Sistemas operacionais

Gmac – Um Linux com o tema de Mac OS X

Existem muitas pessoas que gostam do visual do sistema da Apple, porém, não querem ou não podem pagar por um Macbook ou outro computador “da maçã”, então para os que gostariam de poder usar um sistema com o look&feel da Apple, aqui vai uma sugestão, o Gmac.

Recentemente nós fizemos um vídeo para mostrar o Gmac no canal do Diolinux que atingiu uma grande quantidade de views, o sistema chamou a atenção de muitas pessoas e hoje eu vou fazer mais algumas considerações sobre ele.

Como eu falei no vídeo, não tenho nada contra  quem faz remasterizações e distribui por aí, acho que esse tipo de coisa está no âmago do Software Livre, baixar, modificar e redistribuir, sejam quais sejam as modificações, das mais simples às mais complexas, se o sistema possui pessoas interessadas a utilizá-lo deste forma, ele não deve nada a ninguém, porém, acho prudente informar os usuários que o sistema é remasterizado, pois todas as atualizações de segurança e qualquer outro tipo de modificação que o sistema sobre neste sentido é de responsabilidade da distribuição sob a qual o sistema foi feito, no caso o Ubuntu.

Algumas pessoas, nos comentários do vídeo, acharam que eu estava “com má vontade” para fazer a review pois não detalhei tanto o sistema como o de costume,  então por isso acho que vale a pena uma explicação breve.

O sistema não tem realmente nada de diferente do Ubuntu, ou Ubuntu Gnome no caso, ambos já foram destrinchados no canal algumas vezes e realmente o grande diferencial do Gmac, é um conjunto de extensões do Gnome Shell, que você poderia instalar em qualquer distro, um conjunto de ícones e temas GTK do Mac OS X, o Slincold, como lançador e o Plank, o dock originário do elementary OS.

Todos estes elementos foram comentados no vídeo e realmente não há nenhum outro programa que venha com o Gmac que não venha por padrão no Ubuntu Gnome. Por este motivo não me estendi além do necessário.

Complementando, da mesma forma como comentei no vídeo, quem optar por simplesmente instalar e configurar um tema Mac OS X no seu Ubuntu Gnome, ou mesmo Unity, não estará perdendo muito em relação ao Gmac, afinal, ele é basicamente um tema, por isso, consulte este tutorial que te ensina a instalar um tema Mac OS X bacanudo no Ubuntu. Desta forma você vai baixar menos arquivos e estará usando um sistema “original”, com uma grande equipe de desenvolvedores por de trás, mas mesmo assim, se o Gmac lhe interessa, vá em frente, liberdade é isso também. 🙂

Interessado em baixar o Gmac para a sua utilização? Confira esta página.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!