Responsive Ad Slot

Confira as incríveis novidades do KDE Plasma 5.9

Mais um lançamento do KDE chegou e com ele temos várias novas funcionalidades para o Plasma, a interface gráfica da comunidade de desenvolvimento KDE, confira as novidades:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

/ by Dionatan Simioni
Mais um lançamento do KDE chegou e com ele temos várias novas funcionalidades para o Plasma, a interface gráfica da comunidade de desenvolvimento KDE, confira as novidades:

KDE Plasma 5.9




Existem várias novas funcionalidades que podem ajudar na sua produtividade. O Plasma agora conta com suporte aprimorado para o menu Global, assim como o macOS e o Ubuntu, e outros tipos de menu. Outra coisa bacana é que agora você pode alterar entre as janelas abertas pressionando a tecla do Windows e o número da ordem em que elas estão abertas.

KDE menus globais


Com certeza, a novidade que eu achei mais bacana e que certamente vai render muitos caras felizes é a possibilidade de trocar o padrão da interface com poucos cliques. Todos sabemos o quanto o KDE é personalizável, não há interface que chegue perto do nível de customização do KDE e isso acaba resultando em desktops muito curiosos, com aparências e funcionalidades bem diferentes.

O novo App de "Look And Feel" do Plasma permite que você modifique a interface KDE para ela trabalhar da mesma forma que o Unity, que o Gnome 3, que o macOS, etc. A grande sacada é que os usuários poderão compartilhar as suas modificações e disponibilizar para os demais usuários do KDE através da própria loja de aplicativos, assim, com o tempo, existirão várias formas diferentes de trabalhar com a interface.

KDE com interface semelhante a do Gnome


O Krunner agora funciona no menu do sistema também, e a tecla Windows também abre o menu (Aleluia!), as novas notificações são mais interativas e podem ser, caso haja este tipo de conteúdo, arrastadas para um navegador ou um cliente de e-mails, aumentando a sua produtividade também.

Outra coisa bacana é que agora você também pode agrupar os Widgets numa mesma janela, tendo assim várias funcionalidades diferentes, sem ocupar tanto espaço no desktop. Programas que reproduzem áudio agora podem ser mutados à partir da própria barra de tarefas e você também pode adicionar widgets diretamente através do menu.

Confira agora o vídeo de apresentação das novas funcionalidades:


O Plasma 5.9 deverá chegar em breve a todas as distros, porém, caso você queria sempre estar por dentro das novidades da interface o ideal é você usar a distro oficial, o KDE Neon.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Confira:
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo