Como fazer vídeo chamadas pelo Skype Web no Linux
Sistemas operacionaisTutoriais

Como fazer vídeo chamadas pelo Skype Web no Linux

Fazer chamadas de vídeo ou áudio pelo Skype Web através do Linux ainda não é possível nativamente, existem apenas plugins para Windows e para Mac, porém, hoje vamos te ensinar um “hackzinho” para usar este recurso sem precisar instalar o plugin, tudo o que você vai precisa é do Firefox.

Quanto mais o tempo passa mais eu me convenço de que poderia viver praticamente só com WebApps. Hoje em dia praticamente toda a minha produtividade é baseada neles. Aí, por querer fazer uma experiência, nesta semana deixei o aplicativo do Skype Desktop de lado para testar um WebApp através do Google, a interface é muito mais bonita do que a versão para Linux, como você pode ver aqui, além disso tudo funciona bem, tem notificações na Área de trabalho e tudo, porém, a função de chamadas não funciona nativamente e nem sequer possui um plugin para Linux para que eu possa habilitá-la.

Para contornar o problema das chamadas, que nem é um recurso que eu uso tanto mas é bom ter a disposição afinal os clientes utilizam, eu pesquisei um pouco pela internet. Descobri que o novo browser da Microsoft, o Edge, possui integração nativa com o Web Skype e por ele o recurso de chamadas funciona nativamente sem a necessidade de plugins, tentei pesquisar para saber o que o browser tinha de diferente em relação aos demais do mercado para entender o que fazia o Skype Web funcionar e não encontrei nada profundo, aliás, é algo tão estúpido… o site apenas verifica o nome do browser para liberar o acesso sem o plugin… no melhor estilo:

“- Qual seu nome?

 – Edge.

 – Blz, então pode acessar.”

Desta forma nós só precisamos mudar o User-Agent do navegador e BING! Ops, BINGO!!! 😀

Essa técnica vai funcionar em qualquer sistema operacional, por consequência no Linux também.

Depois que eu descobri isso comecei a procurar complementos que permitissem mudar o Usar-Agent do Chrome para o Microsoft Edge, encontrei apenas um com este recurso, porém, o mesmo não se mostrou eficaz, por conta disso parti para o Firefox e nele sim encontrei um plugin capaz de fazer a “mágica”.

Quer ver como funciona?

1 – Abra o seu Firefox e através dele acesse este endereço (clique aqui). Instale o complemento disponível nesta página.

2 – Depois de instalar o complemento você verá que um novo ícone aparece no seu Firefox, clique nele e mude através do seletor o User-Agent do navegador para “Windows/Edge”.

PLSvK63wk

3 – Agora acesse o site web.skype.com e logue-se com a sua conta.

4 – Uma vez dentro do site você verá que os ícones de chamadas de vídeo e ligações já aparecem como opções, o Firefox vai te perguntar sobre a integração com microfones e notificações na Área de trabalho para melhorar a sua experiência, basta confirmar.

Skype Web com vídeo chamadas no Linux

E é isso! Eu ainda prefiro usar o WebApp pelo Chrome, mas de qualquer forma, se for preciso fazer uma chamada através do navegador eu já sei como posso fazer sem precisar sair do Linux, e claro, agora você também sabe! 🙂

Obviamente o Skype não é a única forma de fazer chamadas, existem várias, mas como eu disse antes, ele é um programa que muitas empresas costumam utilizar, então, quem paga as contas é que define o meio muitas vezes.

Agora é a sua vez, se você gostou da dica, compartilha para mostrar  a mais pessoas, pode ser que alguém esteja com esta dificuldade e assim você vai poder ajudar.

Até a próxima! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!