Ubuntu

Ubuntu Kylin desenvolve uma nova interface para o Ubuntu semelhante ao Windows 7

O Ubuntu Kylin é a versão para o mercado chinês do Ubuntu e diferente das outras variações do sistema, o Kylin é o que vem mais se esforçando para criar soluções para o seu público alvo que são perpectivelmente diferentes do “padrão” das demais. Conheça a UKUI.

A UKUI (Ubuntu Kylin User Interface) tem a intençao de aproximar a usabilidade do sistema com o Windows, especialmente o Windows 7, um sistema que tem muito mercado na China. Segundo os representantes chineses da Canonical, estas pequenas mudanças fazem com que o sistema tenha uma maior apelo perante ao público consumidor.

Agora além da interface gráfica modificada, que já tinha sido lançada há algum tempo e caracter experimental e deverá chegar como padrão no Ubuntu 17.04 que sai em Abril, o Ubuntu Kylin dá mais alguns passos para simplesmente se tornar o que o consumidor chinês deseja. 

O Ubuntu Kylin tem também outras diferenças em relação ao Ubuntu tradicional, ele traz uma aplicação diferente para o calendário, indicadores de clima por padrão, uma central de programas própria e diferenciada, um gerenciador de arquivos diferente e também outras aplicações auxiliares que não vem necessariamente por padrão, como o Youker Assistant e claro, um tema de ícones diferenciado.

Peony File Manager Ubuntu Kylin
Peony File Manager Ubuntu Kylin

Outra coisa que está sendo discutida é a substituição do LibreOffice pelo WPS Office, um clone do Microsoft Office.

Como testar a UKUI no Ubuntu?

Existe uma iso do Ubuntu Kylin 16.04 LTS com uma versão experimental da UKUI para você testar, ela pode ser baixada por aqui, entretanto, as versões atualizadas e com suporte para outros idiomas, não somente o chinês, você pode instalar apenas no Ubuntu 16.10 e no experimental, 17.04 através deste PPA:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntukylin-members/ukui -y && sudo apt update && sudo apt install ukui-desktop-environment -y

Para usar a interface você deve encerrar a sua sessão e escolher a UKUI na tela de login do sistema, para remover, volte à interface padrão do sistema e rode os comandos:

sudo ppa-purge  ppa:ubuntukylin-members/ukui
Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!