Sistemas operacionais

Qual a diferença entre “SUDO” e “SU” no Linux?

Quem gosta de se arriscar dando uns comandos no terminal Linux já deve ter utilizado o famigerado “SUDO” ou mesmo “SU” para alguma coisa. Conheço muita gente que utiliza mas que não sabe exatamente para que serve ou qual é a diferença, por isso vamos entender melhor como eles funcionam  neste vídeo.

Meu amigo Tales Mendonça produziu um vídeo bem bacana sobre a diferença entre o comando “sudo” e o “su” e compartilhou com a gente a sua vídeo aula, confira para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto:

Agora ficou fácil né? Podemos resumir da seguinte forma:

  • su: Serve para você se logar com algum usuário, se o usuário não for especificado, por padrão o “su” vai se logar com o usuário “root” ou administrador.
  • sudo: Serve para você dar privilégios temporários de administrador para o seu ou outro usuário, todo usuário que estiver contido no grupo “sudoers” poderá se utilizar do “sudo”.

Você pode conhecer o blog do Tales clicando aqui. Falando nele, nós temos um novo livro de Shell Script na DioStore que foi escrito por ele, Tales A. Mendonça e parceria com o Bruno Gonçalves, clique aqui para conferir.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!