AppImage - Rodando Apps em qualquer distribuição Linux Dionatan Simioni segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Um novo projeto está surgindo com a proposta de transformar a forma com que podemos acessar determinados programas no Linux, o AppImage permite que você rode um aplicativo em qualquer distribuição Linux sem a necessidade de fazer uma instalação tradicional, funcionando basicamente como se fossem aplicativos portáteis.

AppImage Linux




Como eu comentei, o funcionamento dos programas é semelhante as aplicações portáteis, mas ele também tem semelhança com o sistema de instalação de programas do Mac OS X e com a nova proposta do Ubuntu com o empacotamento Snappy. Cada aplicativo funciona de maneira independente com todas as suas dependências inclusas dentro de apenas um arquivo, aliás, este é um conceito que o projeto AppImage tem, one app = one file ou seja "um programa = um arquivo".

Atualmente o gerenciamento de pacotes do Linux faz com que as distribuições tenham maneira muito diferentes de instalar os programas, algumas mais fáceis do que outras, e alguma realmente mais complicadas para usuários que não são avançados. Se não bastasse isso cada distro costuma ter uma base de software que nem sempre vai atender completamente a vontade do usuário que quer uma versão diferente do programa, sem se preocupar com dependências, que quer aquela facilidade de baixar e rodar o programa com poucos cliques.

Conhecendo o projeto AppImage e baixando aplicativos


Para conhecer o projeto AppImage basta clicar no botão abaixo:


Dentro do site basta você escolher o pacote que você quer baixar, as aplicações são de 64 bits e o projeto ainda está no  início mas todos os que eu pude testar funcionaram normalmente. Ao baixar uma aplicação ela será como um outro binário qualquer que funciona com dois cliques desde que configuradas as permissões de execução corretamente.

AppImage

No arquivo que você baixar basta clicar com o botão direito sobre ele, ir na opção "propriedades" e na janela que se abrir (esta acima) vá até a aba "permissões" e nela marque a opção de "Permitir execução do arquivo como um programa" e marque o acesso para o seu usuário para "Leitura e escrita", feche e agora basta dar dois cliques.

Ainda existem poucos programas infelizmente mas em breve a biblioteca deve aumentar, se você é desenvolvedor você pode encontrar o AppImage no GitHub. Até o Linus Torvalds comentou o o projeto positivamente.

AppImage por Linus Torvalds

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus