Notícias

Internet Limitada: Como estimar quanto de internet você gasta mensalmente

Com toda essa coisa de internet com franquia, eu recebi muitos pedidos para mostrar como poderia ser feita uma estimativa de quanto de internet o usuário gasta mensalmente, pois bem, eu vou exemplificar aqui de maneira simples através do Ubuntu, mas a dica pode ser utilizada em qualquer sistema operacional, mesmo que não seja Linux.

Bom, vou mostrar duas formas mais fáceis para estimar o quanto de internet você gastaria mensalmente, uma é bem simples e a outra um pouco mais técnica. Acredito que ambas as formas não servirão para de dar uma exatidão, mas darão um valor aproximado confiável.

A forma mais leiga, não tão precisa

Bom, se você tem apenas um computador na sua casa, usa internet cabeada ou mesmo roteador mas não costuma usar o Wi-Fi de casa para ficar mexendo no celular (acho difícil), a maneira mais fácil que você tem de estimar o quanto você gasta de internet é simplesmente olhando no “Monitor do sistema” depois de um dia de uso de internet normalmente.

Monitor do sistema

Observa na parte inferior a estatísticas de dados “Recebidos”, logo abaixo temos o “Total Recebidos”, neste caso, quase 26 GB. O monitor do sistema vai monitorar a quantidade de dados baixados durante o tempo que o computador estiver ligado, caso você ligue ele pela manhã, por exemplo, na hora do almoço você desligue para ligá-lo novamente à tarde você terá esse contador zerado.

De modo que caso você esteja fazendo está média, antes de você desligar o computador é importante anotar qual foi o valor utilizado. Faça isso durante um dia de uso “normal”, anote a sua quantidade de dados baixados, pegue o valor que deu e multiplique por trinte e voilá, você tem uma estimativa de quanto você gasta mensalmente.

Obviamente que nesta conta devem entrar alguns detalhes, se você está fazendo isso durante a semana por exemplo, e no final de semana você costuma assistir Neftlix, ou jogar online, os valores poderão se alterar, por isso eu recomendo que você faça isso em um dia que você use a internet com mais intensidade, assim se você errar você errar por mais e não por menos, o que neste caso trará uma maior realidade ao nosso teste.

Para quem usa o Windows 7 ou 8.1 vale a mesma dica, para quem usa o Windows 10 existe uma ferramenta no sistema que monita essas informações como você pode ver no vídeo do meu amigo Lucas Peperaio, a parte específica é no minuto: 6:43.

A maneira mais técnica e também mais precisa

Claro, com as técnicas acima você tem na verdade uma noção superficial, ainda que possa gerar uma estimativa até certo ponto fidedigna, porém, nós sabemos que a utilização de internet dentro de casa vai muito além de apenas um computador, muitas vezes as pessoas tem mais de uma máquina, tem vários celulares, televisores e outros dispositivos que consomem dados, normalmente através do Wi-Fi e é justamente através do nosso amigo roteador que você vai conseguir ter uma noção mais clara dos dados gastos.

Inclusive, se você conseguir deixar o seu roteador ligado 100% do tempo o mês todo você poderá ver exatamente quanto de dados foi trafegado na rede, para fazer este teste eu desliguei o meu roteador e usei por um dia para ter uma estimativa, e agora eu vou te ensinar a ver estes dados.

Caso você não saiba, você pode acessar o seu roteador através de qualquer navegador de internet que você tenha, basta saber o IP do dispositivo para saber isso no Ubuntu é muito simples, vá no ícone de conexão de rede na barra superior e clique em “Informações da conexão” e você verá uma janela como esta logo abaixo, ao lado de “Roda padrão” você verá o IP, no meu caso 10.0.0.1, esse número pode ser diferente dependendo de como o roteador foi configurado, lembrado que você só vai conseguir acessá-lo desta forma caso você esteja conectado na mesma dede que ele está.

Identificando internet

É possível consultar estes dados também usando o terminal para quem preferir através do comando: 

route

IP do roteador

Desta forma você pode ver claramente qual o IP do roteador, que é obviamente o mesmo que aparece na imagem anterior.

Muito bem! Agora você já sabe qual é o IP do seu roteador, abra um navegador de internet de sua preferência e digite este número, pressione a tecla enter e você será redirecionado para uma tela de login do seu roteador. Agora temos um empasse, você sabe a senha do seu roteador? Não é a mesma senha do Wi-Fi, é do roteador!

Se você sabe, digite as informações e entre no sistema do roteador, caso você não saiba é possível que se quem instalou ele para você foi um pouco descuidado a senha ainda seja a padrão de fábrica neste caso tente, usuário: admin, senha: admin e pressione enter, caso não seja essa entre em contato com quem instalou o roteador para você para que você possa continuar com o nosso tutorial.

Essa é a parte final, os roteadores são diferentes uns dos outros, então eu não posso dizer exatamente onde fica no seu, mas deve haver uma sessão de estatísticas ou algo parecido que mostra o consumo de dados por cliente conectado.

Dados no roteador

Como você pode ver, do lado direito onde eu destaquei para ficar mais fácil de você ver, nós temos a quantidade de dados gasta por cada IP, ou seja, por cada dispositivo conectado. No meu roteador independente do dispositivos estar conectado no momento ou não, a quantidade de dados gasta por tal endereço de IP é mantida, o que permite uma conta muito confiável.

Na imagem acima temos no primeiro quadro o meu computador (PC onde baixo jogos), logo abaixo meu Smartphone e mais abaixo ainda o meu Notebook, no caso do meu roteador o valor é dado em MB, ou seja, para ter o valor em GB some todos os valores e divida por 1024.

18cJaTDh6z4ABESj9nyJ3XT8BXa6g2Q9yOEBoUVHoDAu6CKguZMMpdvNu5rLXXRUd8pwUL

Ou seja, eu tive em um dia um gasto de quase 32 GB de dados, vamos multiplicar esse valor por 30 para colocarmos em uma média e teremos o valor aproximado de aproximadamente 949 GB, supondo que eu gastasse isso todos os dias. É, acho que não tem franquia que cubra a minha necessidade…

Um dica adicional para você não se confundir

Se você acessar o seu roteador hoje ele vai te mostrar o consumo de dados que passaram por ele deste a última vez que ele foi desligado, ou seja, para você ter um valor no dia você terá que desligá-lo e ligar novamente, ou se quiser fazer um teste mais completo, desligue-o e ligue novamente e caso a sua energia não caia, verifique a quantidade de dados utilizada daqui a 30 dias.

Procure observar se o seu roteador armazena as informações de dados dos IP mesmo quando eles não estão conectados como o meu, porque caso eles não o façam esse método dos 30 dias não irão funcionar, uma vez que ele irá zerar a contagem cada vez que um dispositivo é conectado.

Espero que a dica tenha sido útil de alguma forma para você, junte-se a nós nessa campanha anti internet limitada, saiba mais aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!