DebianUbuntu

Debian e Ubuntu são líderes em servidores Linux

É realmente complicado estimar corretamente o número de computadores rodando Linux no mundo, mas existem algumas aproximações boas. Recentemente a página do Ubuntu no Facebook compartilhou uma informação muito interessante da W³Techs sobre o percentual de distros Linux em servidores públicos na internet.

A base Debian parace ser a preferida pelas pessoas que montam servidores para a internet, pelo menos é isso que aponta a pesquisa feita pela W³Techs, uma empresa especializada em levantar dados estatísticos de tecnologias usadas na rede.

Sistema operacionais utilizados

A pesquisa faz apenas um comparativo entre sistemas operacionais Linux, desta forma Windows, BSD e outros mais ficaram de fora da análise. 

Veja também: Windows é o sistema mais utilizado em servidores no Brasil?

Segundo as informações, o Ubuntu mostra uma crescente contínua desde 2009, quando a W³Techs começou a fazer suas pesquisas e provavelmente ultrapassará o Debian em alguns meses. Segundo as estimativas, levando-se em consideração os outros sistemas operacionais non-Linux, o Ubuntu tem cerca de 11,6% de todos os servidores da internet rastreados. O site enfatiza o crescimento do Ubuntu, porém, através dos gráficos podemos observar também uma grande utilização do Debian e do CentOS, a “versão grátis do RedHat”, este por sua vez fica logo atrás à uma porcentagem considerável.

Para ver mais gráficos e estatísticas sobre o assunto consulte a página oficial.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!