Sistemas operacionais

XFDashboard – Um menu semelhante ao Gnome Shell para o XFCE

Se você está querendo dar uma modernizada na interface XFCE do seu Xubuntu, ou qualquer outra distro que use o ambiente, o XFDashboard pode ser uma aplicação interessante para mudar a forma com que você abre as aplicações.

O XFDashboard é um aplicativo que permite que você tenha uma menu em tela cheia semelhante a organização do Gnome Shell, mostrando os aplicativos favoritos na barra esquerda, de forma que ele podem ser arrastados para a posição desejada. Há também as áreas de trabalho do lado direito e um campo de buscas onde você pode fazer uma pesquisa por algum app que esteja instalado.

Menu XFDashboard

Você também pode navegar pelos menus e categoriais para encontrar as aplicações caso você prefira.

XFDashboard

Se você tiver mais de uma janela aberta ao abrir o XFDashboard você verá a distribuição das janelas de uma forma semelhante ao Gnome Shell.

XFDashboard para XFCE

Como instalar o XFDashboard no Xubuntu

O procedimento de instalação é simples e pode ser feito adicionando um repositório extra do Xubuntu: ppa:xubuntu-dev/extras

Dica: Veja como instalar um PPA sem usar o terminal.

Depois de adicionado o PPA, basta instalar o pacote: xfdashboard

Se você preferir instalar via termina, os comandos são os seguintes:

sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/extras
sudo apt update 
sudo apt update 

Depois de instalado, você vai encontrar a aplicação no menu do sistema e eu tenho duas sugestões para você utilizar ele.

1 – A primeira forma é você simplesmente arrastar o XFDashboard para a barra de tarefas e clicar nele toda a vez que quiser abrir a aplicação. 

Arrastando para o menu

2 – A segunda forma, talvez a mais eficiente, é criar uma tecla de atalho para ele, assim você pode chamar o XFDashboard rapidamente.

Procure no menu pelo aplicativo de teclado, nele você vai encontrar uma aba de atalhos onde existe a opção de criar um novo atalho

Configurando tecla de atalho

Na janela que se abrir para digitar o comando do atalho digite: xfdashboard, clique em “OK” e depois você verá uma janela onde você deve pressionar a tecla de atalho que você deseja para a função:

Configuração de atalho

No meu caso eu pressionei a tecla “super”, também conhecida como “tecla do Windows”, assim ao pressionar ela, ela vai se abrir.

Curtiu a dica? Então compartilhe e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!