Green Recorder - Um novo App para gravar a tela do seu Ubuntu Dionatan Simioni quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Quem gosta de fazer captura de tela, gameplays ou tutoriais, sempre está de olho em aplicações com a funcionalidade de gravação de desktop. Existem alguns muito bons para Linux, como o OBS Studio, Simple Screen Recorder e o Kazam, para citar três, mas hoje você conhecerá outra boa opção.

Green Recorder




Comparando o Green Recorder com as outras aplicações que eu comentei, ele é que tem menos opções de configuração, mas a ideia dele é justamente ser simples, você clica para gravar e clica para parar de gravar, resume-se a isso e convenhamos, talvez seja exatamente o que alguns usuários desejam.

Green Recorder Ubuntu

O interessante para mim, é que apesar de simples, ele tem tudo o que você precisa para fazer gravaçoes; ele tem suporte a microfone e a selação de formatos diferentes de codificação, como MKV, AVI, MP4, WMV e NUT; seleção da taxa de frames e também do dispositivo de entrada de áudio. Uma vez que você inicie ele, aparecerá um indicador na barra superior do Unity, por lá você pode parar a gravação.

Como instalar o Green Recorder no Ubuntu


Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:mhsabbagh/greenproject

Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo "Programas e Atualizações", dentro dele clique no botão "Adicionar", na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em "Adicionar Fonte", clique em "Fechar", agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo "Atualizador de Programas" e deixe ele fazer uma atualização.

Adicionando repositório

Se você já tem o programa instalado, provavelmente através do aplicativo "Atualizador de Programas" você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu, o Synaptic, ou clicando no botão abaixo:

Instalando pelo terminal


Se você já fez o procedimento acima você não precisa repetir usando o terminal, isto é apenas para aqueles que preferem fazer a instalação desta forma. 

Basta copiar todo este código abaixo e colocar no seu terminal, depois de colar pressione a tecla "enter", digite a sua senha e pressione "enter" novamente, aguarde a instalação, ele estará disponível no menu do sistema depois que ela terminar.
sudo add-apt-repository ppa:mhsabbagh/greenproject -y && sudo apt update && sudo apt install green-recorder -y
Idependente da forma que você escolha para instalar, o Green Recorder vai estar disponível para você através do menu do sistema. Que quiser baixar o programa via .deb pode fazer isso diretamente da página do Launchpad.

Para outras distribuições, consulte a página do programa no GitHub.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus