Sistemas operacionais

Dirty COW – Um bug que afeta o Linux há 9 anos, atualize seu sistema!

Foi descoberta recentemente uma falha no Linux que já perdura por incríveis 9 anos! A falha está sendo chamada de Dirty COW e permite acesso à privilégios administrativos no sistema, saiba mais:

Dirty COW é uma falha encontrada no kernel do Linux. O nome meio esquisito se deve a um acrônimo feito com o tipo de ação que ela pode gerar “Copy On Write” (COW), essa falha permite que os atacantes conseguam ter privilégios administrativos no sistema, a notícia ruim é que ela afeta todas as distribuições que usam o Kernel Linux, sem exceção, incluindo o Android.

Aparentemente, o problema existe a nada mais, nada menos do que 9 anos, ainda que não tenha sido muito explorado, o lado bom é que as principais distribuições Linux já disponibilizaram a correção para seus sistemas, então basta atualizar a sua distro, ou mantê-la atualizada, simplesmente.

O lado ruim, é que como esta falha é muito antiga, ela afeta também distribuições que já não recebem mais suporte, então se existirem máquinas nesta condição elas continuarão vulneráveis, ainda assim, acredito que o ponto mais crítico é o Android.

A Google já está trabalhando na correção, entretanto, como o Android é muito fragmentado, atualização do sistema ficará no encargo da fabricante do seu Smartphone.

Assim como outras falhas que apareceram, o Dirty COW já possui correção, mas devido a idade do problema, em alguns situações isso pode afetar algumas pessoas e servidores.

Mais detalhes

Até a próxima e atualize o seu sistema!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!