AplicativosSistemas operacionais

Safe Eyes – Uma ferramenta para te lembrar que você ainda é humano!

Sabe de uma coisa? Conforme o tempo passa a gente começa a se preocupar um pouco mais com o nosso “hardware”, especialmente quando este provém o nosso sustento. Estou falando do nosso corpo, especialmente as mãos e os olhos, muita gente ganha a vida sentando em frente ao computador, mas se você não tomar alguns cuidados, isso pode ter um preço não muito agradável.

É incomum termos aqui no blog uma matéria que pode acabar diminuindo a sua produtividade, mas continue lendo que você vai achar bacana, “te juro-te!”

mrcDsmozlMi3J sUa3owEJ7cZeXwEWkHAkeBFFAcstAPBgJG709UqHsxjBJRKxICSZejQ

O Safe Eyes é um aplicativo discreto que fica escondido a maior parte do tempo, mas que às vezes vai te lembrar que mesmo que você seja um cara que simplesmente “senta e trabalha” parecendo um verdadeiro operador da Matrix, você ainda é humano e tem necessidades básicas, como beber água e descansar um pouco o seu corpo e mente.

Como assim?

Então, eu sei que parece meio vago, mas é exatamente isso que o Safe Eyes faz. Ele vai interromper o uso do seu computador por alguns segundos, ou até um minuto, muitas vezes, te lembrando de fazer alguma coisa, como piscar os seus olhos um pouco, girar os olhos, levantar e caminhar por alguns instantes, beber água, recostar na cadeira e ajustar a posição do seu corpo.

De tempos em tempos o Safe Eyes vai escurecer a tela e te mostrar as instruções do exercício que você deve fazer, a tela fica mais ou menos assim:

Safe Eyes
Safe Eyes

A maior parte das interrupções são de 5 e 10 segundos e você pode pulá-las caso não queira fazer a pausa no momento em que ela for sugerida, contudo, existem configurações que você pode fazer para que a opção de “pular” não apareça, te obrigando a esperar o tempo delimitado.

Safe Eyes

Você pode configurar todos os intervalos como você quiser, desde a duração, até a quantidade de interrupções e o aplicativo está todo em português, o que facilita bastante para que qualquer um possa operar.

É bem bacana, não é, não? Especialmente se você for parecido comigo, que incontáveis vezes esquece até de comer enquanto fica focado no trabalho. Se você tem um senso de autocontrole mais alto e não precisa deste tipo de ferramenta, parabéns pra você! Tu és um “serumaninho” abençoado, eu tenho essa dificuldade, confesso.

Como instalar no seu Linux?

O Safe Eyes está disponível no GitHub para quem quiser instalar em outras distros que não sejam derivadas do Ubuntu ou o próprio. Para quem usa o sistema da Canonical, ou algum derivado como o Mint ou o elementary, você pode simplesmente baixar este pacote .deb diretamente do Launchpad, ou utilizar o PPA:

bblLbZveXw86fDgRFnguMKcBWCq2YQRywg1kW NdMT lw08p664heHyfOll0wwKrpDcRd6Sukv4ltQzjloNqz03cfwPvAg1 eYOFtar 2RdU8QE8IlQTvWdlMfUt VATUAoCH

Depois de instalado, você encontra a aplicação no menu do sistema.

Dica adicional

O Safe Eyes ja ajuda muito você a manter o seu lado humano ativo enquanto você tenta conquistar o mundo pelo seu teclado, mas se me permite a ousadia da sugestão, outro programa bacana pra você ter, especialmente se você tem problema com luminosidade e seus olhos são sensíveis, é um corretor de tom de monitor como estes:

RedShift

F.lux

Já usei ambos, atualmente uso o mais o F.lux, são ótimos!

Até a próxima e fique de olho na sua saúde!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!