito fácil de aprender


Antes de tudo tenho que pedir desculpas... desculpas a quem você se pergunta? Tenho que pedir desculpas ao Eduardo Garcia que é o idealizador do projeto BlenderPower, ele entrou em contato comigo a muito tempo atrás, tanto tempo que não me lembro para falar sobre este projeto dele, eu lembro que da primeira vez que eu vi eu pensei: "Uow, como pode alguém disponibilizar uma material destes de graça?", pois é, as vídeo aulas são de muita qualidade e eu mesmo estou às assistindo, então nada mais justo do que valorizar este excelente trabalho contando para todo mundo da sua existência.

São várias pequenas aulas abordando assuntos diferentes e pelo que que assisti até o momento dá para perceber um progressão gradativa na dificuldade das tarefas aula a aula e isso facilita muito o aprendizado, passe por lá e confira, acesse: blenderpower.com.br

Até a próxima dica!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

QCMA - Utilizando o PS Vita no Ubuntu

Veja como conectar o seu PSVita no Ubuntu com este tutorial simples e jogar os seus games preferidos.

QCMA - Usando o PSVITA No Ubuntu

Veja como conectar o seu PSVita ao Ubuntu


O PSVita é o console portátil da Sony que acabou suplantando o PSP, que você ainda pode jogar no Ubuntu usando o emulador PPSSPP, de qualquer forma, se você usa o Ubuntu e depois de comprar o seu lindo PSVita foi ao site do fabricante com a intenção de baixar o cliente de gestão de dados para o seu sistema afim de passar os games e dados do seu computador para o console e vice-e-versa e acabou se decepcionando ao saber que só existem versões oficiais para Mac e Windows a sua moléstia acaba agora mesmo!

QCMA e vitaMTP

Estes são os nomes dos dois pacotes mágicos que vão permitir que você acesse o seu PSVita de dentro do Ubuntu, para instalá-los faça o seguinte:

1- Abra o menu e procure pelo aplicativo "Programas e Atualizações"

Programas e Atualizações

2 - Vá até a aba "Outros Programas" clique no botão "Adicionar..." e cole a seguinte linha:

ppa:codestation404/qcma

Adicionando uma nova fonte

3 - Clique em "Adicionar Fonte"

4 - Clique em "Fechar" e quando for solicitado clique em "Recarregar" para fazer a leitura do novo repositório, caso isso não acontece você pode fazer isso manualmente abrindo o aplicativo "Atualizador de Programas" no menu do Ubuntu.

5 - Abra o Synaptic, caso você não o tenha instalado ele pode ser obtido facilmente pela Central de Programas do Ubuntu ou se preferir usar um comando:

sudo apt-get install synaptic
6 - Você deve selecionar o PPA na lateral esquerda do Synaptic filtrando os pacotes por origem na parte inferior, assim fica fácil de ver tudo o que há dentro do PPA, caso você tenha dificuldades nesta parte você pode ver o vídeo que fizemos mostrando como o Synaptic funciona. 

7 - Instale os 3 pacotes marcados na imagem abaixo, basta dar dois cliques no primeiro que o último pedira para ser marcado, então você deve confirmar, e por final marque o segundo depois clique no botão "Aplicar" logo acima, será necessário digitar a sua senha para tal, basta aguardar a instalação.

Instalação dos pacotes


Tudo pelo terminal

Se você é V1D4L0K4 e está pouco se lixando para interface gráfica dá pra fazer tudo isso ai com um comando só, é só abrir o terminal copiar todo o conteúdo aqui de baixo, colar e pressionar a tecla "Enter", depois disso será necessário digitar a sua senha, digite-a e pressione "Enter" uma vez mais e então é só aguardar a instalação:

sudo apt-add-repository ppa:codestation404/qcma -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install qcma qcma-appindicator vitamtp4 
E é isso, agora é só conectar o seu PSVita ao computador e abrir o aplicativo QCMA pelo menu do Ubuntu, aproveite! =D

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sozi para o Inkscape, uma boa alternativa ao Prezi

Hoje vamos te mostrar uma coisa muito legal para dar um, como direi? ... dar um charme as suas apresentações, se você faz muito este tipo de coisa já deve conhecer o Prezi, e o Sozi você conhece?

Como instalar o Sozi no Inkscape

Conheça a extensão Sozi para o Inkscape


Para quem não conhece o Inkscape é um software para desenho vetorial com características similares ao Corel Draw e ao Illustrator, mas como bom software livre pode ser modificar, aprimorado e ter recursos adicionados por terceiros, não necessariamente pelos seus criadores e um destes recursos fantásticos é o Sozi.

Os tempos que aplicativos como PowerPoint e Impress dominavam o segmento de apresentações de conteúdo parece que estão ameaçados, muito por conta de um serviço chamado Prezi (talvez você o conheça), ele tem chamado muito a atenção pela maneira diferenciada com que se realizam as apresentações, caso você nunca tenha visto pode até dar uma olhada no site deles.

A ameaça foi tanta que a Microsoft resolveu criar um concorrente para o Prezi e está chamando ele de Sway, você pode usar ele no Linux também, o Prezi pode ser instalado no Linux facilmente com a ajuda do PlayOnLinux ou do Wine mas temos uma solução bem interessante para a questão e você não vai precisar pagar nada ao contrário do Prezi que possui planos pagos.

Voltando ao Inkscape...


Eu comecei falando no Inkscape mas depois divaguei em informações mas o importante é que este belo software chamado singelamente de Inkscape possui uma extensão chamada Sozi que permite criar apresentações com o mesmo efeito do Prezi, com navegação deslizante, pesquisando na fossa abissal da internet eu encontrei um vídeo tutorial em português sobre o assunto que é bem explicativo e mostra como ele funciona, vou deixar o vídeo logo aqui abaixo caso você queira assistir:


Instalação do Sozi no Inkscape


Como uma extensão do Inkscape que é, para usar o Sozi você precisa obviamente dele instalado, podemos fazer tudo isso com apenas um comando simples, caso você já o tenha instalado pode usar este comando também sem medo, tudo o que você tem a fazer é abrir o seu terminal, copiar todo este código abaixo e colar lá, pressionar a tecla "enter" digitar a sua senha e pressionar "enter" novamente, não se preocupe, a senha não aparece mesmo quando você está digitando, então é só aguardar a instalação.

sudo apt-add-repository ppa:sunab/sozi-release -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install sozi inkscape -y
Agora para utilizar os recursos basta abrir o Inkscape pelo menu do sistema e observar dentro do programa no menu extensões a existência da extensão do Sozi, reforço mais uma vez que para entender como ele funciona é muito interessante que você veja o vídeo que eu deixei logo acima.

Se você usa outras distros Linux, Windows ou Mac OSX você pode baixar a sua versão direto do site.

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Instale o aplicativo de notificações do Diolinux no Metamorphose Linux e no Kubuntu

Você que é um leitor assíduo do blog Diolinux e usa a interface KDE me uma distro baseada em Debian ou Ubuntu vai adorar essa novidade, especialmente se você for um usuário da distro brasileira Metamorphose Linux.

Diolinux Postnew


Veja como instalar o Diolinux Post New


Este programa foi uma gentileza do Ailton N. Mattos, criador da distro brasileira Metamorphose Linux, e permite que você seja sempre notificado quando uma nova postagem for feita no blog assim você nunca perde nada que acontece por aqui.

A aplicação e compatível até o momento apenas com distros baseadas em Debian e Ubuntu que possuam o ambiente gráfico KDE, o Diolinux Post New está  disponível no repositório oficial da distro, para instalar basta dar os seguintes comandos no terminal do Metamorphose.

sudo apt-get update 
sudo apt-get install newpost-diolinux
Para outras distros Linux como o Kubuntu e o NetRunner você pode baixar o pacote .deb diretamente deste link. 

Metamorphose Linux

É uma aplicação bem simples e que consome pouquíssima RAM, menos de um MB, use e desfrute, aproveite!

E falando em extensão, nós também temos uma extensão para você colocar no seu navegador para que você não perca nenhum vídeo que saia no canal do Diolinux no YouTube, coloca lá assim você vai estar sempre lidado no mundo Linux, até a próxima.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Conheça o SUSE Studio uma excelente ferramenta para criar uma distro Linux customizada

Muitas pessoas planejam criar um sistema customizado para atender as suas próprias necessidades ou situações específicas, hoje você vai conhecer uma ferramenta muito intuitiva para criar a sua própria distro Linux baseada no openSUSE.

openSUSE

Crie o seu sistema, use a sua imaginação no SUSE Studio!


O SUSE Studio é uma plataforma online para a construção de um sistema operacional baseado em uma das maiores distribuições Linux do mundo, o openSUSE, patrocinado pela Novell, a ferramenta possui vários recursos interessantes e é totalmente grátis, para você conhecer um pouco mais sobre ele preparamos um vídeo para mostrar as principais funcionalidades, confira:



Para acessar o SUSE Studio basta clicar aqui.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Korora Linux, um Fedora com a pegada do Linux Mint

Conheça hoje esta distro baseada no Fedora com a proposta de ser totalmente Out of the Box como o Linux Mint.

Kokora Linux

Korora: Um Fedora pronto para o uso


Ultimamente o Fedora tem sido tema de várias postagens por aqui, muitas pessoas tem se interessado e eu estou também francamente disposto a testar este sistema, entretanto como todo novo sistema algumas dificuldades são encontradas, assim como temos o Manjaro com o Arch, o Mint com o Ubuntu, o Sabayon com o Gentoo, Ubuntu e Mint com o Debian, nesse conceito de sistemas parecidos mas mais prontos para o uso é que o Korora Linux se apresenta como o "Linux Mint" do Fedora.

Digo o "Linux Mint" do Fedora porque ele tem uma proposta parecida com a do sistema verde, pegar uma base sólida, no cado do Mint o Ubuntu, no caso do Korora o Fedora, e deixar ele ainda mais user friendly para que você possa inciar as suas atividades sem muitos transtornos, o sistema se baseia no Fedora 21, recém lançado, e trás codecs e extensões já pré-instaladas no sistema.

Ele ainda possui versões baseadas em outros ambientes gráficos como KDE e XFCE mas o "original" digamos assim, usa o Gnome Shell como você pode ver na imagem acima.

Se você ficou curioso e gostaria de testar os sistema segue o link para o site, teste e depois nos conte o que você achou dele.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Saiba como instalar o Linux num tablet Android

Não que o Android não seja um Linux mas estamos falando de instalar uma distribuição Linux convencional em um dispositivo móvel, essa ideia é no mínimo interessante, confira:

Tablet com Linux
Imagem ilustrativa

Instalando Linux em um Tablet




A maioria dos tablets possuem o sistema operacional da Google, o Android. Ultimamente começaram a surgir dispositivos com o Windows, mas num contexto geral, o Android está na maioria deles.

Para quem curte o Linux, hoje iremos dar uma dica muito legal. Estamos falando da possibilidade de instalar uma distribuição Linux no seu tablet convencional.

Você precisará do Complete Linux Installer instalado no seu smartphone. Esse aplicativo é responsável pela auxílio da instalação que iremos realizar no dispositivo.

Para baixar a imagem da distribuição do Linux clique aqui. É possível baixar essas imagens dentro do próprio app Complet Linux, todavia, se você não conseguir baixá-las, utilize o link informado.

Para que esse tutorial funcione, você precisará ter um dispositivo com root, sem isso, o procedimento não funcionará. Siga o passo a passo a seguir para usar o Linux no seu tablet.

Como fazer


Abra o Complete Linux. Depois de aberto, você verá a seguinte tela.


Selecione Install Guides. Dentro da próxima janela, você irá se deparar com as distribuições que o app disponibiliza.


Escolha a distribuição que desejas, no nosso caso, usaremos como exemplo o Ubuntu, mas esse é um critério seu. A tela seguinte te informará os requisitos básicos que o seu dispositivo terá de ter.


Agora o app irá perguntar se o dispositivo está no modo depuração USB. Caso ele não esteja, ative-o; se você não sabe o caminho para ativar, basta ir em Configurações-Aplicações -Desenvolvimento. Aqui marque a opção de depuração.


Vá em next para prosseguir com o procedimento. Na seguinte tela, você verá algumas opções, selecione Download Ubuntu Image para baixar a imagem. 

Depois disso será necessário que você instale o VNCViewer e o Android Terminal Emulator.




Pressione o botão de avançar novamente. Aqui, o programa nos informa que teremos que extrair a imagem zipada na raiz do Sd Card ou na memória interna numa pasta chamada ubuntu (com u minúsculo). Primeiramente crie essa pasta, depois faça a extração para a pasta.

Quando os arquivos estiverem na pasta, você verá 2 deles, use apenas o ubuntu.img para fazer a instalação.


Avance novamente o processo, na próxima tela, clique em FINISHED.


Agora seremos redirecionados para a tela inicial do aplicativo, devemos selecionar a opção Launch. Agora basta tocar sobre a opção Start Linux.


O app pedirá permissão root, conceda-a. Nesse momento, você precisará informar a resolução da tela do seu tablet, portanto basta usar o teclado virtual para digitar.
Lembre-se apenas de fazer uma reserva de 48 pixels. Esse valor que você reservará, servirá para a barra de tarefas.


Nesse momento, temos dois ambientes de trabalho a escolher, o Gnome e o LXDE . Digite 2 para escolher o Gnome e depois dê um enter no teclado virtual.

terminal_ambiente

Fazendo os procedimentos anteriores, você verá a mensagem [email protected]:/#. Isso indica que tudo ocorrera bem.

terminal_fim

Aperte agora o botão home do seu dispositivo para sair dessa tela. Abra o VNCViewer, você verá uma espécie de formulário, em Nickname  digite e ubuntu, na opção password, que significa senha, digite o mesmo.
Na opção Address , digite localhost, na opção Port, coloque o número 5900. Haverá ainda a opção Username, nessa não precisa digitar nada.
Na opção Color Format, selecione 24-bit color (4 bpp). Marque a caixa Local mouse pointer, e em Force full-screen bitmap deixe Auto.
Bom, esse aplicativo serve para iniciarmos o Ubuntu,e toda vez que você for iniciar uma nova sessão, basta vir nesse app.

vnc_config


Aperte Connect na parte de cima da tela, quando fizeres isto, o Ubuntu irá iniciar.

ubuntu_inicial


Aqui, estamos com o Ubuntu devidamente emulado. Caso você queira sair dele, basta pressionar Disconnect, agora você será levado ao terminal, aqui digite Exit e dê um enter. Será preciso digitar o Exit por 3 vezes.

terminal_exit


Feito isso, o tablet regressará para o Android novamente. Para iniciar uma nova sessão no Linux Emulado, basta você iniciar o app e ir em connect.

Artigo enviado por Vagner Carvalho do blog O Notebook.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.