AplicativosSistemas operacionais

KMag – Aplicativo de lupa para Linux

Como acessibilidade na tecnologia também é uma preocupação, especialmente de quem é professor, hoje vamos falar sobre o KMag, um aplicativo de lupa para você usar no Linux e te ajudar nas aulas ou ajudar pessoas que tenha problemas físicos.

O KMag é uma ferramenta do projeto KDE, como o nome sugere, ela permite que você amplifique a tela do seu computador de uma forma muito semelhante que a ferramenta de lupa do Windows faz. Ela pode ser muito útil para você que é professor, afinal, para mostrar detalhes nos programas, dar um zoom assim é importante e obviamente, também é útil para pessoas que tem algum tipo de necessidade especial.

KMag

O programa em questão está disponível no repositório de todas as distribuições praticamente, no Ubuntu e seus derivados você pode instalar usando a Central de Apps, o Synaptic ou o terminal, desta forma:

sudo apt install kmag

Se você não usa o KDE como interface gráfica, a quantidade de pacotes a ser baixada será um pouco maior, mas nada de mais, perto do benefício da aplicação.

Depois de instalada, você vai encontrar o KMag no menu do seu sistema, dentre as principais opções que você pode configurar estão a possibilidade do KMag seguir o seu mouse pela tela para mostrar as coisas com detalhes.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!