Responsive Ad Slot

Como fazer vídeo chamadas pelo Skype Web no Linux

Fazer chamadas de vídeo ou áudio pelo Skype Web através do Linux ainda não é possível nativamente, existem apenas plugins para Windows e para Mac, porém, hoje vamos te ensinar um "hackzinho" para usar este recurso sem precisar instalar o plugin, tudo o que você vai precisa é do Firefox.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

/ by Dionatan Simioni
Fazer chamadas de vídeo ou áudio pelo Skype Web através do Linux ainda não é possível nativamente, existem apenas plugins para Windows e para Mac, porém, hoje vamos te ensinar um "hackzinho" para usar este recurso sem precisar instalar o plugin, tudo o que você vai precisa é do Firefox.

Skype Web chamadas de vídeo no Linux


Quanto mais o tempo passa mais eu me convenço de que poderia viver praticamente só com WebApps. Hoje em dia praticamente toda a minha produtividade é baseada neles. Aí, por querer fazer uma experiência, nesta semana deixei o aplicativo do Skype Desktop de lado para testar um WebApp através do Google, a interface é muito mais bonita do que a versão para Linux, como você pode ver aqui, além disso tudo funciona bem, tem notificações na Área de trabalho e tudo, porém, a função de chamadas não funciona nativamente e nem sequer possui um plugin para Linux para que eu possa habilitá-la.

Para contornar o problema das chamadas, que nem é um recurso que eu uso tanto mas é bom ter a disposição afinal os clientes utilizam, eu pesquisei um pouco pela internet. Descobri que o novo browser da Microsoft, o Edge, possui integração nativa com o Web Skype e por ele o recurso de chamadas funciona nativamente sem a necessidade de plugins, tentei pesquisar para saber o que o browser tinha de diferente em relação aos demais do mercado para entender o que fazia o Skype Web funcionar e não encontrei nada profundo, aliás, é algo tão estúpido... o site apenas verifica o nome do browser para liberar o acesso sem o plugin... no melhor estilo:

"- Qual seu nome?
 - Edge.
 - Blz, então pode acessar."

Desta forma nós só precisamos mudar o User-Agent do navegador e BING! Ops, BINGO!!! :D

Essa técnica vai funcionar em qualquer sistema operacional, por consequência no Linux também.

Depois que eu descobri isso comecei a procurar complementos que permitissem mudar o Usar-Agent do Chrome para o Microsoft Edge, encontrei apenas um com este recurso, porém, o mesmo não se mostrou eficaz, por conta disso parti para o Firefox e nele sim encontrei um plugin capaz de fazer a "mágica".

Quer ver como funciona?


1 - Abra o seu Firefox e através dele acesse este endereço (clique aqui). Instale o complemento disponível nesta página.

2 - Depois de instalar o complemento você verá que um novo ícone aparece no seu Firefox, clique nele e mude através do seletor o User-Agent do navegador para "Windows/Edge".


3 - Agora acesse o site web.skype.com e logue-se com a sua conta.

4 - Uma vez dentro do site você verá que os ícones de chamadas de vídeo e ligações já aparecem como opções, o Firefox vai te perguntar sobre a integração com microfones e notificações na Área de trabalho para melhorar a sua experiência, basta confirmar.


Skype Web com vídeo chamadas no Linux


E é isso! Eu ainda prefiro usar o WebApp pelo Chrome, mas de qualquer forma, se for preciso fazer uma chamada através do navegador eu já sei como posso fazer sem precisar sair do Linux, e claro, agora você também sabe! :)

Obviamente o Skype não é a única forma de fazer chamadas, existem várias, mas como eu disse antes, ele é um programa que muitas empresas costumam utilizar, então, quem paga as contas é que define o meio muitas vezes.

Agora é a sua vez, se você gostou da dica, compartilha para mostrar  a mais pessoas, pode ser que alguém esteja com esta dificuldade e assim você vai poder ajudar.

Até a próxima! 
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Confira:
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo