WMail - Um gerenciador de e-mails para Gmail e Inbox para Linux

Se você está procurando uma forma eficiente de ler os seus e-mails do Gmail ou do Inbox da Google em um lugar só vai ficar muito fácil com o WMail.

WMail Linux




O WMail, como o nome sugere, é um aplicativo Web que permite a leitura de e-mails dos serviços da Google de uma forma muito organizada, ele é ideal para quem tem muitas contas de e-mail de Gmail ou Inbox e fica tendo que abrir várias abas no browser para visualizar todas, pode ser um programa muito interessante para agilizar a sua produtividade.

Como baixar o WMail para o seu computador


O WMail possui versões para Linux, Windows e Mac, e para você baixar basta clicar no botão abaixo e escolher a opção adequada para o seu sistema.
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.





sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ubuntu 16.10 Yakkety Yak Beta 2, confira as novidades

Hora de ajudar a testar as novas ISOs do ciclo 16.10 do Ubuntu, a Canonical liberou há algumas horas as imagens do Ubuntu 16.10, Kubuntu 16.10, Lubuntu 16.10, Ubuntu Gnome 16.10, Ubuntu MATE 16.10, Ubuntu Studio e ainda as versões Netboot e Cloud.

Ubuntu 16.10 Yakkety Yak




O Beta 2 é a última release antes do lançamento da versão final do Ubuntu 16.10 e vem com algumas novidades interessantes que vão aprimorar o Ubuntu um pouco mais. Atualmente o Ubuntu vem passando por uma fase de estabilidade e polimento, como o Tiago Salem, desenvolvedor da Canonical, nos contou em entrevista, isso garante que o sistema esteja estável para qualquer um utilizar, com um Unity estável e com ajustes sólidos.

Novidades da nova versão


As novidades do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak são as seguintes:

- Kernel Linux 4.8

- O binário gpg é agora provido pelo gnupg2

- LibreOffice está na versão 5.2 e agora usa GTK3 por padrão.

- O Atualizador de programas agora mostra as modificações de programas provindos de PPAs também.

- Aplicativos Gnome foram atualizados para a versão 3.20, que está bem estável, alguns foram para a versão 3.22.

- O Nautilus em específico foi atualizado para a versão 3.20.

- O SystemD agora é utilizado para as sessões de usuários.

Download de todas as versões disponíveis em Beta 2 do momento

Todos os links estão abaixo, escolha a sua versão e seja feliz:

http://releases.ubuntu.com/16.10/ (Ubuntu Desktop e Server) 

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Guake Terminal - Uma forma prática para você dar comandos para a sua distribuição Linux

Quem vive mexendo no terminal Linux pode encontrar no Guake uma ferramenta interessante para interagir com o computador de uma forma muito prática, conheça um pouco melhor a aplicação.

Guake Terminal Ubuntu Screenfetch




Imagine um terminal que você pode acessar de qualquer lugar e que não é necessário nada além de uma única tecla para abri-lo; suporte a múltiplas abas, teclas de atalho, configuração de temas, organização visual e possibilidade de criar comandos automatizados, este é, em resumo, o Guake Terminal.

A configuração padrão do Guake Terminal permite que você abra ele pressionando a tecla F12, esteja você onde esteja, em qualquer pasta ou programa do sistema, ele vai se abrir e você pode digitar o comando que quiser, pressione F12 novamente e ele se esconde, você pode deixar comandos no terminal rodando em segundo plano e assim otimizar a sua produtividade.

Obviamente, a tecla de atalho para abrir ele, a sua posição e muito mais, podem ser configuradas facilmente para deixar ele funcionando como você quiser. Ao instalar ele no Ubuntu, seguindo o exemplo da imagem acima, ele vai criar um indicador na barra superior, este indicador serve para duas coisas:

1 - Mostrar que ele está em execução e disponível para você abrí-lo via tecla de atalho ou clicando no ícone mesmo;

2 - E também permite que você acesse rapidamente o menu de configurações para ajustar as suas preferências.

Como instalar o Guake Terminal


Essa é a parte mais fácil, você encontra ele no repositório oficial de praticamente todas as distribuições, então confira a Central de Programas da sua distro, certamente você vai encontrá-lo por lá.

Guake Terminal

Depois de instalado, você encontra o aplicativo no menu do sistema, basta clicar nele e começar a utilizar.

Conte pra gente se você já conhecia a ferramenta e qual é a sua opinião sobre ela, a sessão de comentários está logo abaixo.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Kindle Cloud Reader - Uma maneira simples de ler os seus livros da Amazon no Linux

Há algum tempo atrás um leitor do blog tinha comentado que ele não conseguia ler os livros que ele tinha comprado na Amazon por conta da falta do aplicativo nativo do Kindle para desktop Linux,.

Pois bem, aparentemente pouca gente sabe da versão Cloud do mesmo, o que não é exatamente a mesma coisa, mas que já contorna um pouco do problema, confira.

Amazon Cloud Reader




O Amazon Cloud Reader é uma versão online da sua biblioteca Kindle, ele foi criado para dar fácil acesso aos seus livros favoritos, independente do dispositivo ou sistema que você esteja utilizando, tudo o que se faz necessário é uma navegador compatível, atualmente ele tem suporte oficial para o Chrome, Firefox e Safari, porém, ele deve funcionar em outros também.

Amazon Cloud Reader


Como acessar o Amazon Cloud Reader


Para usar o serviço é muito simples, basta acessar o site read.amazon.com e se logar com a sua conta Amazon, assim você terá acesso aos seus livros, inclusive, há vários clássicos da literatura que você pode ler gratuitamente desta forma.

Amazon Cloud Reader


Por ele você tem fácil acesso às configurações da sua conta, livros baixados e também à loja do Kindle, onde você pode baixar livros grátis ou comprar se quiser.

Uma dica simples, mas que resolve o problema do nosso leitor que não estava conseguindo ter acesso aos seus livros no PC, outra coisa que pode ser feita é claro, é utilizar o App para dispositivos móveis.

Mas só vou poder ler os livros com internet?


Não necessariamente, isso graças ao Google Chrome. O Amazon Cloud Reader tem um app para o Chrome que permite que você baixe e armazene os livros no seu computador, assim você pode ler pelo aplicativo mesmo sem internet. Para usá-lo, obviamente você precisa ter o Google Chrome instalado e baixar o App da Chrome Web Store clicando aqui.

Você consegue facilmente marcar páginas e continuar a leitura de onde parou com ele de uma maneira muito simples, vale o teste. Usei e aprovei.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Spotify Web Player App para Linux

Existem várias formas para você curtir as músicas do Spotify, nós já mostramos várias, inclusive o método oficial, é claro. Mas existe algumas alternativas que são tão simples e práticas quanto. Conheça agora o Spotify Web Player App.

Spotify Web Player App Linux




Recentemente eu publiquei um artigo sobre o SpotiWeb, que tem uma proposta muito parecida com o Spotify Web Player App, porém, este que eu vou mostrar hoje tem uma integração melhor com o sistema, pois além das notificações no desktop ele permite o controle do player e das músicas através do menu de som do sistema.

Spotify Web Player App

O que este App faz basicamente é "encasular" o player Web do Spotify e integrá-lo ao sistema, é muito interessante e útil também.

Você pode encontrar os pacotes .deb para 32 e 64 bits no botão abaixo, aproveite:
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




A Google vai lançar um Notebook com um novo sistema operacional para concorrer com Windows e Mac

A Google anunciou que vai lançar um novo Notebook no mercado com um sistema operacional chamado "Andromeda" que seria uma junção de Chrome OS com o Android, o sistema seria capaz de executar tanto as aplicações do Chrome como as do Android.

Andromeda OS Google




A Google começa a dar seus primeiros passos no mercado de computadores portáteis com um novo sistema operacional que junta o melhor dos dois sistemas operacionais de maior importância da empresa, o Chrome OS e o Android.

Andromeda OS
Imagem conceitual

O Notebook deve receber o nome de Pixel 3 e ainda não tem uma data em específico para o lançamento,  mas as especificações já foram divulgadas. O aparelho conteria 4 GB de memória RAM, processador da Intel, ainda sem especificação do modelo, duas portas USB-C, touchpad com 3D ativo e teclado retroiluminado, o corpo do Notebook teria apenas 10 mm de espessura, o que faz ele concorrer diretamente com o Macbook Air.

A ideia é rivalizar diretamente com aparelhos vendidos com Windows e Mac e alfinetar a Microsoft e a Apple em outro segmento também, pois além deste computador com o Andromeda,  a Google pretende também lançar um novo Tablet Nexus com o sistema em parceria com o Huawei que também teria 4 GB de RAM.

Caso você tenha pensando: "será este o sistema que estávamos chamando de Fuchsia?" Não, aparentemente não é, não existem detalhes mais profundos sobre ele, mas vamos ficar de olho para qualquer novidade e você vai ficar sabendo aqui no Diolinux. O Fuchsia vai ficar mesmo para IoT.

A Microsoft e a Apple estão recebendo um concorrente de peso? 

Certamente. Se existe uma empresa capaz de desbancar, ou no mínimo concorrer com estas gigantes, sem dúvida é a Google. Com a base de aplicativos que o Android já tem, ele pode se tornar interessante para muita gente.

O que você achou? Será que a Google vai chegar no topo deste mercado? Será que o Andromeda vai emplacar?

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Youker Assistant - Conheça o utilitário de manutenção do sistema do Ubuntu Kylin

O Ubuntu Kylin é a versão do sistema da Canonical distribuído especialmente na China, apesar de você poder baixar de qualquer lugar, ele não é tão popular no ocidente. O interessante é que o Ubuntu Kylin tem alguns programas diferentes do "Ubuntu normal", incluindo este Yourker Assistant, um programa muito interessante e que eu nunca vi ninguém falando.



Você encontra o Youker Assistant está na Central de Programas do Ubuntu, então para instalar a aplicação basta você procurá-lo por lá, agora vamos falar de alguns dos recursos que a ferramenta traz pra gente.

Ubuntu Software Youker Assistant

O Youker Assistant é quase uma "central de ajustes e manutenção" para o seu Ubuntu e apesar de não ser a ferramenta mais estável de todas (eu presenciei alguns crashes eventuais nos últimos meses) ele tem vários recursos úteis.

Youker Assistant personas

O Youker tem este recurso de "personas" que permite que você escolha uma imagem para ser o plano de fundo do programa.

O recurso de destaque da ferramenta é a limpeza do sistema, logo que você o abre pela primeira vez é evidente o botão verde na parte superior escrito "Start Scan" que permite que você vasculhe o sistema em busca de arquivos obsoletos e de cache, semelhante ao que o BleachBit faz.

Youker Assistant Clean

Outra característica que eu achei interessante é a sessão "Sysinfo", ela permite que você veja graficamente todo o hardware e especificações do seu computador:

Youker Assistant

O Youker Assistant também tem ligação com outras ferramentas, como gerenciador de inicialização, um facilitador para compartilhar pastas em rede e ligação com a central de programas do Ubuntu Kylin, que você também encontra na Central de Programas do Ubuntu.

Ferramentas do Youker Assistant

O Youker tem até uma ferramenta de WebCam caso você queria utilizar:

Camera do Youker
Aquela careta maravilhosa! xD

Me parece ser uma aplicação bacana para você ter por aí para fazer pequenas manutenções no sistema, o único "defeito" é que ela é apenas em inglês.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




terça-feira, 27 de setembro de 2016

Como instalar o Discord para Linux na versão Canary

O Discord é um novo programa para comunicação por voz com baixa latência que caiu nas graças de vários gamers por sua interface bonita e organizada, especialmente se comparado ao popular Team Speak.

Discord App para Linux




Se você acessar o site oficial do Discord vai ver que é possível utilizar ele até mesmo através de um navegador, porém, existem também aplicativos que você pode baixar para acessar eles rapidamente no desktop, entretanto, o App para Linux ainda não está disponível, apesar de "prometido" com uma singela mensagem de "Em breve".


Enquanto ele não chega, você pode usar as versões beta, que já funcionam muito bem por sinal, pelo menos nos testes que eu fiz.

Você encontra uma pacote .deb e também o código para compilar no botão abaixo, em distros compatíveis com o formato, como Debian, Ubuntu e Mint, basta dar dois cliques no pacote e instalar normalmente.
A aplicação tem uma boa integração com o ambiente gráfico do sistema, tendo indicadores que facilitam o manuseio mesmo quando ele está fechado, vale a pena conferir e ajudar a reportar os bugs para que ele fique estável o mais rápido possível.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Yosembiance - Conheça um tema Ambiance para o Ubuntu inspirado no Mac OS X Yosemite

Como eu já disse algumas vezes por aqui, eu não costuma usar temas no Ubuntu que sejam muito drásticos, eu prefiro os que não alteram tanto o jogo de cores padrão do sistema e que mesmo assim deixem ele com um visual mais elegante, neste contexto é que encontramos o Yosembiance.

Tema Yosembiance




Os laranja do tema do Ubuntu fica um pouco mais suave, as partes escura ficam um pouco mais escuras e a barra lateral do Unity perde as "películas" fica completamente flat, esta é a diferença básica para o tema padrão, uma mudança sutil, mas que dá um resultado muito interessante.

Como baixar e instalar o tema GTK Yosembiance no Ubuntu


O tema está disponível no GitHub e tudo que você tem que fazer é extrair o conteúdo do arquivo compactado para dentro da pasta ".themes" que fica oculta dentro da sua home, caso ela não exista você pode criar sem problemas.
Para mudar o tema, você pode usar o Unity Tweak Tool.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Microsoft está desenvolvendo uma nova versão do Skype para todas as plataformas

Tudo indica que a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do Skype para todos os sistemas operacionais e dispositivos, o projeto está sendo chamado de "Skype for Life" e ainda não tem previsão de lançamento, mas será uma solução interessante, tanto para os usuários, quanto para a empresa.

Skype for Life




Segundo o pessoal do ArsTechnica, a Microsoft estaria desenvolvendo uma nova aplicação do Skype que seria multiplataforma e única. Houve uma demissão em massa de um escritório da MS em Londres e o motivo seria a realocação de profissionais para a criação de uma nova e remodelada versão do Skype. Como existem muitas plataformas em que o Skype está presente e cada uma requer uma equipe de desenvolvimento, gerando gastos e trabalho, a Microsoft planeja unificar tudo isso em uma aplicação apenas, seja para dispositivos móveis, seja para desktop, um desafio e tanto não?

Este projeto está sendo chamado de "Skype for Life", a ideia é que o programa ele seja unificado utilizando uma plataforma facilmente acessível como o núcleo, como o Skype Web, e a versão alpha para Linux já seria de certa forma um protótipo disso.

Não há datas e nem nada disso, somente a promessa, mas ideia me  parece interessante e isso deve acabar com a diferença entre as plataformas, qual a sua opinião?

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como assistir Netflix no Firefox no Linux

A Mozilla trouxe o prometido suporte para o Netflix na versão 49 do no navegador, porém, não foi exatamente como as pessoas imaginavam, é necessário fazer um ajuste no navegador para que o site funcione normalmente. Veja agora como assistir Netflix pelo Firefox:

Como assistir Netflix Firefox




Se ao atualizar para a versão nova do Firefox você foi "correndo" acessar a Netflix e acabou percebendo que a versão prometida com suporte para o serviço na verdade não estava funcionando, este tutorial é para você.



Passo 1: Acesse o menu de preferências do Firefox e na sessão "Conteúdo" marque a opção "Reproduzir conteúdo com DRM".

Conteúdo Netflix

Além disso, é necessário adicionar uma extensão que permite mudar o user agent do navegador.

Passo 2: Instale o User Agent Switcher e mude o user agent do browser para o Google Chrome no Linux, como mostrado no vídeo.

Agora é só recarregar a Netflix e assistir as suas séries e filmes favoritos.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Endless OS 3.0 - Lançada nova versão do sistema com suporte a dual boot e muitas novidades

O Endless OS, sistema que nós comentamos diversas vezes aqui no blog como sendo uma das melhores distribuições Linux para fins educacionais, acaba de receber uma grande atualização com vários recursos novos que vão facilitar tanto a sua instalação, quanto a sua utilização, confira:

Endless OS 3.0 Download




Se você ainda não conhecia o Endless OS, talvez seja interessante ver os vídeos que nós fizemos mostrando o sistema, ainda que ele tenha mudando um pouco, o cerne "da coisa" ainda continua o mesmo, então aqui vão duas sugestões:



Agora vamos às novidades da nova versão, que começam já pelo download do sistema.

Endless OS 3.0


Algumas das principais novidades do sistema nesta nova versão estão na possibilidade de instalar o Endless OS em dual boot, mudanças na base do sistema para minimizar o consumo de internet, já que o sistema tem a proposta de ser utilizado e complemente útil mesmo em locais onde o acesso à rede não é muito bom, além da atualização dos pacotes e conteúdos.


O Endless OS vem com um pacote pré-instalado e acessível off-line de mais de 100 aplicativos e ferramentas para todas as funcionalidades, incluindo o meu grande destaque, uma enciplopédia completa e jogos educativos, que facilitam o aprendizado das crianças. Além destes, existem também aplicativos para saúde e bem-estar, receitas, ferramentas para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações, edição de vídeo, ouvir música e muito mais.

Dual Boot com Windows


Esta foi uma grande sacada do meu ponto de vista, muita gente que gostaria de testar o sistema acaba não fazendo por precisar formatar o computador de uma forma mais "drástica", a possibilidade de usar em dual boot acaba acrescentando um fator positivo para o teste do sistema, assim você pode testá-lo ao lado da sua distro Linux favorita (para usuários mais avançados, pois é necessário fazer a instalação posterior do GRUB) ou ao lado do Windows, utilizando um instalador automatizado.

A instalação do sistema também pode ser revertida e não é mais necessário apagar arquivos ou partições antes de instalá-lo. O novo processo de instalação dispensa a criação de um pendrive instalador ou a necessidade de alterações na Bios do computador, tornando o processo de instalação bastante simples.

FLATPAK


O FLATPAK é um novo modo de empacotamento de software desenvolvido especialmente pela equipe do Gnome, nós já falamos sobre ele por aqui e você pode conhecer melhor e entender como ele funciona clicando aqui.

O novo Endless agora é compatível com Flatpak, isso garante que aplicativos de fora do repositório do sistema sejam adicionados de uma forma mais simples pela própria Endless, e de certa forma, o Endless OS é uma distribuições Linux pioneiras em adotar este formato, entretanto, inicialmente os pacotes Flatpaks serão apenas utilizados como forma de gerenciamento de programas pela empresa, não sendo possível o usuário adicionar os seus próprios.

Com uma interface modificada no Gnome e um núcleo baseado no Debian, o Endless OS 3.0 agora traz o Gnome 3.20 e o Debian 8 como base, isso melhora tanto o Kernel do sistema, que agora reconhece mais drivers, quanto toda a segurança e performance para diferentes computadores.

Por fim, o EOS 3.0 inaugura um novo sistema de desenvolvimento de aplicativos próprios, que dará mais agilidade à ingestão de novos conteúdos para acesso off-line. “A Endless vem se consolidando como uma plataforma de conteúdo. Queremos ser um facilitador para que conteúdos diversos e relevantes possam ser entregues para usuários em todo o mundo, independentemente do nível de conectividade”, diz Roberta Antunes, Diretora da Endless. 

Download do Endless OS 3.0


O sistema operacional Endless OS está disponível para baixar gratuitamente em duas versões: Básica e Completa. 

Versão "Básica"


Recomendada para pessoas com acesso constante à internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente. 


Inclui: Aplicativos de desktop básicos como navegador Chromium, LibreOffice, player de áudio, gerenciador de e-mail e editor de fotos GIMP.


Idiomas: Português do Brasil, Espanhol, Inglês, Francês, Chinês e Árabe, entre outras

Versão “Completa”


Recomendada para pessoas com acesso restrito à internet.

Inclui: Um ecossistema com mais de 100 de aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis off-line. Além dos apps da versão básica, há programas, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros.

Idiomas: Português do Brasil, Espanhol e Inglês

Baixe e deixe a sua opinião sobre o sistema, até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Os 7 ambientes gráficos mais populares do mundo Linux

Uma das coisas que diferenciam muito o Linux de outros sistemas é a possibilidade de usar várias interfaces diferentes nas várias diferentes distribuições que existem, vamos conhecer agora as 7 mais populares para você saiba quais são as principais opções.

7 Desktop Enviroments para Linux






Eu elaborei uma lista aqui para mostrar o ambientes gráficos que eu acredito que sejam os principais, é bom lembrar que eles não estão em uma ordem de popularidade ou mesmo ordenados de "melhor para pior" e vice-e-versa, simplesmente estou listando-os, tudo bem? O julgamento de qual é o melhor para você cabe somente a você mesmo.

Desktop Enviroment e Interface Gráfica


Apesar de serem semelhantes, "Desktop Enviroment" e "Interface Gráfica" não são exatamente a mesma coisa. Desktop Enviroment engloba muito mais do que somente a interface, mas todos os programas que compõem os sistema operacional. Podem eventualmente ocorrer junções entre interfaces diferentes e Desktop Enviroments, um sistema que use uma interface gráfica "X" e use aplicações que fazem parte de outro DE.

Vamos começar?

1 - Gnome


Gnome Shell

O Gnome é um dos Desktop Enviroments mais populares de todos os tempos, não se restringindo somente à interface, mas a várias aplicações que compõem toda ela, como o gerenciador de arquivos Nautilus, que é um dos grandes destaques.

2 - KDE


KDE Plasma

O KDE também é um projeto grande como o Gnome, a interface gráfica do projeto, o Plasma, é utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Além disso, o projeto KDE tem uma série de programas variados para diversas funções. O Dolphin é o gerenciador de arquivos.

3 - Cinnamon Desktop


Cinnamon Desktop

Ao contrário dos dois primeiros, o Cinnamon é um projeto mais recente. Criado como um fork do Gnome, o Cinnamon hoje conta com uma série de aplicações próprias, porém, ainda não possui tantos programas quanto o projeto Gnome. O gerenciador de arquivos é o Nemo, um fork do Nautilus.

4 - MATE Desktop


MATE Desktop

Assim como o Cinnamon começou como um fork do Gnome 3, o MATE começou como um fork do Gnome 2, mantendo vivo o gosto de usar este desktop tradicional amado por muitas pessoas, mas claro que ele não ficou parado no tempo, muitas melhorias e otimizações foram colocadas no MATE, assim podemos dizer que o MATE continuou de onde o Gnome 2 parou. O gestor de arquivos do MATE Desktop é o Caja.

5 - XFCE


XFCE Desktop

Amado pelos usuários que gostam de simplicidade misturada com leveza e um desktop muito personalizável, o XFCE seguiu seu próprio caminho ao longo dos anos criando a sua própria identidade. O visual padrão do XFCE traz uma barra na parte superior e um menu com campo de busca atualmente, porém, pesquisando entre as distribuições você vai encontrar várias customizações diferentes a ponto do XFCE ficar muito diferente do que ele é originalmente. Seu gerenciador de arquivos padrão é o Thunar, mas além dele existem uma série de aplicações do projeto que ajudam a compor todo o DE.

6 - Pantheon


Pantheon Desktop


O Pantheon Desktop é originário do projeto elementary OS, uma distribuição que sempre focou no design e na elegância. O Patheon ainda não é um projeto amplo, porém, possui várias aplicações de desenvolvimento próprio, além da interface em si, o Pantheon Shell, o gerenciador de arquivos do sistema, o Pantheon Files, entre outros.

7 - Deepin Desktop Enviroment


Deepin Desktop

De origem chinesa, o Deepin Desktop Enviroment passou por muitas transformações ao longo dos anos. Ele também começou como uma modificação do Gnome, porém, hoje já possui aplicações próprias para praticamente todas as funcionalidades, até pouco tempo atrás o Deepin Linux utiliza ainda o Nautilus como gerenciador de arquivos, mas até ele na última versão lançada no Deepin Linux, deu espaço para um novo gerenciador de arquivos chamado "Deepin File Manager" com funções similares.

E o Unity?


O Unity, ambiente padrão do Ubuntu, requer uma explicação diferenciada. Ele possui duas versões, o Unity 7, utilizado atualmente nos desktops, e o Unity 8, utilizado atualmente em Smartphones e Tablets, e se tudo der certo, futuramente no Desktops também.

Ubuntu Unity Desktop


O Unity 7, não é exatamente um Desktop Enviroment, isso porque ele é uma mescla de elementos que funcionam muito bem juntos. Com um "core", digamos assim, de aplicações ligeiramente modificadas do projeto Gnome, e algumas aplicações próprias, como o Unity Control Center, fork do Gnome Controle Center, a interface em si, é um plugin do popular gestor de janelas Compiz. O Unity 8 é algo muito mais parecido com um Desktop Enviroment tradicional de Linux, com interface e aplicações auxiliares totalmente desenvolvidas para o sistema. Digamos então que o Unity seja um "número 8" na nossa lista, mesmo que com um asterisco.

Além dessa lista de 7 e uma menção, cabe ressaltar que ainda existem mais opções, realmente o Linux tem muitas alternativas e você certamente vai encontrar um conjunto de desktop e interface que vai te agradar entre as centenas de distribuições.

Se você quiser adicionar outras interfaces que você goste, mais minimalistas ou qualquer outro tipo de Desktop Enviroment, fique à vontade, os comentários estão aí pra você compartilhar o seu conhecimento.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




sábado, 24 de setembro de 2016

Min - Um browser minimalista e leve baseado no Chromium

Quem gosta do Google Chrome e do Chromium deve ter percebido que eles não são exatamente "leves", claro que isso depende muito de quanta RAM você tem disponível para utilizar, mas caso não tenha muito disponível e ainda assim quiser usar a tecnologias dos navegadores, o Min pode ser uma boa alternativa.

Min Browser




O Min, como o nome até mesmo sugere, é um navegador Minimalista, ele usa o mesmo motor do Chromium/Chrome, porém, não traz toda a "tralha" que os mesmos trazem, desta forma ele consegue sem muito mais leve que os dois, mesmo com várias abas abertas.

O minimalismo do navegador não fica só por aí, toda a utilização dele é minimista, sem muitos botões na interface, deixando sempre muito espaço para exibição das páginas.

Min Browser

Quando você utiliza mais de uma aba, elas mudam de cor para facilitar a identificação da página onde você está, veja o exemplo abaixo:

Min Browser

O buscador padrão do browser é o DuckDuckGO, o que garante a não coleta de dados para que tem essa preferência, mas caso você prefira usar o Google, ou qualquer outro, isso é facilmente alterável nas configurações do navegador.

Configurações do Min

O navegador também te permite bloquear determinados conteúdos online, o que pode ser de interesse de muitos usuários, nesta tela de configurações você também encontra uma série de atalhos, confira um comparativo de consumo de RAM das 3 mesmas páginas no Chromium e no Min.

Consumo de RAM

Baixe o Min no botão abaixo:

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Patch PES 2017 com Uniformes, escudos e nomes dos times corrigidos

Agora que a Konami lançou o PES 2017 os primeiros Patchs com as correções dos times começam a ser lançados e hoje você vai poder baixar um que corrige basicamente todos os "erros" do game e de quebra, ainda descobrir como rodar o game no Linux.

Patch PES 2017 com Uniformes, escudos e nomes dos times corrigidos




Eu adoro jogos de futebol e PES é um título que eu sempre consegui jogar no Linux pelo Wine e felizmente a versão 2017, recém lançada, é possível também. Mas como eu disse, instalar ele no Linux já não é um desafio, mas aplicar os patches para corrigir os times, uniformes e nomes pode ser, então eu fiz m vídeo para te mostrar como fazer isso, confira:



- Download do Patch

- PES na Steam: https://goo.gl/K3055U

- Tutorial de instalação do PES: https://goo.gl/CgJXTA

- Aprenda a usar o PlayOnLinux aqui: https://goo.gl/y7wT7U

Overrides do PlayOnlinux:

directx9
dotnet40
dxfullsetup
msvc100
vbrun6
vcrun2010
vcrun6

Em breve vou trazer gameplays com o novo PES para o canal, então clique aqui para conhecer e se inscrever, assim você não perde os próximos vídeos.

Bom jogo e até a próxima_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Anatine - Um novo e excelente cliente de Twitter

Você que gosta de ficar ligado na rede social dos 140 caracteres através de aplicativos vai adorar o Anatine, ele é simples, é funcional e simplesmente faz o que precisa ser feito. Conheça melhor a aplicação:

Anatine Cliente de Twitter Linux





Eu acabei descobrindo o Anatine por acaso fazendo algumas pesquisas no GitHub e no fim das contas, instalei e estou usando a aplicação há mais de duas semanas, ele realmente é muito legal e muito eficiente também.

Anatine Linux



Aproveita e segue a gente no Twitter: @blogdiolinux

O Anatine lembra muitos as aplicações do Twitter para dispositivos móveis, então ele tem todas as funções básicas do próprio Twitter com tudo o que você poderia querer de uma Web aplicativo, ele possui também integração com os indicadores do Ubuntu e applets de demais interfaces, de forma que fica muito fácil você acessar o Anatine sempre que você quiser e deixar ele aberto sem te atrapalhar em nada.

O Anatine também tem uma versão "Dark" em seu tema, para ativar a aparência basta pressionar as teclas de atalho: Ctrl+Shift+D. A aplicação também é compatível com Windows e Mac, além de Linux, você pode baixar diretamente pela ṕágina no GitHub, basta clicar no botão abaixo, nele você encontra mais informações sobre a aplicação também.
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Entenda os Runlevels do Linux [Vídeo]

Se você está estudando Linux um pouco mais à fundo, talvez já tenha se deparado com a expressão "Runlevels", agora você vai entender o que isso significa e a sua importância para o sistema operacional, confira:

Linux Runlevels




Para te explicar o que são Runlevels, o nosso redator Gabriel criou um vídeo explicativo para que não reste dúvida nenhuma, confira:



Vamos resumir a questão por aqui, para você que não pode assistir, mas já vou avisado, vale a pena, o vídeo ficou bem legal.

Os Runlevels são o modo de execução do sistema operacional, normalmente existem 7 níveis (ou levels) de inicialização, eles são contados de 0 à 6 e cada um representa uma forma diferente de atividade do sistema, seguindo esta lista: 

0  Desligar o sistema

1 Modo de usuário único (modo de manutenção)

2 Modo multiusuário sem rede

3 Modo multiusuário com rede

4 Não usado

5 Modo multiusuário completo com GUI (runlevel 3 com interface gráfica)

6 Reiniciar o sistema


Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




quinta-feira, 22 de setembro de 2016