Linux Mint

Lançado Linux Mint 18.1 Beta com Cinnamon

Boas notícias! Está disponível para download a versão beta do Linux Mint 18.1, a nova versão do sistema que traz várias melhorias visuais para o Cinnamon, o ambiente gráfico da distro e certamente vai agradar muitas pessoas. Este é o último pré-lançamento antes da versão 18.1 final que deve sair em alguns dias.

A versão 18.1 representa uma pequena atualização para o Linux Mint 18 Sarah se formos comparar as mudanças, mas isso não quer dizer que não existam novidades interessantes no Linux Mint Serena, como está sendo chamada a nova versão.

Como destaque temos o novo Screen Saver que agora tem um visual mais flat e permite que você controle o som de um player tocando diretamente da tela, sem precisar desbloquear o computador.

Novo protetor de tela

Outra coisa nova são as animações nos menus que fora inspiradas no KDE Plasma e agora são mais suaves.

Outra novidade é o suporte para painéis verticais no Cinnamon, que apesar de ser algo simples, é uma funcionalidade que até então estava disponível.

Cinnamon com painéis verticais

O Cinnamon 3.2 vem com novas funções interessantes também, das quais eu posso destacar:

– O indicador de som agora consegue controlar vários players simultaneamente e alternar entre eles;

– O menu agora tem suporte completo para navegação por teclado e também teve melhorias de performance.

– Usuários de placas Nvidia e de Bumblebee agora pode rodar aplicações específicas com o Optirun apenas clicando com o botão direito e mandando rodar com a GPU sem precisar fazer logoff no sistema.

– O gerenciar de arquivos Nemo agora tem uma função que pode ser ativada que permite que você volte para a pasta home dando dois cliques em qualquer lugar sem nada dentro de uma pasta.

Além disso, temos vários bugs corrigidos, você pode consultar a lista completa aqui.

Quer testar o novo Linux Mint 18.1 Serena?

Se você quiser testar a nova versão, basta acessar o site oficial e escolher um mirror para download, se preferir baixar por torrent, clique aqui.

Lembrando que será possível atualizar do Linux Mint 18 para o 18.1 sem maiores problemas, se você pretende fazer isso aguarde o lançamento da versão final do 18.1 e logo essa opção aparecerá no seu gerenciador de atualizações no Mint 18. Se você optar por baixar a versão beta agora, basta ir atualizando o seu sistema e você terá a versão final quando ela for lançada.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!