NotíciasSistemas operacionais

Endless OS 3.0 – Lançada nova versão do sistema com suporte a dual boot e muitas novidades

O Endless OS, sistema que nós comentamos diversas vezes aqui no blog como sendo uma das melhores distribuições Linux para fins educacionais, acaba de receber uma grande atualização com vários recursos novos que vão facilitar tanto a sua instalação, quanto a sua utilização, confira:

Se você ainda não conhecia o Endless OS, talvez seja interessante ver os vídeos que nós fizemos mostrando o sistema, ainda que ele tenha mudando um pouco, o cerne “da coisa” ainda continua o mesmo, então aqui vão duas sugestões:

Conheça o Endless Mini

Conheça o Endless OS

Agora vamos às novidades da nova versão, que começam já pelo download do sistema.

Endless OS 3.0

Algumas das principais novidades do sistema nesta nova versão estão na possibilidade de instalar o Endless OS em dual boot, mudanças na base do sistema para minimizar o consumo de internet, já que o sistema tem a proposta de ser utilizado e complemente útil mesmo em locais onde o acesso à rede não é muito bom, além da atualização dos pacotes e conteúdos.

O Endless OS vem com um pacote pré-instalado e acessível off-line de mais de 100 aplicativos e ferramentas para todas as funcionalidades, incluindo o meu grande destaque, uma enciplopédia completa e jogos educativos, que facilitam o aprendizado das crianças. Além destes, existem também aplicativos para saúde e bem-estar, receitas, ferramentas para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações, edição de vídeo, ouvir música e muito mais.

Dual Boot com Windows

Esta foi uma grande sacada do meu ponto de vista, muita gente que gostaria de testar o sistema acaba não fazendo por precisar formatar o computador de uma forma mais “drástica”, a possibilidade de usar em dual boot acaba acrescentando um fator positivo para o teste do sistema, assim você pode testá-lo ao lado da sua distro Linux favorita (para usuários mais avançados, pois é necessário fazer a instalação posterior do GRUB) ou ao lado do Windows, utilizando um instalador automatizado.

A instalação do sistema também pode ser revertida e não é mais necessário apagar arquivos ou partições antes de instalá-lo. O novo processo de instalação dispensa a criação de um pendrive instalador ou a necessidade de alterações na Bios do computador, tornando o processo de instalação bastante simples.

FLATPAK

O FLATPAK é um novo modo de empacotamento de software desenvolvido especialmente pela equipe do Gnome, nós já falamos sobre ele por aqui e você pode conhecer melhor e entender como ele funciona clicando aqui.

O novo Endless agora é compatível com Flatpak, isso garante que aplicativos de fora do repositório do sistema sejam adicionados de uma forma mais simples pela própria Endless, e de certa forma, o Endless OS é uma distribuições Linux pioneiras em adotar este formato, entretanto, inicialmente os pacotes Flatpaks serão apenas utilizados como forma de gerenciamento de programas pela empresa, não sendo possível o usuário adicionar os seus próprios.

Com uma interface modificada no Gnome e um núcleo baseado no Debian, o Endless OS 3.0 agora traz o Gnome 3.20 e o Debian 8 como base, isso melhora tanto o Kernel do sistema, que agora reconhece mais drivers, quanto toda a segurança e performance para diferentes computadores.

Por fim, o EOS 3.0 inaugura um novo sistema de desenvolvimento de aplicativos próprios, que dará mais agilidade à ingestão de novos conteúdos para acesso off-line. “A Endless vem se consolidando como uma plataforma de conteúdo. Queremos ser um facilitador para que conteúdos diversos e relevantes possam ser entregues para usuários em todo o mundo, independentemente do nível de conectividade”, diz Roberta Antunes, Diretora da Endless. 

Download do Endless OS 3.0

O sistema operacional Endless OS está disponível para baixar gratuitamente em duas versões: Básica e Completa. 

Versão “Básica”

Recomendada para pessoas com acesso constante à internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente. 

Inclui: Aplicativos de desktop básicos como navegador Chromium, LibreOffice, player de áudio, gerenciador de e-mail e editor de fotos GIMP.

Idiomas: Português do Brasil, Espanhol, Inglês, Francês, Chinês e Árabe, entre outras

Versão “Completa”

Recomendada para pessoas com acesso restrito à internet.

Inclui: Um ecossistema com mais de 100 de aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis off-line. Além dos apps da versão básica, há programas, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros.

Idiomas: Português do Brasil, Espanhol e Inglês

OKNw Et3CpSJOtsWOzvSWFN9qT4ue9Sr9oIaPSHo8zQpX0gY1 PaJdL0R1OIVI3iBtKgRcaZUeR5VPpGgThm6jc8EtmNTBY42wxvG GQUTtm NwQUB4GibqYVeEHBkZp17qJGVR0

Baixe e deixe a sua opinião sobre o sistema, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!