AplicativosEditorial

5 aplicativos grátis para pessoas criativas!

Se você é daqueles caras que está em constante produtividade e gosta de criar, inventar, customizar e publicar as suas obras, esse artigo meu amigo(a), é pra você! Hoje vamos conhecer 5 ferramentas que você pode usar no seu computador de forma totalmente grátis para produzir obras de diversos tipos!

É quase contraditório pensar que para exercitar a sua criatividade no computador você tenha que pagar, é praticamente uma forma de frear as suas possibilidades de criatividade quando você se depara com um programa pago, sobretudo quando você não tem dinheiro para comprar uma licença e não gosta da ideia de piratear os programas.

Sem dinheiro para comprar os softwares?

Existem sim, vários programas gratuitos para criadores de conteúdo, para pessoas criativas, que você não precisa desembolsar nenhum centavo, vamos para a nossa lista!

1 – GIMP

GIMP

O GIMP é uma fantástico manipulador de imagem do mesmo segmento que o Photoshop, ele é completamente grátis e muito simples de se utilizar. Para você ter uma ideia, todas as artes que ilustram este artigo que você está lendo foram feitas com ele.

Você encontra ele disponível para download gratuito diretamente em seu site oficial, mas umas das coisas mais interessantes que eu posso dizer sobre o GIMP é sobre a sua incrível capacidade de se adaptar e se modificar. O App é muito customizável e você pode instalar temas que deixam ele com um visual parecido com o Photoshop, ideal para quem está experimentando ele pela primeira vez e já tem alguma experiência com o programa da Adobe, e instalar centenas de plugins para adicionar filtros, brushes e ferramentas para ele ficar ainda mais completo.

2 – Inkscape

Inkscape

Se o GIMP é uma ótima ferramenta grátis para você utilizar para fazer montagens, quando se trata de vetorização, o Inkscape é a bola da vez. Ele pode se equivaler a softwares como o Corel Draw e ao Adobe Illustrator. Conheço várias pessoas que trabalham diretamente com ele para “ganhar o pão” como se diz, aliás, uma curiosidade bacana de se comentar é que o logo aqui do blog (esse mesmo que fica lá no topo da página) foi feito com o Inkscape.

Você encontra o Inkscape para download, assim como uma excelente documentação com vários tutoriais, diretamente em seu site oficial.

3 – Krita

Krita

Se você é a pessoa criativa da sala que manja de desenho, com toda a certeza vai se apaixonar pelo Krita. O software vem ganhando muito espaço na indústria e sendo recomendado por vários profissionais do ramo, como o nosso amigo Elias de Carvalho. Até mesmo o design da aplicação é pensado para entregar as ferramentas que você precisa com maior facilidade.

Você pode baixar o Krita diretamente do site oficial também, e como os demais comentados acima, ele também é grátis.

4 – Kdenlive

Kdenlive

Saindo um pouco das imagens e indo para s vídeos, temos o excelentíssimo Kdenlive. Um editor de vídeos extratamente poderoso, igualmente grátis e equivalente ao Adobre Premiere e ao Vegas em diversas circunstâncias. Todo o nosso canal no YouTube foi desenvolvido usando este programa.

Você pode baixar este programa diretamente de seu site oficial também.

5 – Natron

Natron

Se além de editar vídeos, você também quer “brincar de Spielberg” e criar efeitos especiais, o Natron é uma excelente ferramenta para isso. Ele foi criado baseado no Workflow de grandes “medalhões” do mercado, como o Nuke e o Fusion. O download do Natron também é grátis e você pode obtê-lo através do site oficial.

Quem disse que você precisa gastar para exercitar a sua criatividade de criador de conteúdo, não é mesmo? É claro que existem diversos programas que poderiam se encaixar nesta lista, então, sinta-se à vontade para adicionar os que faltaram na sua opinião através dos comentários, logo abaixo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!