Sistemas operacionaisSoftwares

7 programas para Linux que você não encontra no Windows

É comum vermos as pessoas falando que o Windows tem muitos programas que não existem em outras plataformas e isso não está incorreto de fato, mas existem também programas ótimos para Linux que não existem na plataforma da Microsoft. Encare este artigo como fator de curiosidade, a intenção não é dizer que um sistema é melhor que outro, porque isso é algo muito relativo a quem usa o computador, todos sabemos disso. Dito isso, vamos pra lista?

Existem muitos aplicativos do mundo Linux que não possuem versões para outros sistemas operacionais, ele são muito bons e as pessoas por vezes acabam deixando de conhecê-los justamente pela sua exclusividade. Separei nesta lista 7 deles que eu considero excelentes, confira:

1 – Gnome Boxes

Gnome Boxes

O Gnome Boxes é um aplicativo para criação e gerenciamento de máquinas virtuais, especialmente fácil para usar virtualização via KVM. O que eu acho bacana nele, ainda que eu goste de usar também o VirtualBox e o VMWare, é a sua simplicidade.

Quem gosta de testar sistemas operacionais através de virtualização vai encontrar no Boxes a opção mais simples para fazer isso, poucos cliques, interface limpa e minimalista, não conhece uma outra aplicação com a mesma simplicidade no mundo Windows. Ele é grátis também, outro ponto positivo.

2 – Simple Screen Recorder

Simple Screen Recorder

Temos vários programas exclusivos para captura de tela, o Kazam por exemplo, é outra grande opção. 

Além dele, temos o OBS também, que não é exclusivo, mas está disponível para Linux da mesma forma. O SSR, ou Simple Screen Recorder, apesar do nome, é uma aplicação cheia de opções e incrivelmente útil para quem quer fazer captura de tela. Muito do canal Diolinux foi feito usando esta aplicação exclusiva para Linux, ele tem mais recursos e é muito mais leve do que o popular Fraps por exemplo, além de ser grátis.

3 – Rapid Photo Downloader

2DSu5Ddh91I4jvfBZ2yRF2tK6y368Vdp6MtU7d rLADUwDdPJeKysAufpHyVm2qFbQW50kWYiDRSaQh2ilKQdoBO1u0XqumWputTiMVAR3cYCqoYa48z3hVlt8It 660Zi6lvnBS

Essa é outra aplicação muito bacana, especialmente para quem trabalha com vídeos e fotos.  Assim como o nome sugere, o Rapid Photo Downloader, auxilia você a passar arquivos de um dispositivo para outro, como de um cartão de memória de câmera para um dispositivo de armazenamento. Uso  ele com frequência para passar os arquivos brutos do canal para o PC.

4 – Simple Scan (Digitalizador Simples)

91AVsbFBTto9pcBEQ10zna0g GECp69unYaQFwUzS1msySNsqMrohHJ5bWZSsve8mXq1losoL4o7iMLryLn62iZNmU6FzWCxtJueyKBC7350JY4C

Esta aplicação vem com praticamente todas as distribuições Linux e mais uma vez, seu nome não poderia ser mais descritivo. A maior parte das aplicações para trabalhar com Scanner tem um visual mais carregado e boa parte das pessoas, especialmente usuários comuns de computador, “apanham” para escanear uma simples página.

O Simple Scan tem exatamente essa função, ele basicamente tem o botão de Scan que faz o seu trabalho com primor e opções simples para cortar, ajustar e girar a imagem escaneada. Até tenho um um caso interessante para contar à respeito deste programa.

Há algum tempo atrás instalei o Ubuntu no computador de um ex-aluno meu, o Notebook que ele usava era compartilhado pela família e sua mãe, que trabalhava como caixa de um posto de combustível, usava a ferramenta de Scanner com muita frequência, fazia uso do Simple Scan para enviar copias das notas que ela gerava no dia a dia, ela mesma confirmou que achava muito mais fácil usar ele do que a alternativa que havia no próprio software da impressora para Windows.

5 – GParted

GParted

O GParted é um dos aplicativos mais poderosos quando se fala em gerenciamento de partições e discos, ele pode ser usado para tarefas banais, como formatar o seu pen drive, ou até mesmo para redimensionar, organizar e formatar discos rígidos inteiros. O GParted também possui uma versão em LiveCD, para que você possa usar no lugar de uma aplicação como o PartedMagic, mesmo que o seu computador não rode Linux, no entanto, a versão desktop somente está disponível para o “sistema do pinguim”. Assim como as outras ferramentas apresentadas até agora, o GParted é completamente grátis.

6 – Shutter

Shutter

O Shutter é incomparável, é definitivamente a melhor aplicação para fazer capturas de tela que eu já conheci, ainda mais por conter um editor embutido. Lembro que em 2013 eu escrevi um artigo aqui no blog de um momento em que passei uma semana usando Windows e o Shutter foi uma das aplicações que eu mais senti falta. Todas as imagens usadas neste artigo e boa parte das imagens utilizadas nos outros artigos aqui do blog, especialmente os que envolvem tutoriais, foram feitas no Shutter.

Ele também é grátis e tem até sincronia com serviços de armazenamento de imagem em nuvem, é incrível e um dos meus programas favoritos.

7 – Geary Mail/Pantheon Mail

Geary Mail

Quem gosta de organizar seus e-mails com estilo e com um design sofisticado vai encontrar no Geary, ou em sua versão para o elementary OS, o Pantheon Mail, uma das melhores alternativas. Assim como as demais aplicações ele é de graça e muito simples de se utilizar com uma interface minimalista.

Concluindo

É engraçado pensar desta forma, mas o Linux também tem aplicações nativas que são muito boas e exclusivas, o mais engraçado é que ao contrário do que se poderia imaginar, a comunidade trabalha para desenvolver versões para os outros sistemas também, talvez se eu refazer essa lista daqui há alguns anos, ou meses, dependendo da aplicação, muitos destes já não serão mais exclusivos, essa é uma das coisas mais bacanas.

Uma amostra disso é esta outra lista com 10 programas ótimos que funcionam tanto no Linux, quanto no Windows. Dessa forma, você sempre terá grandes programas à sua disposição ,independente da plataforma que você use e normalmente sem precisar pagar por isso, vai dizer que não é bacana? 😄

Como a brincadeira aqui é listar programas exclusivos, se você conhecer mais algum bacana que não está na lista, comente logo abaixo para deixar o conteúdo mais completo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!