Google mostra filme imersivo e sensacional em 360º

Uma prévia do que pode vir aos cinemas e aos Smartphones no futuro, a Google deu uma amostra de 5 minutos de um filmes em 360º, confira:

Help - Google Movie 360º

Será o futuro do cinema?


A Google continua investindo em tecnologia para mudar a maneira com que fazemos as coisas, especialmente no que tange o entretenimento.

Além de liberar informações fantásticas sobre o Android M, - Saiba tudo aqui - a Google mostrou no Google I/O 2015 mais um "filhote" do projeto "Spotlight Stories", que é um projeto que visa desenvolver novas tecnologias para a apresentação de conteúdo, especialmente filmes e séries.

Alguns experimentos até então feitos usavam animações mas destas vez a surpresa aconteceu com um filme em 360º com atores reais, produzido e dirigido por Justin Lin (Velozes e Furiosos).



Tudo isso serve de indício de como será o cinema no futuro, se hoje assistir um filme em 3D não chega a ser uma grande novidade, qual seria o próximo passo?

Talvez seja este mesmo, te colocar dentro do filme!

Este tipo de tecnologia está sendo desenvolvido para ser usado em Smartphones e Tablets para melhorar a interação dos usuários com os filmes, quem sabe assim aumentando ainda mais o interesse da compra de filmes na Google Play.

O "Spotlight Stories" é um App para Android que você pode instalar através da Google Play Store, porém, ele não é compatível com Smartphones mediados, ele é feito para aparelhos High-End.

Certamente é uma experiência interessante, o que você achou?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
domingo, 31 de maio de 2015

As 5 principais novidades do Android M em relação ao Lollipop

As principais novidades do Android M você confere agora, conheça os principais destaques da nova versão do Android em comparação com o que temos atualmente com o Android 5 Lollipop.

Novidades do Android M

Conheça as principais novidades do Android M


A nova versão do Android foi revelada na recente Google I/O 2015, onde a "gigante de Montain View" apresenta os seus novos produtos, vamos conhecer agora 5 pontos interessantes que diferenciam o Android M de seu predecessor, o Android Lollipop.

1 - Novidades do Android M: Permissões dos aplicativos


Este é um ponto muito interessante, tanto que ele ganhou um artigo só para ele aqui no blog, você pode saber mais detalhes por aqui. Basicamente a novidade consiste em que agora será possível escolher individualmente as permissões e acessos que cada App instalado pela Play Store terá no seu aparelho.

2 -  Novidades do Android M: Sua bateria durará mais


Com a versão Lollipop a Google estabeleceu um novo padrão para economia de recursos, este recurso será aprimorado no Android M. 

A nova versão do Android fará uso de uma tecnologia que está sendo chamada de "Doze" até o momento, ela consiste em utilizar os sensores de movimento do Smartphone para saber se ele está sendo usado ou não para que quando não esteja o sistema dedique-se a economizar bateria também.

Novidades Android M quanto a bateria


3 - Novidades do Android M: Sensores de impressão digital


A nova versão do Android trará nativamente, independente do fabricante, a função de reconhecimento de digitais para desbloqueios e acessos a aplicativos, ficando somente à cargo do fabricante colocar um hardware para tal uma vez que o software unificado já virá por padrão no sistema.

4 - Novidades do Android M: Novo padrão USB-C


Novidade Android M

Esta novidade tem mais a ver com o hardware do que com o software, mas a nova versão do Android dará suporte nativo ao USB-C, aparentemente a Google resolveu apoiar o Hardware, que é basicamente uma porta USB que pode ser encaixada de ambos os lados (quantas vezes você já errou o encaixe de um USB não é não?).

Desta forma, é uma tendência que aparelhos que carreguem a nova versão do Android, que sejam lançados a partir desta data tragam este tipo de conexão.

5 - Novidades do Android M: Cartões de memória poderão ser usados como memória interna


Apesar dos aparelhos com a marca da Google não costumarem vir com entradas para cartões SD a nova versão do Android vai alegrar as pessoas que fazem uso da tecnologia. 

O Android M permitirá que você trate o seu cartão de memória como se fosse memória interna sendo possível a instalação de aplicativos diretamente no cartão de memória, muito embora dependendo da qualidade do mesmo os apps que ali estejam poderão ficar mais lentos do que se instalados na memória interna.

Está curtindo o novo Android? O que você achou das novidades?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sábado, 30 de maio de 2015

7 Frases inspiradoras de Steve Jobs para a sua carreira profissional

Steve Jobs não era um gênio da informática mas ele tinha um dom incrível chamado "comunicação", as pessoas simplesmente o escutavam, graças a ele e seu perfeccionismo visual é que tivemos a popularização de muitos itens que hoje consideramos indispensáveis num computador.

7 frases épicas de Steve Jobs

Frases de Steve Jobs para fazer você refletir


Steve Jobs, Co-fundador da Apple, é um conhecido autor de várias frases célebres, algumas até de gosto duvidoso, mas a personalidade forte misturada com os seus impulsos "hippies" produziu também uma série de sentenças atribuídas e ele que vão fazer você refletir sobre suas ações.

Uma das pessoas que mais entenderam de marketing que já passaram pela história da humanidade, ele tinha o dom de fazer com que as pessoas quisessem muito alguma coisa, conheça agora 7 frases proferidas por Jobs para você refletir um pouco sobre seus conceitos e projetos, vale a pena ler todas:

1 - Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.
2 - Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim…Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.
3 - Foco é dizer não.

Frases de Steve Jobs


4 - Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.
5 - Seu tempo é limitado, Então não fique vivendo a vida dos outros.
6 - Você tem de agir. E você tem que estar disposto a fracassar... se você tem medo de fracassar, não irá muito longe.
7 - Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.
E uma frase bônus:
Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, porque estar aqui?

É um bom momento para pensar em tudo o que você fez durante a semana e procurar encontrar o seu próprio caminho, encontrar as coisas que gosta de fazer, Steve Jobs não era um Nerd de computadores, mas das coisas que ele realmente entendia... ele falava com muita propriedade.

Leia também:


13 frases épicas de Linus Torvalds - O criador do Linux
Compartilhe este artigo, tem muita gente precisando ler este tipo de coisa certo? :)

Até a próxima!

Fonte
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lubuntu 15.04 - Review [VIDEO]

Análise completa da distribuição Linux "Lubuntu", esta distro é baseada no Ubuntu porém ele tem uma interface extremamente leve chamada LXDE, confira os detalhes e conheça melhor o sistema.

Lubuntu - Review

Análise do Lubuntu 15.04


Este é um dos quadros do canal do Diolinux que vocês mais gostam, desta vez a distribuição analisada é o Lubuntu 15.04, uma distribuição baseada no Ubuntu com interface LXDE.

Muitas pessoas tem curiosidades quanto a ela especialmente pela sua leveza, é uma distro altamente recomendada para computadores com hardware modesto.



Agora que você já sabe tudo sobre o Lubuntu deixe a sua opinião sobre o sistema, você já usou o Lubuntu? Qual a sua experiência com ele?

Compartilhe o vídeo para espalhar a informação por aí, mostre para os seus amigos e até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Alternativa ao Auto-Tune para Linux, conheça o AutoTalent

Fazer você cantar bem ficou mais fácil agora, já que o pessoal da Antares não disponibilizou o plugin Auto-Tune para o Audacity para Linux (para Windows ele existe) encontramos uma opção para contornar o problema chamada Auto Talent.

Auto-Tune para LInux

Agora você pode cantar até no chuveiro e fazer sucesso


Pois é, se a Miley Cyrus consegue por que você não conseguiria? Que tal soltar a voz e cantar como um profissional? 

Ok, dei uma exagerada, mas só para dar uma descontraída, saca só o site da dita cuja, sério, virei uma fumante passivo só de entrar ali.

Voltando ao que interessa, hoje vamos falar de um plugin para o popular editor de áudio multiplataforma, o Audacity, chamado Auto Talent, ele é grátis e consegue causar um efeito semelhante ao popular Auto-Tunes e também ao Melodyne, ambos programas utilizados por alguns artistas.

O Plugin consegue equilibrar os tons da sua voz para ela não fique desafinada ao pronunciar as palavras enquanto estiver cantando.

Como usar o Auto Talent no Linux


Quando digo, "Linux" é porque a dica serve para qualquer distro, neste tutorial eu usei o Ubuntu para testar e cara, fiz um cover bacana (ou não) de "Living on the Prayer"!

O primeiro passo é ter o Audacity instalado, então procure ele na Central de Programas da sua distro.

Depois você deve baixar o Plugin Auto Talent deste site, existe versões de 32 e 64 bits.

- Version 0.2, 64-bit Linux (and reference card): [tar.gz]
- Version 0.2, 32-bit Linux (and reference card): [tar.gz]

O arquivo que você vai baixar em compactado no formato tar.gz, o Linux abre ele como se fosse um arquivo .rar ou .zip normalmente, extraia o conteúdo do arquivo.

Auto-Tune para Linux

Você verá os 3 arquivos, como estes acima, tudo o que você precisa fazer é mover o arquivo "autotalent.so" para a pasta /usr/lib/ladspa/.

Para isso basta abrir o Nautilus em modo Root, copiar o arquivo e colar na pasta indicada, se tiver dúvida veja o arquivo README que vem juntamente com o plugin.

Dica: Para abrir o Nautilus como Root pressione ALT+F2  e digite gksudo nautilus

Dentro do Audacity


Uma vez adicionado o Auto Talent para você utilizado é muito simples, abra o Audacity e você vai encontrá-lo no menu efeitos, na primeira sessão de plugins.

Auto-Tunes para Linux

Auto Talent Ubuntu


Ajude a espalhar o conteúdo compartilhando na sua rede social favorita, essa ação pode ajudar outras pessoas!

É isso ai, agora é só fazer as suas experiências, até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Mensagem de texto pode travar iPhones

Uma informação divulgada pelo iClarified informou que os iPhones pode travar com uma simples mensagem de texto, confira.

iPhone trava com SMS

SMS pode travar iPhones


Uma falha encontrada no iOS faz os iPhones travarem e reiniciarem assim que receberem uma mensagem de texto com uma sequência específica de caracteres.

Os usuários que receberem a mesma mensagem enquanto a tela do aparelho está bloqueada ficam impedidos de abrir o aplicativo sem travar o celular, e iPhones com jailbreak são forçados a entrar no modo de segurança quando a recebem.

A mensagem não precisa ser enviada necessariamente por outro iPhone, pode ser qualquer outro sistema operacional e não necessariamente vinda de um Smartphone.

A mensagem consiste de três linhas de texto, duas em inglês e uma terceira com caracteres árabes, confira a demonstração.


A Apple não se manifestou sobre mas deve corrigir o problema em breve, a falha é causada pela forma como as notificações do sistema operacional processa textos Unicode: o banner de notificações tenta mostrar a mensagem, não consegue e desliga o celular.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Alternativa ao Corel Draw para Linux, conheça o Inkscape

Conheça a melhor alternativa grátis ao Corel Draw, um aplicativo multiplataforma que permite trabalhar com desenhos vetoriais para Linux, Windows e Mac OS, o Inkscape.

Melhor alternativa ao Corel Draw

Inkscape - A melhor alternativa ao Corel Draw para Linux


O Corel Draw é um software muito popular e consolidado no mercado de design gráfico, muitos profissionais (e amadores) tem nele o seu porto seguro. A Corel que um dia teve até uma distro Linux própria, não lançou uma versão oficial do Corel Draw para "o sistema do pinguim", mas isso não quer dizer que você não tenha boas ferramentas para fazer este tipo de trabalho nele.

O Inkscape é uma ferramenta muito bem elaborada e totalmente grátis capaz de fazer trabalhos tão interessantes quantos os do Corel Draw, confira algumas obras feitas com ele:

Trabalhos feitos com Inkscape

Trabalhos feitos com Inkscape

Trabalhos feitos com Inkscape

Claro, programas do tipo requerem um certo talento para serem utilizados e nas mãos das pessoas certas trabalhos incríveis podem ser feitos, as imagens acima foram retiradas da galeria do site oficial do Inkscape, você pode ver mais trabalhos clicando aqui.

Leia também:
Tutoriais sobre o Inkscape - do básico ao avançado
Sozi, o Prezi pelo Inkscape

Como comentei anteriormente, o Inkscape está disponível para Windows e Mac gratuitamente e obviamente para Linux, inclusive, ele está nos repositórios oficias de praticamente todas as distribuições de forma que se você quiser instalar basta procurar por lá.

No caso da sua distro ser o Ubuntu procure pelo pacote "Inkscape" sem aspas na Central de programas, ou se preferir fazer pelo terminal:
sudo apt-get install inkscape

Curtiu a dica? Então ajude a espalhar essa informação valiosa para os seus amigos, compartilhe na sua rede social favorita.

Até a próxima! :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
quinta-feira, 28 de maio de 2015

Como instalar o Gnome 3.16 no Ubuntu 15.04

Aprenda a instalar a última versão do Gnome no seu Ubuntu 15.04 Vivid Vervet com apenas um comando.

Gnome 3.16 no Ubuntu

Aprenda a instalar o Gnome 3.16 no Ubuntu 15.04


O Gnome 3.16 chegou, algumas distribuições como o Fedora 22 já saíram de fábrica com a última versão do ambiente, mas distros como o Ubuntu 15.04  saíram com a versão 3.14 no sistema.

Existem várias mudanças interessantes na versão 3.16 do Gnome, você pode ver todas elas neste vídeo, hoje vamos ensinar você a instalar o novo Gnome no Ubuntu 15.04.

Atenção pois o tutorial serve apenas para estar versão do Ubuntu, abra o seu terminal, copie todo o comando abaixo e cole nele pressionando "enter" após ter colado, digite a sua senha, pressione "enter" novamente e aguarde a instalação:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3-staging -y && sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3 -y && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y
E é isso, caso você esteja no Ubuntu (Unity) será necessário instalar o Gnome Shell também, isso pode ser feito assim:
sudo apt-get install gnome-shell
Depois de instalado você deve mudar o ambiente gráfico na tela de login.

Se você estiver no Ubuntu Gnome não será necessário fazer mais nada além do primeiro passo deste tutorial.

Para remover


Caso você não goste ou não queira mais usar, remova assim:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3-staging
sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3

Se você estiver em dúvida sempre teste antes em uma máquina virtual e até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Gentoo Linux - A distro mais rápida do mundo

Conheça a história de uma das mais antigas e clássicas distribuições Linux que existem, o Gentoo Linux.

A história do Gentoo Linux


Conheça os detalhes da história do Gentoo Linux


O Gentoo é uma distros mais antigas do mundo Linux e tem muitas particularidades que o tornam interessante perante as outras distros.

Considerada uma distro difícil para usuários comum, ela é considerada por muitos a distro mais rápida do mundo, especialmente pelo seu método de instalação, tanto do sistema quanto dos programas. Conheça todos os detalhes sobre o sistema neste vídeo abaixo:



Agradecemos ao Gabriel da Costa do canal Toca Tux pela excelente explanação, você pode conhecer o canal dele clicando aqui.

Leia também:
A história do Red Hat Linux

Compartilhe o conteúdo deste artigo para espalhar o conhecimento por aí e até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

7 coisas curiosas que todo usuário Linux já fez

Hoje vamos provar que independente da distro que utilizemos todos temos coisas em comum, duvida? Confira a nossa lista.

7 coisas que todo usuário Linux já fez

As aventuras dos usuários do Pinguim resumidas em 7 fatos


Seja você é um usuário novato do Linux ou um mesmo usuário de longa data, existem certos fatores que sempre convergem de alguma forma, coisas que todo mundo já fez, ou se não fez, coisas que um dia fará!

Confira a nossa lista e veja se você se identifica com alguma coisa:

1 - Tentar abrir o terminal quando está usando o Windows


Terminal no WIndows

Muitas pessoas que usam Linux são obrigadas a usar Windows também no trabalho, ou por qualquer outro motivo, quando passamos muito tempo usando Linux acabamos pegando certos "trejeitos" do sistema e acabamos "dando uns balões" quando usamos o Windows.

Um bom exemplo que sempre acontece comigo é tentar abrir o CMD do Windows usando "Ctrl+Alt+T" e aí lembrar que você não está no Linux. =\

Outra coisa bem comum é ter o reflexo de instalar e remover programas por ali e acabar percebendo que o Windows não tem apt-get ou algo parecido.

2 - Se sentir estranho por não ter um antivírus no sistema

Segurança no Linux

Este é um sentimento comum logo que muda de sistema ou se está experimentando Linux das primeiras vezes, "Ué, como assim não precisa de antivírus?". O costume com o Windows te dá aquela sensação de vulnerabilidade, mas aos poucos você vai assimilando que isso é um mal do passado.

3 - Formatar o computador dúzias de vezes


Formatações

Era algo que acontecia muito comigo, quando não sabia corrigir algum problema, FORMATA MEU FILHO! Nem acredito que uma vez formatei o computador porque excluí os painéis do KDE e não sabia como restaurá-los (não ria de mim).

Fora isso, quase todos os usuários Linux testaram muitas distros até escolher uma ou duas que mais gostasse, então formatações fazem definitivamente parte da nossa vida.

Como os lançamentos das distros acontecem com bastante frequência muitas formatações vem a partir daí também.

4 - Falar mal do Windows

Falar mal do Windows

Pode ser o usuário mais politicamente correto de todos, uma vez na sua vida você já falou mal do sistema da Microsoft, chamou ele de RWindows ou qualquer coisa parecida. Não minta pra mim eu sei! =D

Não que falar mal ajude alguma coisa, mas tudo bem, você pode jurar que nunca falou mal, mas pensou não foi? Aquela hora que deu aquela tela azul com a carinha triste e tudo... você não conseguiu resistir não é verdade?

5 - Mac feelings


Tema Mac

Por mais que você não goste da Apple uma vez na vida em suas customizações de desktop você colocou alguma característica do Mac OS na sua distro, sejam os temas de ícones, seja uma Dock no painel inferior, sejam as cores do sistema.

6 - Baixou um código fonte de um programa e não soube instalar

Pacotes tar gz

Quando estamos começando é bem comum procurarmos por programas  para o nosso Linux na internet e em sites que sempre usamos no Windows, por vezes acabamos baixando os arquivos em tar.gz com o código fonte embutido, aí você descobre que não faz ideia do que fazer com aquilo.

Uns se arriscam a compilar, outros correm para o deb ou rpm mais próximo.

7 -  Tentar abrir o monitor do sistema pelo "Ctrl+Alt+Del"

Control alt e delete

É certo que você já tentou abrir o gerenciador de tarefas no Linux usando a clássica combinação de teclas no Windows, seja para finalizar um programa, seja para ver o consumo do sistema é bem comum se confundir, especialmente quando se está iniciando, ou pressionar Ctrl+Shift+Esc como é nas versões mais recentes do Windows.

Somos todos Pinguins!


Viu como não somos tão diferentes? Mesmo que por vezes usemos interfaces e sistemas diferentes certas coisas estão no currículo de qualquer pessoa que migrou para o Linux, e com certeza existem mais, então se você quiser acrescentar coisas à lista através dos comentários fique à vontade!

Ajude a espalhar este artigo compartilhando na sua rede social favorito, são poucos cliques e ajudam pra caramba, eu fico muito agradecido! :)

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

5 coisas que fazem você desistir do Linux

Usuários que estão testando pela primeira vez um sistema podem ter algumas dificuldades, conheça agora os principais fatores que fazem as pessoas desistir de usar Linux.

Desistindo do Linux

Os principais motivos que fazem você desistir do Linux


Ok, eu sei que boa parte dos leitores aqui do blog usa Linux no dia a dia e nem sequer cogita a hipótese de abandonar "o pinguim", faça chuva ou faça sol, você vai estar usando Linux sempre que possível, entretanto, há outra parte de leitores que acessa o blog buscando mais informações sobre o mesmo e por vezes também buscando ajuda e soluções para os problemas que por ventura encontrem.

Então hoje vamos falar de maneira aberta e sem preconceitos sobre os pontos fracos do Linux para os usuários, coisas que incomodam quem está migrando, pelo menos do meu ponto de vista, e que as vezes acabam fazendo o usuário desistir de usar Linux como sistema padrão.

Conheça agora os 5 principais motivos que fazem as pessoas desistirem do Linux


1 - Eu não quero aprender tudo novamente


Estudando Linux

É muito frustante achar que você entende muito de um assunto e acabar descobrindo que você não sabe nem 50% do todo.

Isso é extremamente comum e desanimador, querendo ou não, boa parte dos usuários que decidem testar o Linux tem conhecimentos prévios em informática, isso vem mudando um pouco com o passar do tempo mas normalmente é este o caminho, a pessoa passa muitos anos usando Windows e Mac e decide testar o Linux.

Os primeiros contatos com qualquer coisa nova sempre são estranhos, por assim dizer, mas de fato "o choque" ao se testar o Linux pela primeira vez pode ser grande se você tiver o azar de cair em uma distro não tão amistosa assim.

Acho que o que mais frustra os novatos é que apesar deles saberem que o Windows tem seus problemas e conhecerem os bugs que às vezes aparecem (oi tela azul!), essas pessoas sabem o que fazer quando isso ocorre, sabem resolver os problemas que aparecem e no Linux elas ficam perdidas.

"Meu Windows não está reproduzindo RMVB, há já sei... instalo o K-Lite Mega Codec Pack ou o Real Player e resolvido!"

"Meu Ubuntu não está reproduzindo RMVB, humm... lascou!"

A sensação de não saber algo assim é realmente ruim, afasta usuários e faz com eles desistam, mas claro isso foi só um exemplo, quando "o cara" se toca que não sabe nem instalar um programa da mesma forma que fazia antes é normal ficar chateado.

Tudo depende de aprendizado, é complicado você se sentir "o mais foda dos fodas" no Windows e chegar no Linux e descobrir que você é um iniciante aqui e boa parte das pessoas que estão neste mundo a mais tempo tem mais conhecimento na área que você, isso fere o Ego, algumas pessoas são humildes o suficiente para admitir que não sabem e pedir ajuda, outras preferem jogar numa zona segura e continuar com o Windows. E quer saber? São escolhas, não condeno quem prefere fazer isso, mas acho um desperdício de capacidade intelectual não explorar este lado da tecnologia, ainda mais se você é curioso.

Para amenizar um pouco essa migração preparamos o Guia completo de migração para Linux, leia com atenção, tenho certeza que vai ajudar muito.


2 - Opções, muitas opções!


As muitas opções que o Linux te traz

Este é o tipo de coisa que agrada uns e desagrada outros, mas mesmo você que hoje faz de tudo no Linux em algum momento da sua existência deve ter ficado perdido com tantas opções.

As variedades do Linux são ótimas, talvez um de seus pontos mais positivos certamente, porém, não posso deixar de perceber o quanto tantas opções assim por vezes prejudicam as escolhas, ter muitas opções só é bom quando você sabe escolher.

Isso realmente acontece quando as pessoas decidem testar o Linux, no Windows e Mac você não tem muitas opções mas no Linux além de escolher a distribuição, ainda existem uma variedade de opções de tudo o que você puder imaginar, são compositores de janelas, interfaces, gerenciadores de arquivos, gerenciadores de áudio, gerenciadores de rede, programas para editar texto, cada programa para cada função possui alternativas nas maiorias dos casos, cada uma com suas peculiaridades.

Nessa horas é que o motivo 1 da nossa lista, falta de vontade de aprender, pode corroer o novo usuário, afinal para fazer boas escolhas é necessário conhecimento.

Sinceramente não penso que o Linux deva se padronizar por completo, comentei isso neste vídeo já, mas alguns padrões poderiam ser úteis eventualmente.

Sei que muita gente torce o nariz quando se fala de "padrões" no Linux, e eu sinceramente gosto das opções, mas para o crescimento das distros Linux como um todo são necessários padrões, o mercado exige isso, ou isso acontece para que todos cresçam juntos ou a distro mais famosa (Ubuntu) será o padrão, como já é, boa parte dos aplicativos desenvolvidos atualmente foram compatibilizados com o Ubuntu antes, como a Steam por exemplo, apesar de funcionar em qualquer distro praticamente a única que a Valve da suporte de fato é o Ubuntu, futuramente talvez o Debian por conta do Steam OS.

Aos usuários que veem as muitas opções como defeito, meu pedido é de paciência, aprendam e vejam quais as diferenças, não tenham medo de testar, usar dual boot ou Linux em máquina virtual para aprender antes de instalar no HD não é nenhum crime.

3 - Não tem o meu jogo favorito


A falta de jogos no Linux

É um assunto interessante para se debater, por mais que você seja do tipo que acha que Linux nunca vai ter uma fatia boa de mercado no mundos dos games eu lhe digo, você está errado.

Tenha a noção que você está vivendo a era do nascimento do Linux para o mercado do games, se antigamente (3 anos atrás) você poderia dizer "Cara, Linux não tem jogos!", hoje já pode reclamar que não tem aquele título específico ou reclamar que os drivers de vídeo não estão dando tanto desempenho.

Isso mostra uma clara evolução do Linux neste mercado, em pouco tempo de existência o Linux já tem a sua disposição  20% do catálogo da Steam.

Alguns grandes  estúdios já demonstraram e demonstram interesse em lançar seus jogos para o Linux, mas muitos ainda não chegaram, e isso deixa alguns usuários com um pé atrás.

O catálogo de games que vão sair ou já saíram para Linux em 2015 é monstruoso, quem em sã consciência pensou há alguns anos atrás que teríamos algo remotamente parecido?

Existem porém, uma série de games do tipo "Free to Play" na internet de games de todos os gênero, na maioria os do tipo "Pay To Win" que arrastam uma multidão de jogadores que ainda não possuem versão para Linux, como Point Blank e League Of Legends por exemplo.

Quando um jogo não possui versão nativa para Linux normalmente existem duas opções, ou a pessoa tenta usar o Wine, pode ser complicado à primeira vista mas não é tão complicado assim (não mais do que crackear um jogo pelo menos), para te ajudar nisso temos um verdadeiro documentário sobre o Wine que você pode assistir aqui, ou a pessoa usa dual boot e por vezes acaba desistindo no Linux por isso.

Infelizmente isso não depende tanto no Linux e das distros em si, afinal quem faz os games são as produtoras, desenvolvedoras e estúdios, o que você pode fazer para ajudar a trazer jogos para o Linux é ajudar a divulgá-lo e cobrar destes estúdios que portem seus jogos para Linux, apesar de ninguém fazer isso, o boicote é sempre a melhor arma.

Eu sempre procuro aconselhar as pessoas quanto a isso, para muitas, os jogos são uma parte importantíssima do uso do PC, para algumas é até a principal, por isso se você gosta muito de alguns jogos, o dual boot está recomendadíssimo, use o Windows como um "console", para todo o resto use Linux, você estará mais seguro e poderá usar o melhor que cada um tem a oferecer, e quando os jogos que você gostar terem versões para Linux você pode usar no Linux, simples.

Verá que com o tempo você vai passar cada dia menos tempo no Windows, para jogos mais simples ainda pode-se usar uma máquina virtual.

Programas

Acho que neste tópico podemos incluir programas específicos também, na maioria dos casos temos alternativas à altura para tudo mesmo, diferente dos jogos que são em sua maioria insubstituíveis, com programas de computador temos muito mais alternativas, muitos dos softwares utilizados são multiplataforma e funcionam no Linux também, basta dar uma pesquisada que você deve encontrar softwares que façam o que você precisa, aqui no Diolinux mesmo tem várias dicas.

4 - Comunidade áspera


Eu sei de tudo

Eu sempre tomo algumas pedradas quando toco neste assunto, e acho que isso comprova o meu argumento, mas vou te dizer que um dos motivos das pessoas deixarem de usar Linux são os próprios usuários.

Não é tão incomum, infelizmente, de ver usuários Linux "pomposos" com um ar de superioridade de por usarem o "sistema do pinguim", neste caso tenho dois vídeos que postei no canal do Diolinux no YouTube, acho que eles ilustram bem a situação, não sendo necessário acrescentar argumentos, confira:




5 - Falta de suporte a determinados hardwares


Falta algo aqui?

Dificilmente você vai conectar um dispositivo no seu Linux e ele não será reconhecido, particularmente nunca tive problemas com nada, mas sempre há exceções.

Nestas exceções nós encontramos hardwares bem específicos, como mouses e teclados da Razer, ou hardwares antigos demais.

Falando em Razer, os produtos dela funcionam perfeitamente no Linux, o que você não terá provavelmente é aquele software bonitinho que acompanha o produto e permite fazer algumas configurações avançadas.

E se você está pensando "Tá vendo? O Windows tem esses drivers!"

Vai de vagar pra não falar bobagem! O Windows não tem esses drivers, conecte um dispositivo destes no sistema e você verá! 

Neste ponto o Linux até tem um suporte mais amplo que o próprio Windows mas a grande diferença reside no fabricante do componente.

Apesar da comunidade Linux com a ajuda de muitas empresas dar suporte a praticamente tudo é ainda o fabricante que produz o driver que vai ser usado no sistema operacional, se o Linux não tem o configurador de teclados da Razer, a culpa é da Razer que não faz e não do Linux em si.

O usuário final, porém, não quer saber de quem é a culpa, ele quer saber se funciona, só isso.

Outro problema que ocorre às vezes (já foi um problema maior) é a compatibilidade de algumas impressoras por exemplo, ou de hardwares específicos que são mais difíceis de instalar.

Tudo isso sem dúvidas afasta o usuário do Linux.

Apesar do texto poder passar a impressão que este tipo de problema é corriqueiro na verdade é bem ao contrário, eu até que sou bom em chutar estatísticas então vou dizer que em 95% dos casos você não terá problemas do tipo usando Linux, e quando tiver, dependendo da tarefa é possível recorrer ao dual boot, máquina virtual e dependendo dos casos até mesmo o Wine sirva.

Se quiser fazer a sua parte quanto a isso pressione as marcas que você usa a fazer drivers para o sistema que você quer usar.

Linux, um sistema que vale a pena usar


Se você está lendo este artigo com um certa vontade de abandonar o Linux eu peço que você reflita sobre uma questão.

Se o Linux fosse ruim, por que tanta gente utiliza? (Será que são masoquistas? rsrs)

As pessoas escolhem o Linux, dificilmente alguém usará Linux porque é obrigado, se você fizer a mesma pergunta usando o WIndows.

Se Windows é ruim, por que tanta gente usa ele?
Existem bons motivos pra isso, Windows vem como padrão nos computadores que você compra nas lojas, a Microsoft dominou este mercado por muitos anos antes de ter qualquer esboço de concorrência, muitas pessoas também não sabem que existem alternativas, outras são amarradas por softwares que só existem no mundo Windows, como o Tecnometal por exemplo. Percebe, poucas pessoas usam Windows por que escolheram usar o Windows, elas existem mas não são a maioria.

Meu objetivo com este artigo é simplesmente dizer que eu estou ciente dos problemas que o Linux ainda tem, mas colocando todos os prós e contras numa balança os pontos benéficos ainda são um elefante (e meio) contra um Quati (daqueles que te dão preguiça de aprender coisas novas), para mostrar o que eu estou falando eu convido você a ler o artigo:

10 motivos para trocar o Windows pelo Ubuntu

Alguns dos ponto fracos que comentei neste artigo possuem nuances favoráveis se você for ler o artigo que eu sugeri logo aqui em cima. Leia-o e verá.

No fim das contas consigo pensar em duas características que um usuário Linux precisa ter:

1 - Sede de conhecimento
2 - Persistência


Se tiver café ajuda também! ;)

Peço a você que está lendo que compartilhe este artigo, que deu um certo trabalho de escrever, especialmente com os seus amigos que estão testando o Linux, acredito que muitos vão reconhecer estas dificuldades.


Outra coisa que eu dou total liberdade de você fazer é adicionar mais motivos e soluções aqui nos comentários para deixarmos o artigo ainda mais completo, lembrando que este artigo é de opinião, e eu acredito que estes são os pontos principais, se houver mais algo que você ache que faltou fique à vontade para acrescentar.

Conto com a sua participação, até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Stallman faz duras críticas a Apple, Microsoft e ao Android

O fundador do projeto GNU, Richard Matthew Stallman, deu a sua opinião em uma entrevista ao site "The Register" sobre os sistemas da Apple, Microsoft e Google.

Richard Stallman

Fundador do GNU faz críticas as principais empresas do mercado


Stallman, também conhecido no mundo da tecnologia pelo acrônimo RMS, concedeu uma entrevista ao site The Register, onde comentou sobre Google, Microsoft e Apple e seus sistemas operacionais.

Os entrevistadores prepararam várias questões sobre Windows, Mac OS e Android, Stallman manifestou-se dizendo que o primeiro problema é justamente o sistema operacional por conta da quantidade de  bloatware (software pré-instalado) instalado.

Richard M Stallman

Sobre o sistema da Apple ele simplesmente comentou que o sistema "prende" o usuário ao "Mac Mundo" e quanto ao Windows ele afirma que os usuários são “sabotados” e que a Microsoft revela as vulnerabilidades do seu sistema à NSA, antes de lançar as respectivas correções.

Quanto ao Android, as críticas foram mais brandas mas ele diz não gostar de como o Android está criando "objetos inteligentes", como carros, TVs e coisas do gênero, ele afirma que este tipo de produto tem apenas a intenção de espionar os usuários dos mesmos.

Stallman sempre teve opiniões ácidas, você concorda com as afirmações dele? Deixe a sua opinião nos comentários!

Até a próxima!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Novo Trojan para Android te acusa de ver pornografia

Um novo trojan para Android tem causado um pouco de confusão entre os usuários do "robozinho", segundo a Bitdefender, mais de 15 mil e-mails contendo a praga já fora detectados.

Android com Vírus

Vírus para Android da falso alerta do FBI sobre pornografia


Um novo trojan com características de Ransonware está atacando alguns aparelhos Android impedindo que os usuários acessem o seus dados no Smartphone, liberando o acesso somente através de pagamento, o valor varia de 500 a 1500 dólares.

Vírus para Android
Imagem: Bitdefender

Tudo começa com a instalação de um aplicação que viria em forma de uma falsa atualização do Adobe Flash Player, o download instala um aplicativo de player aparentemente inocente, quando o usuário for utilizá-lo receberá uma mensagem de erro sem sentido, ao pressionar OK para encerrar a aplicação uma notificação do FBI aparecerá na tela, como esta que você vê na imagem acima.

A mensagem acusa o usuário de acessar conteúdo pornográfico Pornografia e mostra até um suposto histórico do qual eles tem posse que comprovaria os acessos e uso de conteúdo com este teor, ainda argumentando que eles possuem dados e fotos do atacado, desta forma informando que o usuário apenas voltará a ter acesso ao seu  Smartphone e dados se pagar a quantia("multa") estipulada, que como dissemos, poderia variar de 500 a 1500 dólares, caso contrário o usuário sofreria penas legais por suas ações.

A Bitdefender detectou mais de 15.000 e-mails de spam, incluindo arquivos zipados, provenientes de servidores localizados na Ucrânia com esta praga virtual.

A empresa de segurança comentou que caso um usuário seja infectado com este trojan não haverá muito o que fazer a não ser resetar o aparelho através de um "hard reset" ou caso o modo de desenvolvedor esteja ativo usando a SDK do Android pode ser possível remover o aplicativo.

Até o momento a Google não se manifestou sobre o caso.

Fonte--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
terça-feira, 26 de maio de 2015

Cortana vai falar com você pelo seu Android!

Microsoft pretende levar a assistente pessoal do Windows Phone, a Cortana, para o seu Android e para o seu iPhone também.

Cortana para Android

Usuários de Android e iOS também poderão usar a Cortana


A Microsoft informou que pretende liberar a Cortana, assistente pessoal do Windows Phone e futuramente também do Windows 10, para dispositivos Android agora neste mês de Junho, porém a data ainda não está definida, os  usuários de iOS poderão desfrutar da assistente provavelmente apenas no próximo semestre.

Eu sou usuário Android, gosto do Google Now e de seu "Ok, Google!" mas realmente a sensação que você tem ao fazer isso é conversar de fato com uma máquina, tanto a Cortana quanto a Siri (iPhone) passam a sensação de terem de alguma forma sentimentos, de terem humor, e isso eu acho bem interessante.

Apesar do porte para os outros sistemas a Microsoft informou que a Cortana não terá todos os recursos que possui no Windows Phone no Android e no iPhone também, funções como abrir aplicativos por comando de voz e mudanças de configurações do Smartphone através de comandos de voz devem ficar restritas aos dispositivos com Windows, pelo menos por enquanto.

Fonte.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Mandriva fecha as portas

Uma das principais pioneiras no uso do Linux no mercado corporativo não conseguiu mais se manter e acabou fechando as portas, saiba mais:

Mandriva encerra as suas atividades

Mandriva encerrará as suas operações


Eu não sou um usuário Linux de longa data  como muitos dos meus amigos, mas já li bastante e até testei alguns sistemas destes que vou comentar agora.

A Mandriva era uma empresa muito importante e de bom renome até poucos anos atrás, ela nasceu da junção de duas companhias, de duas comunidades distintas, uma delas brasileira, a Conectiva e da distro Linux francesa Mandrake, ambas tinham uma proposta parecida de trabalho e com a sua fusão nasceu o Mandriva.

O Mandriva foi uma das poucas distros, até a chegada do Ubuntu, que conseguiram colocar o sistema pré-instalado em computadores que foram para o mercado consumidor mais comum, eu mesmo já me deparei várias vezes (e nem faz muito tempo) com computadores vindos com a versão 2010 do Mandriva, que usava o Gnome 2 em máquinas vendidas em lojas de departamento.

Mandriva 2011


A última versão do Mandriva Linux efetivamente lançada para o público em geral foi a de 2011, a qual eu fiz uma review bem no início aqui do blog, você pode ler aqui.

É realmente uma pena ver um projeto assim terminando, as ideias que o Mandriva trouxe, especialmente o MCC, Mandriva Control Center, hoje adaptado pelo Mageia, distro derivada, como Mageia Control Center (MCC igualmente) com a capacidade de permitir a fácil configuração de praticamente tudo no sistema via interface gráfica, isso foi uma revolução!

 Saiba mais sobre o Mageia aqui.

Em 2011 já podia se perceber o declínio da empresa, não sei dizer com certeza qual foi o problema administrativo que ela passou, mas de fato, de 2011 para cá raramente se ouviu falar da outrora badalada Mandriva, a empresa focou-se em trabalhar com servidores e soluções corporativas e abandonou o usuário comum, por conta disto inclusive criaram-se a distros derivadas, Mageia, como já comentei anteriormente e o openMandriva.

A empresa chegou a ter, em 2013, o comando de meio milhão de Euros em negócios e parcerias mas vem definhando desde então e hoje conta com apenas 10 empregados, e vai fechar as portas em breve depois de 16 anos de existência.

Você usou o Mandriva? O que tem a dizer sobre ele?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Fedora 22 lançado, conheça os detalhes do novo sistema

Faça o download do Fedora 22 agora mesmo e conheça as novidades que acompanham a nova versão do sistema.

Fedora 22 download

Lançado Fedora 22 com Gnome 3.16


O Fedora agora possui 3 focos bem definidos, Cloud, Server e Workstation, é com isso que a edição 22 do sistema apoiado pela Red Hat Linux vem ao mundo.

Essa ideia de segmentar o Fedora nestas 3 distintas aplicações de mercado surgiu ainda no Fedora 21, distro que nós fizemos uma review em vídeo que você pode ver aqui, pode ser interessante para você conhecer um pouco do sistema caso nunca tenha visto ou usado ele antes.

No Fedora 22, segundo as informações concedidas no Fedora Magazine, veremos uma continuação deste projeto fundado no Fedora 21.

Destaques e novidades de cada segmento


Cada versão do Fedora recebeu atualizações relevantes nos seguintes itens:

Fedora Cloud: Docker Files, Docker Images, Vagrant Boxes e  Atomic Hosts.

Fedora Server: Database Server Role, o sistema de arquivos padrão agora é o XFS e atualização do serviço Cockpit.

Fedora Workstation: Gnome 3.16, KDE 5, XFCE 4.12, novo gerenciador de software DNF.

Para informações detalhadas sobre cada uma destas mudanças comentadas acima veja este documento de lançamento.

A equipe do Fedora também afirmou que agora pretende cumprir o calendário de lançamentos padrão da distro com lançamentos de 6 em 6 meses.

Para um usuário, digamos, comum, a melhor versão é a Workstation, apesar do nome sugerir que ela seria o ideal para desenvolvimento, as pessoas que desejam usar o Fedora como desktop convencional estão melhores servidas com esta alternativa.

Ainda podemos comentar como ponto positivo deste novo lançamento do Fedora o melhor suporte para tecnologia ARM e também temos um novo site, reformulado e mais bonito para as Spins do Fedora.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o Fedora ouça o nosso podcast sobre o assunto com a participação do meu amigo e mestre Jedi do Fedora, Aprígio Simões, no DioCast #7, basta clicar aqui.

Leia também:
Conheça o Fedy, uma ferramenta para agilizar a pós-instalação do seu Fedora.

Para baixar o Fedora 22 basta acessar este endereço e escolher a versão que você desejar.

Compartilhe este artigo para espalhar a nova versão do Fedora por aí e até a próxima! :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Baixe o Ubuntu 15.10 com Unity 8

O Desktop Unity está em pleno desenvolvimento e deverá chegar num futuro próximo ao seu desktop, porém, você já pode baixar para testar e conhecer as novidades.

Ubuntu 15.10 Unity 8


Ubuntu 15.10 Willy com Unity Next - Baixe agora


Para os curiosos de plantão a Canonical liberou uma ISO da nova versão do Ubuntu, o 15.10 "Lobisomem edition" - veja mais aqui - com com as construções diárias do Unity 8, ou Unity Next como também é chamado.

As Daily Builds, ou "construções diárias", são ISOs que mudam praticamente todo o dia acompanhando o desenvolvimento do sistema.

Existem de 32 bits e de 64 bits para download e existem uma série de bugs conhecidos e algumas soluções para contorná-los, veja nesta página.

Para baixar o Ubuntu com Unity 8 basta acessar esta página.

Ajude a espalhar o conteúdo por aí, compartilhe na sua rede social favorita logo abaixo, são só dois cliques e ajuda demais!

Quase ia me esquecendo... fizemos alguns destes de uma daily build passada do Ubuntu com Unity 8, veja aqui no nosso canal.

Até a próxima e bons testes! :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.