Curlew e Selene - Duas ótimas alternativas ao Format Factory para Linux Dionatan Simioni sábado, 7 de janeiro de 2017

Está procurando um programa para converter arquivos multimídia no Linux? Então eu tenho duas ótimas sugestões de programas para você, o Curlew e o Selene Media Encoder.

Conversores de Mídia





Estava conversando com um dos leitores do blog nesta semana e ele me pediu algumas sugestões de programas para converter mídia que tivessem uma funcionalidade semelhante ao Format Factory para Windows (o Format Factory funciona pelo Wine se você quiser), eu comentei sobre alguns e disse que iria fazer este post para mostrar os dois que eu considero melhores.

Curlew


Curlew conversor de mídia do Ubuntu

O Curlew é um aplicativo simples de conversão, ele permite que você converta áudio e vídeo em diversos formatos diferentes, são mais de 80 formatos suportados.

A instalação no Ubuntu ou no Linux Mint é feita através de um PPA, ou você pode baixar os arquivos do programa diretamente do Source Forge.

PPA: ppa:noobslab/apps


Se você preferir fazer pelo terminal:
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps 
sudo apt-get update
sudo apt install curlew
Depois de instalado, independente do método que você tenha escolhido, você vai encontrar o ícone do programa no menu do sistema. 

Selene Media Encoder


Outra boa opção é o Selene Media Encoder, ele é tão simples de se utilizar quanto o Curlew, porém, ele tem suporte a menos formatos do que o Curlew.

Selene Media Encoder

Ao todo são 11 formatos suportados, o número pode não ser tão grande mas você encontra no Selene os principais, então ele deve servir para a maior parte das pessoas.

O processo de instalação é o mesmo do Curlew, aliás, eles estão no mesmo PPA. Então caso você não tenha instalado ele antes, adicione ele agora: ppa:noobslab/apps


Se você preferir fazer pelo terminal:
sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps 
sudo apt-get update
sudo apt install selene
E mais uma vez, independente do método que você escolher, basta pesquisar por "Selene" no menu do seu sistema para encontrar o programa.

Outra sugestões de conversores que você pode usar são:

- Handbrake

- Format Junkie 

E claro, a verdade é que quem manja consegue fazer até sem interface, só usando o terminal, mas isso fica para outro capítulo do nosso blog.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus