TutoriaisUbuntu

Como usar o Deja Dup para fazer backups no Ubuntu

Muita gente não sabe, mas o Ubuntu, assim como outras distros que costumam usar o Gnome Shell, trazem um programa nativamente para fazer Backups de arquivos e documentos, o Deja Dup, o nome foi simplificado para “Backups” nas últimas versões, vamos conhecê-lo melhor?

Não tem como discutir a importância de fazer backups de arquivos e documentos, nessas horas vale aquela máxima: “Backup; quem tem dois, tem um, e quem tem um, não tem nenhum.”

No fim das contas, cada usuário define por si só como prefere fazer isso. Conheço muita gente que prefere fazer isso manualmente, outros jogam tudo na nuvem. De qualquer forma, pode ser útil você ter um programa para te ajudar a fazer backup de diretórios específicos automaticamente, aumentando a sua produtividade.

Usuários de Mac costumam salvar o sistema inteiro com o Time Machine, o pessoal do Windows trabalha com os pontos de restauração, no Linux existem várias opções nesse sentido, acho que a mais legal é o Sytemback, que permite que você até gere ISOs instaláveis do sistema, mas hoje vamos falar de outra categoria de programa de backup, que curiosamente já com o Ubuntu por padrão e pouca gente usa.

Conhecendo o programa

No Ubuntu 16.04 LTS existem várias formas de você chegar até o aplicativo de backups, você encontra ele pesquisando por “Backups” ou “Deja Dup” no menu ou através do painel de configurações do sistema.

Backups Ubuntu

Depois de abrir a aplicação você encontrará uma interface muito simples, como você pode ver na imagem abaixo.

Deja Dup Ubuntu

Na parte superior direita da aplicação você pode habilitar o desabilitar as funções de backups, as opções de configuração disponíveis estão logo abaixo. É possível agendar backups semanais ou diários para que você não precise se preocupar.

Por padrão, o Deja Dup salva a sua pasta pessoal completa, exceto a pasta “Downloads”, porém é possível configurar na parte esquerda dos aplicativo quais pastas você quer ignorar, e quais pastas você quer incluir.

Em “Local de armazenamento” você pode definir onde os arquivos que você fizer backup serão salvos, uma dica legal aqui é você utilizar um serviço de sincronia em nuvem como o Dropbox, Google Drive, Mega, OwnCloud ou qualquer coisa parecida, dependendo da sua necessidade, para fazer backup em nuvem também diretamente.

Experimento o Deja Dup e depois nos diga o que você achou da aplicação. Você já conhecia essa ferramenta de backups nativa do Ubuntu?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!