Sistemas operacionais

Guake Terminal – Uma forma prática para você dar comandos para a sua distribuição Linux

Quem vive mexendo no terminal Linux pode encontrar no Guake uma ferramenta interessante para interagir com o computador de uma forma muito prática, conheça um pouco melhor a aplicação.

Imagine um terminal que você pode acessar de qualquer lugar e que não é necessário nada além de uma única tecla para abri-lo; suporte a múltiplas abas, teclas de atalho, configuração de temas, organização visual e possibilidade de criar comandos automatizados, este é, em resumo, o Guake Terminal.

A configuração padrão do Guake Terminal permite que você abra ele pressionando a tecla F12, esteja você onde esteja, em qualquer pasta ou programa do sistema, ele vai se abrir e você pode digitar o comando que quiser, pressione F12 novamente e ele se esconde, você pode deixar comandos no terminal rodando em segundo plano e assim otimizar a sua produtividade.

Obviamente, a tecla de atalho para abrir ele, a sua posição e muito mais, podem ser configuradas facilmente para deixar ele funcionando como você quiser. Ao instalar ele no Ubuntu, seguindo o exemplo da imagem acima, ele vai criar um indicador na barra superior, este indicador serve para duas coisas:

1 – Mostrar que ele está em execução e disponível para você abrí-lo via tecla de atalho ou clicando no ícone mesmo;

2 – E também permite que você acesse rapidamente o menu de configurações para ajustar as suas preferências.

Como instalar o Guake Terminal

Essa é a parte mais fácil, você encontra ele no repositório oficial de praticamente todas as distribuições, então confira a Central de Programas da sua distro, certamente você vai encontrá-lo por lá.

Guake Terminal

Depois de instalado, você encontra o aplicativo no menu do sistema, basta clicar nele e começar a utilizar.

Conte pra gente se você já conhecia a ferramenta e qual é a sua opinião sobre ela, a sessão de comentários está logo abaixo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!