ManjaroNotíciasSistemas operacionais

Manjaro Linux terá uma versão destinada para gamers

A comunidade em torno do Manjaro Linux é muito interessante, você consegue encontrar imagens do sistema com praticamente todas as interfaces gráficas existentes, porém, agora começamos a encontrar o Manjaro composto por uma seleção de softwares diferentes também, procurando atingir um público algo ainda mais específico, neste caso destinada para gamers.

Está é uma versão comunitária, ainda em desenvolvimento, do Manjaro, visto que ele ainda não foi anunciado no site oficial (até o momento deste post, pelo menos) e que faz uma modificação dos pacotes de software que vem por padrão na versão, digamos assim, oficial, do Manjaro, com XFCE, da qual nós já fizemos uma análise.

O que tem de diferente na versão gaming?

A versão gaming modifica basicamente os pacotes padrão trazendo softwares destinados para gamers e pessoas que produzem conteúdo para internet, seja para o YouTube, TwitchTV ou qualquer outro site.

Manjaro Gaming

As aplicações adicionadas foram:

– Audacity

– Conky Manager

– KdenLIVE

– Mumble

– OBS Studio

– OpenShot

– PlayOnLinux

– Shutter

– Skype

– VirtualBox

– Wine

– Steam

Há também uma lista grande de emuladores de vídeo game para os que gostam de jogar desta forma:

– DeSmuME

– Dolphin Emulator

– DOSBox

– Fceux

– Gens/GS

– PCSXR

– PCSX2

– PPSSPP

– Stella

– VBA-M

– Yabause

– ZSNES

Vale o teste?

Se você já gosta da base Arch Linux, do Manjaro, e gosta de usar o seu computador para jogar, certamente está edição deve estar na sua lista de testes. O Manjaro Gaming é um projeto que traz praticamente todos os programas que você precisa para jogar e para criar conteúdo envolvendo jogos no Linux para a internet.

Uma coisa que vale comentar, é que tirando a adição de pacotes, o sistema parece não ter outras otimizações para games, adições de drivers ou modificações do tipo, o que pode não ser de grande impacto, já que os pacotes do Manjaro são bem atualizados, porém, ainda deixa aquela sensação de “gostaria que tivesse mais”, como o Steam OS tende a ser. Como o projeto ainda está no início podemos esperar por novidades e melhorias, você pode baixar ele do Sourceforge, logo abaixo:

– Download (apenas 64 bits)

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!