Sistemas operacionaisTutoriais

R-Linux – Ferramenta para recuperação de dados apagados no Linux

Hoje vou mostrar para você uma excelente ferramenta para quem precisa recuperar informações de um HD formatado com o sistema de arquivos Ext2, Ext3 ou Ext4. Conheça o R-Linux!

Quem já teve problema de perda de dados sabe o tamanho da dor de cabeça que isso pode gerar, existem várias boas ferramentas para Windows neste quesito, uma que eu gosto muito por exemplo é o Recuva, mas e para Linux? Como podemos recuperar arquivos em sistemas de arquivos Ext?

Vou te contar uma historinha sobre perda de dados, se você quiser ir direto para o tutorial, seja feliz! É só pular algumas linhas para baixo, vou deixar bem claro onde ele começa! 😉

Nos remotos tempos de 2009 eu trabalhava em uma empresa de tecnologia que era “bem multiuso”, sério! Era uma escola de informática, provedor de internet, agência de desenvolvimento de sites, empresa de hospedagem e manutenção de computadores, era muito coisa! Eu trabalhava em todos os setores, em alguns mais, em outros menos.

Certa vez chegou um computador de um cliente com Windows 7 para a nossa “técnica”, que não era tão técnica assim. O cliente simplesmente trouxe o computador e nos disse para formatar e instalar o Windows 7 novamente, perguntamos a ele se ele tinha arquivos para salvar, prontamente ele disse que não tinha nenhum arquivo que ele lembrasse ser necessário salvar.

Ótimo, serviço feito, no outro dia ele veio até a empresa buscar a sua máquina, fez o pagamento, levou para a sua casa. No mesmo dia ele apareceu novamente dizendo algo como (vai lá, leia esta parte com intonação):

“- Cadê as fotos do casamento da minha filha?

– Que fotos? [(seu animal!) essa parte foi só em pensamento 😆]

– As fotos! As fotos do casamento da minha filha! Não estão mais no computador!

– Mas o senhor nos disse claramente que NÃO PRECISAVA salvar nenhum arquivo…

– Mas tu tá loko! (sente o gaúches) Só tinha as fotos aqui! E agora!?”

Bom, mesmo que a gente tenha feito a ordem de serviço e ele tendo assinado dizendo que não precisava salvar nada, ele queria as fotos de volta. Como cliente tem sempre razão, lá fomos nós em busca de uma forma de recuperar os dados “do senhor que não sabe o que quer”. Sorte dele que eu não tinha a visão de calor do Superman, porque alguém iria derreter na minha frente.

Bom, passamos o resto do dia passando diversos programas para tentar recuperar as fotos, segundo ele, eram cerca de 700 imagens, conseguimos recuperar pouco mais da metade e quando ele finalmente chegou para pegar o computador novamente, o cidadão ainda teve a capacidade de nos dar uma “ótima” notícia:

” – Minha filha tinha as fotos guardadas em um DVD, ela vai me mandar de novo quando vier lá em casa no final de semana, nem precisa mais recuperar nada!”

“Só espero que ele chute a quina da cama do dia seguinte! Só isso!” Pensei eu.

Claro, tem muitos erros e enganos no meio do caminho, a gente deveria ter especificado mais a situação, talvez ele nem soubesse o que a palavra “arquivos” significa, mas em fim, ficou a lição, além de procurarmos especificar sempre o que precisa ou não ser salvo, passamos a fazer backup das coisas independente do que o cliente diga, só apagando os dados depois de ter absoluta certeza de que nada foi perdido.

Programas de recuperar arquivos podem salvar vidas, e dependendo do caso, até tirar algumas também! 😈

Alternativa para usuários de Windows

Em caso de deleção de arquivos, ou perda de dados de qualquer tipo, você recuperar esses arquivos usando uma ferramenta de recuperação de dados profissional, entretanto, escolher entre os vários disponíveis no mercado pode ser uma tarefa difícil. Uma das boas opções que podemos recomendar é o premiado software de recuperação de dados Remo Recover. O Remo File Recovery Software é uma das melhores opções para recuperar arquivos apagados ou perdidos de qualquer dispositivo.

Agora começa o tutorial sobre o R-Linux

O R-Linux é um programa muito interessante que eu conhece que permite que você recupere dados de partições Linux formatadas com ExtX, tanto de SSDs, quanto de Discos tradicionais.

R-Linux

Você pode baixar o R-Linux à partir do site oficial, lá você encontra o R-Studio, igualmente compatível com Linux, porém pago, e que tem suporte também para trabalhar com partições NTFS também, você pode testar uma Demo dele antes de comprar. Ambos também estão disponíveis para Windows e Mac, para Linux temos versões de 32 e 64 bits nos formatos .deb e .rpm.

Leia aqui o manual da ferramenta.

Ao abrir o programa, selecione o disco ou partição que você deseja recuperar dados:

Informações do disco

Depois de selecionado o disco, clica no botão “Scan” que fica na parte superior do programa e veja as informações do disco do lado direito.

Recuperando arquivos

Para recuperar arquivos, você pode clicar com o botão direito sobre a partição/disco que você deseja recuperar e ir na opção “Open Drive Files” onde você chegará a um gerenciador de arquivos:

Recuperando dados

O programa vai escanear o seu disco mostrando os diretórios do lado esquerdo e os arquivos dentro dos diretórios do lado direito, para recuperar um arquivo basta clica com o botão direito sobre o arquivo desejado e clicar em “Recover…“, depois disso basta selecionar a pasta de saída para onde você deseja recuperar o seu arquivo. Você também pode recuperar mais um arquivo ao mesmo tempo.

Outra forma que você pode usar para recuperar arquivos é selecionar a “Recover All Files“, como está indicado na imagem acima desta última. Desta forma você não vai procurar arquivos específicos e sim recuperar todos os arquivos possíveis, neste caso é bom ter um bom espaço de armazenamento para colocar os arquivos recuperados, observe sempre o tamanho do disco ou partição que você vai recuperar.

Outro recurso do R-Linux que vale a pena comentar é o que de criar imagens de disco:

Criar imagens de disco

Ainda que não seja a função que você vai utilizar mais no R-Linux, essa função permite que você crie uma imagem completa do seu disco rígido, o “problema” é que o formato da imagem de dados que ele cria é compatível somente com ele mesmo, ou seja, você vai precisar do R-Linux para abri-la novamente.

Programas de recuperação de dados são o tipo de software que nós torcemos para que você nunca precise utilizar, mas caso necessite, aqui temos uma boa alternativa.

Outro programa que você pode utilizar, ainda que seja apenas em linha de comando, é o ExtUndelete.

Uma dica importante em caso de perda de dados é você evitar utilizar o sistema operacional o máximo possível, remova do disco do computador e tenta recuperar os dados através de outra máquina, quanto menos atividade no seu disco ou partição alvo da recuperação, melhor. Isso pode evitar que os dados sejam parcialmente ou totalmente sobrescritos e minimiza os problemas.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!