Sistemas operacionais

Linux Counter estima 83 milhões de usuários Linux no mundo

Estimar a quantidade de usuários Linux é algo extremamente complicado, uma vez que praticamente todos utilizam Linux direta, ou indiretamente, o próprio Ubuntu é um exemplo disso, da quantidade de pessoas que se beneficia do Linux. Quanto o assunto é desktop “a coisa” fica mais complicada, mas ainda assim existem esforços para estimar estas quantidades.

É um esforço legítimo, mas mesmo assim não temos um número certeiro, porém o pessoal do Linux Counter tenta fazer isso há um certo tempo já. O objetivo do site é simplesmente levantar estatísticas sobre o Linux, e uma das mais interessantes é a estimativa de usuários Linux que existem.

O Linux Counter permite que os usuários cadastrem-se no site e preenchendo algumas informações estes dados viram estatísticas e através dos dados o site faz um projeção do que seriam (mais ou menos) a quantidade de usuários do Linux ao redor do mundo, baseado nos cadastros que eles tem.

Eu recebi um e-mail deles atualizando-me dos números que foram compilados agora em Janeiro de 2016 e devo dizer que, apesar de não serem, como eu disse, uma certeza, eles dão uma boa elucidada na questão.

Segundo o Linux Counter hoje somos cerca de 83 milhões de usuários.

Quantidade de usuários Linux

Assim como eu expliquei no vídeo sobre o Distrowatch, dele não ser uma parâmetro para a quantidade de usuários que uma distribuição Linux tem, o Linux Counter também não é 100% confiável mas de qualquer forma podemos ter uma ideia do que realmente é, sendo que você pode consultar esta e muitas outras estatísticas diretamente no site do projeto.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!