Ubuntu

Ubuntu 17.04 já recebeu um nome!

Quando o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak foi lançado na semana passada, muitas pessoas estavam tão preocupadas com a versão nova que deixaram passar a notícia do anúncio da versão 17.04.

Eu estou meio atrasado, mas a verdade é que assim que o Ubuntu 16.10 foi lançado, o anúncio da nova versão foi feito no blog de Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu.

A versão 17.04 do Ubuntu será lançada em Abril e foi apresentada ao público através de um comentário no blog do Mark:

“Neste momento o Ubuntu está no centro de operações em cloud e edge no AWS [Amazon Web Services] e nos mais variados e novos dispositivos, Ubuntu está ajudando as pessoas a realizarem tarefas de forma mais rápida, organizada e eficiente, graças a você, usuário do sistema. Nós somos um pequeno grupo em um mercado de gigantes, mas o nosso foco na entrega de software livre, bem como no conjunto e apoio de empresas, serviços e soluções, parece estar abrindo portas, e mentes, em todos os lugares. Então, em homenagem ao pequeno valente que, de cauda longa, que pula sobre os obstáculos da vida, o nosso próximo lançamento será o Ubuntu 17.04, com o codinome Zesty Zapus“.

Finalmente chegamos ao “Z”, podemos dizer que na próxima versão o Ubuntu finalizou o alfabeto, depois disso não sei qual caminho o sistema seguirá, se irá recomeçar o alfabeto novamente ou o que.

Particularmente eu sou à favor da simplificação, chamar o sistema somente de “Ubuntu” e ponto final, mas isso é apenas a minha opinião. De fato, os codinomes ajudam a organizar os repositórios atualmente no sistema, então, com o nascimento dos pacotes Snap, ele podem ser menos necessários, realmente não sei o que pode acontecer neste sentido.

O que eu espero da versão 17.04?

A versão 17.04 não é uma LTS, então ela será o marco mais uma vez da inclusão de novas tecnologias no Ubuntu, isso significa que provavelmente teremos uma versão mais lapidada do Unity 8 acompanhando a versão, não vejo muitas inovações acontecendo no Unity 7 nos próximos anos, ele será mais uma vez lapidado e atualizado para ser compatível com as versões mais recentes do Gnome e demais pacotes que compõe a interface, afinal de focar na estabilidade, pelo menos é isso que eu acredito que aconteça.

O que é um “Zesty Zapus”?

Zapus é um termo que designa uma família de roedores chamada de Depodidae, e “Zesty” é um adjetivo que, segundo Mark, significa algo como “energético”.

O que você espera ver no próximo Ubuntu 17.04 Zesty Zapus?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!