AndroidAplicativosSistemas operacionais

Chrome OS deverá passar a rodar aplicações Android nativamente

Parece que a Google pretende aproximar o Chrome OS e o Android a cada dia mais. A atualização mais recente do sistema trouxe para o mesmo uma aparência muito semelhante aos mais recentes Android seguindo conceito de design “Material” criado pela empresa.

Não sei se você percebe uma tendência acontecendo, mas as grandes empresas de tecnologia, cada um da sua forma, estão criando interoperabilidade entre aplicações desktop e mobile.

O Chrome OS é a aposta da Google para um segmento que muita gente gostaria que fosse realidade em todo mundo, que é ter um sistema operacional voltado para aplicações em nuvem. O maior problema da Google é que justamente o acesso a internet não é “um primor” em todo lugar do mundo, isso dificulta (e muito) a vida do Chromebooks, uma vez que sem internet ou com internet limitada eles são praticamente “inúteis”.

Qual seria a solução para isso? Fazê-lo rodar aplicações que não dependam tanto de internet, certo? Acho que a reposta é óbvia. 

O Android nessa história

São várias pequenas coisinhas que eu venho reparando que convergem. Recentemente nós pulicamos aqui no blog uma matéria que mostra que o Android N, a futura versão do sistema, consegue rodar os aplicativos em modo janela, semelhante ao que acontece no Remix OS.

O Chrome OS agora está ganhando o tema do Android, o Material Design, tanto que se você usa a versão 50 do navegador Google Chrome no seu computador, acessando “chrome://flags/” no navegador você vai conseguir ativar uma opção que habilita o novo tema para o browser. Para completar, nesta semana foi descoberta uma função escondida dentro do Chrome OS que permitirá rodar Apps Android. Se isso for verdade, significa que a Google também está embarcando nessa onda de sistemas operacionais convergentes, ou melhor dizendo, compatíveis entre Desktops e Mobile neste caso, já que apesar de rodarem as mesmas aplicações eles são sistemas diferentes.

Para quem tem a maior base de usuários mobile do mundo, trazer Apps que as pessoas aprenderam a gostar para os computadores e fazer com que os usuários queiram usar esse tipo de sistema, ainda mais vindo da Google, não me parece ser um exercício de imaginação muito grande.

Todas as principais empresas do ramo da computação pessoal estão muito próximas disso. Seja compatibilizando sistemas, seja a interface, realmente parece que no futuro teremos um sistema único para todos os nossos aparelhos, ou pelo menos, muito parecidos.

Como o Chrome OS é baseado no Linux, especificamente no Gentoo, não seria nada mal se o Google liberasse o sistema final  pra gente né?

Você encontra informações sobre o Chromium OS aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!